tratamento contra as algas vai afectar discus ?


ricardo,z

Recommended Posts

boas ..

e assim : tenho um aquario montado a cerca de 2 meses , onde recentemente pus discus , agora o problema que me apareceu foi muitas algas (pretas e filamentosas ) , vou fazer um trtamento com anti algas (sera algovec), e com uma materia filtrante para reduzir os fosfatos (sera phosvec granulat) , podera de alguma maneira este tratamento afectar os discus ? se alguem me poder esclarecer desde ja agradeco ..

obrigado

 

ps: o aquario e de 120x40x50... um filtro externo de 1200lts h(tetra), um filtro interno de 550lts h(biobox),

um esterilizador 11w, termoestato 250w(jagger).

Editado por ricardo,z
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas ..

e assim : tenho um aquario montado a cerca de 2 meses , onde recentemente pus discus , agora o problema que me apareceu foi muitas algas (pretas e filamentosas ) , vou fazer um trtamento com anti algas (sera algovec), e com uma materia filtrante para reduzir os fosfatos (sera phosvec granulat) , podera de alguma maneira este tratamento afectar os discus ? se alguem me poder esclarecer desde ja agradeco ..

obrigado

 

ps: o aquario e de 120x40x50... um filtro externo de 1200lts h(tetra), um filtro interno de 550lts h(biobox),

um esterilizador 11w, termoestato 250w(jagger).

 

Vai.

Nem tentes meter algicidas com os peixes.

Vão ficar a andar de lado.

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não utilizo esse medicamento pois tive problemas com os caracois quando o usei, mas utilizei algumas vezes alguiovec da tetra, é 5*, nunca tive e desconheço qualquer problema originado por tratameto a algas. Lê a bula e vê os tópicos que por aí à, vais ver como tenho razão. Não vai haver problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ta .. obrigado pelo esclarecimento:) e o que vou fazer..

Insisto: se fosse a ti não fazia.

Sabes quais são os compostos do algicida?

Faz umas buscas e depois tira as tuas próprias conclusões...

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao , qual e a melhor maneira de combater as algas ?

Equilíbrio.

Basicamente, fosfatos/nitratos na proproção 1/10.

Eu tento sempre ter 2/20.

Muita TPA, fertilização cuidada e não tens algas.

Com discus é complicado, porque os parâmetros dão saltos grandes.

É o que dá tudo o que os gajos comem e fazem.

Olha, eu posso falar de algas, que já passei por crises muito sérias.

Sobretudo de filamentosas.

A dado momento, começei a meter Flourish Excel com uma seringa directamente sobre as plantas afectadas.

Fui devagarinho, com doses baixas.

Aparentemente, os peixes não se ressentiam.

Fui ganhando confiança com o produto e passei a usar nas doses recomendadas diluído no aqua.

Um belo dia tinha os bichos todos a andar de lado, um deles morto.

O que se passou: um dos componentes do Excel é um potente algicida.

Agora, sempre que é preciso, meto à seringa 1/4 da dose recomendada por dia.

Ou saco as plantas e aplico num recipiente à parte.

Se estás decidido com o algicida, faz-me um favor: metes os discus uns dias noutro aqua.

Poupas um possível desgosto.

Abraço.

PBL

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok .. obrigado ... decididamente nao vou por alguicida ..

e se eu for fazendo trocas de agua com mais frequencia , e aspirar o fundo ? vai baixar os nitratos e fosfatos nao ? logo por ai deve baixar os valores e por ai as algas nao devem desenvolver tanto .. certo ? e se puser anti-fosfatos ? desculpa tar com tanta pergunta mas ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Pode dar a volta ao bilhar grande ou por algicida. Marcas como a Sera, a Tetra, a JBL ou outras de reconhecida qualidade, não têm por hábito comecializar tratamentos que perturbem a saúde dos peixes. No que me diz respeito, a JBL sempre produziu efeitos nocivos para as algas e somente para as algas (e invertebrados, conforme indicado na bula). Refiro-me ao JBL Algol.

Tenho de facto verificado por parte de bastantes aquariofilistas uma certa aversão a "químicos", coisa que não entendo pois são produtos específicamente concebidos para ajudar os peixes a terem uma saúde em condições e maior esperança de vida. Eu, pessoalmente não confundo químicos poluentes com químicos para tratamento.Também estou certo que a esmagadora maioria de nós não recorre às mézinhas da avó e sim a antibióticos cem por cento sintéticos quando adoece com alguma infecção.

Voltando ao assunto, repito, use um algicida à vontade. Nunca em mais de 9 anos aconteceu fosse o que fosse aos peixes por causa de um algicida ou outro medicamento qualquer.

