Recommended Posts

Publicado

Boas,

Aqui à uns dias comprei umas Valisnérias Gigantes e antes de as colocar no aqua passei-as por água e descobri no meio um tipo de lesma branca e pequena. Pelo sim, pelo não, tirei-a e deitei-a fora.

Será que era prejudicial?

Publicado:

desconheco lesmas de água doce e os seus habitos... nunca tive nenhuma, mas sei que existe uma variedade europeia que por acaso é muito bonita... mas acho que se alimenta de plantas :) nao tenho a certeza porque nunca investiguei muito :)

por isso dependendo do que queres dizer com fazer mal, talvez faca :)

tens a certeza que era uma lesma? e nao uma minhoca branca? ;)

porque nao a guardaste num aquario mais pequeno ou num frasco de compota grande a tentar ver o que ela fazia? e tentar ver se fazia mal... agora deitaste fora e nunca saberas o que era :)

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Publicado:

Ya! Tens razão! Era mesmo uma lesma, não era uma minhoca! Se me aparecer mais vou fazer como dizes! Vou guardar num aqua à parte. Já vi que és amante dos invertebrados de água doce, por isso, peço-te desculpa pelo meu acto. Não voltará a acontecer!

Publicado:

Olá

se era uma lesma de água doce, era uma oportunidade em 1 milhao de estudar e observar um animal que raramente se encontra :?

nao tens que me pedir desculpas por nada :) so queria ajudar :)

nao acho logico primeiro destruir e depois perguntar "o que era?"... ;):) essa a politica dos governantes e dos militares, mas nao dos cientistas ;):) e dos amigos da natureza :)

Publicado:

Sérgio, isto aconteceu no Sábado! Ando à estes dias todos a pensar nisso! Foi uma reacção de momento! Toda a gente erra! Desculpa, errei1 Devia ter guardado e estudado. :)

Publicado:

Olá outra vez :(

será qua a lesma que tiveste é esta da foto?

Spongilla sp.

ding001.jpg

esta lesma têm até 4 cm e alimentam-se de algas, placton e detritos, não fazem mal nenhum à plantas e são rarissímas :)

ou seria esta, que até agora ainda não consegui ver ninguem que a identificasse... :) nem que soubesse de que se alimentam... ;) e é ainda mais rara que a primeira :)

schwamm1_2k.jpg

Publicado:

Não! Nada disso! Era quase espalmada, tipo "linguado", mais ou menos. A cor era, mais ou menos como a 1ª foto, esbranquiçada, e tinha, mais ou menos, 8 mm. Pode ser que ainda se transformasse em algo parecido com as fotos, não sei!

Publicado:

Olá

será que eram deste tipo...

Alboglossiphonia striata

Image7.gif

Alboglossiphonia heteroclita

Image6.gif

Alboglossiphonia hyalina

Image9.gif

Hirudo medicinalis

Image19.gif

ou entao vê mais em http://people.freenet.de/Egelgalerie/Fotogalerie.htm a ver se consiguimos indentificar o que tu tinhas :o

Publicado:

Quase de certeza que era a da 2ª foto.

A da 1ª e 4ª não era!

Pode ser que fosse a 3ª, mas ela tinha umas pintas, mas era muito pequena.

Qual era a importância deste bichinho?

Publicado:

Olá

só para saber o que era :o apenas curiosidade, eu gosto de invertebrados...

a da 4ª foto é uma sanguessuga normal das pessoas :) das que sugam pessoas e são usadas na medicina para curar certas doenças :)

as outras são todas sanguessugas dos caracóis, por isso se tens caracóis não quererás ter destas sanguessugas :)

no meu caso isso seria a pior praga que poderia existir :)

existem sanguessugas que se especializaram em determinado tipo de caracóis ou peixes e que apenas atacam esses caracóis e peixes e mais nada :) acho estas coisas interessantes :)

Na áustria e hungria existe populações únicas de sanguessugas

apenas por curiosidade :)

Publicado:

Então, quer dizer que, não sabendo, até fiz bem deitá-la fora, visto o meu plantado ir ter caracóis?

Publicado:

Olá

sim se queres ter caracóis fizeste o melhor que poderias ter feito :oops:

Publicado:

Obrigadão! um gajo está sempre a aprender!