sergito Publicado Fevereiro 18, 2008 Publicado Fevereiro 18, 2008 Boas! Depois de já ter tido um aquario de 60 L durante 3 anos resolvi mudar para um novo que aqui deixo as características! O meu novo aquário é um juwel record de 120L: - luz juwel daylite de 30w - areão: 3 cm de substrato e por cima 4 cm de pedra vermelha ( não sei o nome) - filtro 3 esponjas que vieram no kit 2 azuis 1 verde ( filtragem biologica) preta de carbono activo ( f. quimica) e lá de vidro) coloquei também turfa. - tenho 2 troncos que vieram do antigo aquário - 3 plantas ( duas delas compradas e vários pés de feto de java que vieram do antigo aquário) - kit de CO2 start da sera que o coloquei hoje o aquário foi montado no dia 10/02/2008 Há dois dias atrás coloquei um cardinal o ultimo sobrevivente do ultimo aquário que ja me dura a 3 anos. Fiz os testes ontem e tiveram os seguintes valores: PH 7.5 - 8 gh 6.3 kH 10 no2 0 no3 0 Gostaria de saber opiniões quanto ao meu setup. Se estou a fazer alguma coisa de errado. Turfa e CO2 se são compativeis? Gostaria de ficar com um PH de 7. Como tenho de por co2 tabs de 2 em 2 dias se vão existir muitas oxilações de ph? O meu aquário vai ser destinada para as várias espécies de tubarões. Queria saber a vossa opinião. Citar
josé mendonça Publicado: Fevereiro 18, 2008 Publicado: Fevereiro 18, 2008 boas, sergito! assim de repente é isto que me salta à vista: - sem melhorares essa iluminação, não faz sentido a injecção de CO2... estes dois elementos têm que estar sintonizados... - o carvão não está a fazer nada no filtro, a não ser retirar nutrientes às plantas... - podes colocar turfa se quiseres baixar o ph, só tens que esperar depois que a cor de chá desapareça pela acção do filtro e das TPAs; - atenção ao ritmo de crescimento e tamanho adulto dos tubarôes que comprares, pois o teu aquário só tem 120L... boa sorte! Citar 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo
sergito Publicado: Fevereiro 18, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 18, 2008 obrigado pela opinião! Vou retirar o carvão então! o que me disseram foi para deixar um mes e depois retirar. Quanto a turfa, quanto tempo achas que demora a notar-se a baixa do ph. e de quanto em qt tempo devo retirar e por nova quantidade? Achas que devo trocar para uma lampada mais potente então? Eu sei que o ideal de iluminação é 0.5W por litro né? O Co2 comprei o kit hoje com o objectivo de ajudar as plantas e baixar o ph! achas que o devo retirar? Citar
josé mendonça Publicado: Fevereiro 19, 2008 Publicado: Fevereiro 19, 2008 obrigado pela opinião! Vou retirar o carvão então! o que me disseram foi para deixar um mes e depois retirar. o carvão é optimo para retirar tudo o que não queremos que continue na água, como os medicamentos, por exemplo... Quanto a turfa, quanto tempo achas que demora a notar-se a baixa do ph. e de quanto em qt tempo devo retirar e por nova quantidade? nunca usei turfa, por isso não te sei responder, sorry... Achas que devo trocar para uma lampada mais potente então? Eu sei que o ideal de iluminação é 0.5W por litro né? o ideal de iluminação dependerá sempre das necessidades das plantas que escolheres... com as menos exigentes, 0,5w/L pode chegar, mas esse valor não é uma regra, percebes? existe por aqui uma tabela que te pode guiar, mas não sei por onde anda, é uma questão de procurares... O Co2 comprei o kit hoje com o objectivo de ajudar as plantas e baixar o ph! achas que o devo retirar? as plantas precisam de boa luz para fazerem a fotossíntese... sem ela, não crescem, logo o CO2 não é absorvido e vai 'andar a pairar' pelo aquário, alterando os parâmetros, nomeadamemnte o ph, que pode ir por aí abaixo repentinamente... Citar 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo
Recommended Posts