Quanto aos valores indicados anteriormente, são uma meta a atingir, embora eu apontasse para os 0,25 a o,5 de fosfatos.

Eu mudo 25% a 30% da água de 15 em 15 dias. Aspirar o fundo é muito importante pois o lixo aí acumulado decompõe-se em amónia, nitritos e nitratos. Também os restos de comida libertam fosfatos. Limpando bem e regularmente o fundo evitamos teores mais elevados de tóxicos (amónia e nitritos) e de alimento para micro-algas (nitratos e fosfatos).

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois .. agora tou num impasse .. pois sao opinioes completamente diferentes .. eu tenho em o sera algovec que quando e preciso utilizo no aquario comunitario .. a minha duvida e como os discus sao mais sensiveis e de alguma maneira poderia afecta los .. as outras especies nao fez mal nenhum ..

tambem ja pensei em utilizar uma materia filtrante que elimina nitratos .. vou esperar por mais opinioes , mas desde ja agradeco as vossas e se tiverem mais esclarecimentos agradeco ..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, novamente,

Já usei o JBL Algol sem consequências para os meus discus. Não é uma opinião.

Quanto a usar matérias filtrantes para absorver nitratos ou fosfatos ou mesmo os dois em simultâneo, pode fazê-lo à vontade. Não altera em nada os restantes valores da água. Deixe-me apenas preveni-lo que retirar estes 2 nutrientes às algas não as fará desaparecer pois elas aguentam-se vivas durante semanas e por vezes meses com muito pouco alimento.

Para um aquário com tão pouco tempo não me parece que o fundo possa estar ainda muito sujo ao ponto de perturbar excessivamente os valores de nitratos e fosfatos. Por vezes os aquários recentes têm este tipo de problema. No seu lugar usaria o algicida (não esqueça de retirar o carvão activo se o tiver)para acabar com essas algas, esfregaria os seus restos e continuaria o tratamento com os UV-Cs (para acabar com as micro-algas flutuantes e esporos de filamentosas).

Cumps.

 

P.S.. a Sera é uma marca óptima.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok .. ja compreendi .. obrigado pelo esclarecimento .. e alguma coisa que eu possa ajudar e so dizer ...

cumps .. ;)

 

Imagino que estejas como o tolo no meio da ponte.

Não merece a pena continuar a discussão.

É estéril.

Eu não recomendo a ninguém o uso de algicidas.

Já perdi peixes por causa disso.

Ademais, os algicidas não resolvem o problema que dá lugar ao aparecimento das algas.

O que significa que se trata apenas de uma solução temporária, pois, mantendo-se o desiquilibrio, "they will be back".

E eu só tenho um ano e poucos meses de discus.

Tens uma recomendação contrária á minha de quem tem 9 anos de experiência no uso de algicidas.

Que é que te posso dizer mais?...

Decide...

Vê se depois relatas os resultados.

Desejo sinceramente que sejam bons.

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Todos desejamos que os resultados sejam bons e , pelo menos da minha parte, não me parece que ninguém esteja aqui para "guerras" de opiniões. Peço desculpa se assim pareceu. Apenas me pareceu que a recomendação do não-uso de algicida e da sua toxicidade foi demasiado peremptória para uma única(?) má experiência, e pode apanhar desprevenido quem menos entende.

Também estou de acordo que o algicida só resolve temporariamente o problema e os níveis já mencionados anteriormente são os únicos capazes de manter estas infestaçõesà distância. No entanto permite devolver o aspecto agradável do aquário mais rapidamente, podendo-se em simultâneo tratar de corrigir a origem do problema.

Cumps.

 

P.S.: o Flourish Excel não é um fertilizante com efeito secundário de algicida? Minha única fonte FAQs no site da Seachem.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Todos desejamos que os resultados sejam bons e , pelo menos da minha parte, não me parece que ninguém esteja aqui para "guerras" de opiniões. Peço desculpa se assim pareceu.

Guerras?

Era o que mais me faltava.

Cada um expressa a sua opinião e defende os seus pontos de vista.

É da discussão que nasce a luz.

Estou sempre disposto a rever a minha opinião

 

Apenas me pareceu que a recomendação do não-uso de algicida e da sua toxicidade foi demasiado peremptória para uma única(?) má experiência, e pode apanhar desprevenido quem menos entende.

Olhe que nem sou nada fundamentalista nessa matéria.

Eu uso o Excel com esse propósito específico.

Mas das duas, uma: ou tiro os peixes, ou as plantas.

Faça uma busca aqui no fórum a propósito de algicidas e vai encontrar os verdadeiros "mujahedin" anti-algicidas.

 

Também estou de acordo que o algicida só resolve temporariamente o problema e os níveis já mencionados anteriormente são os únicos capazes de manter estas infestaçõesà distância. No entanto permite devolver o aspecto agradável do aquário mais rapidamente, podendo-se em simultâneo tratar de corrigir a origem do problema.

Nisso concedo.

 

o Flourish Excel não é um fertilizante com efeito secundário de algicida? Minha única fonte FAQs no site da Seachem

O Excel é uma fonte de carbono com glutaraldehyde que é substância que funciona como algicida.

Está observada e descrita a forma de actuação e dosagens em vários sítios.

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tanto quanto descobri, o glutaraldeído é um desinfectante e esterilizante de equipamento médico e dentário. É irritante para os olhos, pulmões, nariz, garganta e pode causar vertigens e cefaleias. Também é utilizado como fluido de embalsamento.

 

Agora, no que nos diz respeito, a Seachem utiliza um isómero polimerizado exclusivo seu (e esta excluisividade parece-me importante) denominado policicloglutaceral como princípio activo do Flourish Excel. Pelo que entendo destina-se a oferecer às plantas uma fonte de carbono biodisponível, ou seja, permite-lhes obter carbono a partir de compostos orgânico simples em vez de, ou em simultâneo com, injecção de CO2.

 

Através do site da Seachem também descubro que este produto não é anunciado como algicida embora, por vezes, possa ter esse efeito secundário. Mais informam que o produto é inofensivo para os peixes nas doses recomendadas. Esta parte já sabemos que é propaganda!

 

Uma vez que nenhum de nós é adepto de guerras e de fundamentalismos, pareceu-me indicado fazer esta busca para fazer, ou pelo menos tentar fazer a destrinça entre os algicidas "habituais" e o Flourish Excel, e também tentar perceber o que se passou de errado na sua má experiência.

Provavelmente será a exclusividade desse princípio activo detida pela Seachem no Flourish Excel.

Quanto aos Mujahedin anti-algicidas são quase de certeza fanáticos anti-químicos de que já falei anteriormente.

 

Espero que isto ajude.

 

Um abraço.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas respostas .. como houveram opinioes muito diferentes , mas contrutivas e esclarecedoras , vou fazer o seguinte :

mais trocas de agua e aspirar o areao de modo a baixar os nitritos (que estao a 50 mg) , e utilizar o sera phosvec granulat para retirar os fosfatos que tambem estao um pouco altos ..

e esperar para ver se se nota diferenca e resolvo este problema ..

mais uma vez obrigado pela vossa ajuda , e quando tiver resultados postarei aqui ...

cumps a todos .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tanto quanto descobri, o glutaraldeído é um desinfectante e esterilizante de equipamento médico e dentário. É irritante para os olhos, pulmões, nariz, garganta e pode causar vertigens e cefaleias. Também é utilizado como fluido de embalsamento.

Agora, no que nos diz respeito, a Seachem utiliza um isómero polimerizado exclusivo seu (e esta excluisividade parece-me importante) denominado policicloglutaceral como princípio activo do Flourish Excel. Pelo que entendo destina-se a oferecer às plantas uma fonte de carbono biodisponível, ou seja, permite-lhes obter carbono a partir de compostos orgânico simples em vez de, ou em simultâneo com, injecção de CO2.

Através do site da Seachem também descubro que este produto não é anunciado como algicida embora, por vezes, possa ter esse efeito secundário. Mais informam que o produto é inofensivo para os peixes nas doses recomendadas. Esta parte já sabemos que é propaganda.

Dá gosto discutir com quem se dá ao trabalho de estudar as coisas.

Eu tenho para aí umas coisas escritas sob o Excel.

Não sei bem onde, falta-me agora o tempo para localizar.

Mas é isso.

 

Uma vez que nenhum de nós é adepto de guerras e de fundamentalismos, pareceu-me indicado fazer esta busca para fazer, ou pelo menos tentar fazer a destrinça entre os algicidas "habituais" e o Flourish Excel, e também tentar perceber o que se passou de errado na sua má experiência.

Provavelmente será a exclusividade desse princípio activo detida pela Seachem no Flourish Excel.

Quanto aos Mujahedin anti-algicidas são quase de certeza fanáticos anti-químicos de que já falei anteriormente.

Espero que isto ajude.

Ajuda, com toda a certeza.

Pelo menos este nosso Amigo que está às voltas com o alguedo.

Já agora uma questão: qual o efeito do algicida que tem vindo a usar sobre os camarões?

Já testou?

O cobre (que todos têm) não lhes dá cabo da saúde?

 

(uma nota: apesar de todos os cuidados que tento ter com os meus bichos, perdi este fim de semana os 3 mais bonitos que tinha, já com 12cm e criados comigo a partir dos 4/5cm. Encontrei-os ontem à tarde mortos com o abdómen inchado. Uma bactéria qualquer, provavelmente metida no aqua pelas minhas mãos, maugrado a atenção que sempre tenho em as lavar antes. Afectou-lhes a bexiga natatória, presumo. Sexta-feira ao princípio da noite estavam de perfeita saúde, sem sinal de qualquer maleita. Tenho os outros todos a nifurpirinol por três dias no hospital. Raio de peixes. Começo a ficar um bocado cansado de tanto desgosto seguido. Irra! Ainda me vou é dedicar aos cardinais, que, ao menos, não dão tanta tristeza)

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas respostas .. como houveram opinioes muito diferentes , mas contrutivas e esclarecedoras , vou fazer o seguinte :

mais trocas de agua e aspirar o areao de modo a baixar os nitritos (que estao a 50 mg) , e utilizar o sera phosvec granulat para retirar os fosfatos que tambem estao um pouco altos ..

e esperar para ver se se nota diferenca e resolvo este problema ..

mais uma vez obrigado pela vossa ajuda , e quando tiver resultados postarei aqui ...

cumps a todos .

 

Espero bem que queiras dizer nitratos!...

TPA com fartura, redução da alimentação, para baixar isso para os 20.

Que valores tens de fosfatos?

Não metes a resina para PO4 sem primeiro ver se consegues equilibrar a coisa.

Se baixas os fosfatos em demasia, estás a pedir que as filamentosas disparem.

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim , estava me a referir a nitratos ... enganei me ..

ja agora ponho os valores todos :

ph - 6.5

no2 -0

kh -3

gh -8

nh3/4 -0

no3 -50

po4- (teste da sera) - 10ml - 1 mg

penso que com estes valores e facil ter tantas algas .. nao ?

Editado por ricardo,z
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim , estava me a referir a nitratos ...

nitratos - 50

fosfatos - (teste da sera) - 10ml - 1 mg

penso que com estes valores e facil ter tantas algas .. nao ?

 

Desculpa, mas algo está mal.

Os valores têm que ser em mg/l

Tens 10 mg/l?

Não pode ser.

Que cor dá?

Fazes o teste com 10ml de água do aquário e o valor máximo que podes obter é 2mg/l.

Com 5ml de água do aquário e 5 ml de água destilada o valor máximo é 4mg/l.

Com 2ml de água do aquário e 8ml de água destilada p valor máximo é 10mg/l.

Com 10 mg/l tinhas os bichos todos mortos.

Faz o teste seguindo este método (que é o que o fornecedor indica) e reporta os resultados.

É preciso ter cuidado ao fazer as análises e a interpretar os resultados.

Abraço.

P.

 

 

(já agora, que algas tens? Consegues identificá-las?)

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esta bem .. 10ml - 1mg

so tenho filamentosas (gigantes )e sempre que limpo o areao e mudo a agua tiro quilos delas ..

 

Ou seja, 1mg/L, certo?

Então deixa estar os fosfatos quietinhos.

Estão baixos.

Toca a descer os nitratos.

TPA todos os dias e resina para nitratos.

A JBL tem.

Reduz à comida.

Tens plantas de crescimento rápido? Se não tens, mete.

Arranca o máximo de algas que te for possível, numa base diária.

 

(não arranjas uma fotografia disso?)

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

exactamente .. e nao estao um pouco altos ?

estava a pensar por o phosvec da sera , mas pelos vistos e melhor nao .. certo ?

nao tenho maquina digital para tar a por fotos ..

e tetra nitrateminus ? e uma boa opcao ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

exactamente .. e nao estao um pouco altos ?

estava a pensar por o phosvec da sera , mas pelos vistos e melhor nao .. certo ?

nao tenho maquina digital para tar a por fotos ..

e tetra nitrateminus ? e uma boa opcao ?

 

Não.

Como te disse, tens de estabelecer uma proporção de 1/10, nos fosfatos/nitratos.

Se tens 10 mg/l de nitratos, tens de ter 1 mg/l de fosfatos.

Não conheço esse produto em concreto

Do que percebi no google, é uma esponja.

Prefiro resinas.

Mas o essencial são as TPA e as plantas de crescimento rápido, bem como a dosagem da alimentação.

Acabas com isso em 15 dias.

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais