Morte de guppy


Zezito

Recommended Posts

Muito Boa Noite.

Primeiramente gostaria de enaltecer o grandioso trabalho aqui realizado por todos os utilizadores, moderadores neste fórum fabuloso. Sou um membro recente na “Ordem dos aquariofilistas”(lol) e graças este fantástico trabalho realizado por esta vasta comunidade tornou-se bastante mais simples a compreensão deste maravilhoso mundo aquático. Inicialmente comecei com um aquário pequenininho com o seguinte setup:

 

-Aquário: 20 Lts (eu sei que é um aquario bastante modesto, mas já está a ser alterado para um de 80 a 90 Lts)

-PH: 6.5 – 7

-Amónia: 0.1

 

Fauna:

4 guppys

6 Neons

2 Corydoras

1 ancistrus

 

Tudo peixes com menos de 4 cm.

 

Um dos guppys entretanto morreu e aparentemente sem motivo algum. O único sintoma aparente era por vezes a parte cinzenta dos olhos ficar preta.. E já agora eu sei que não estamos no local correcto qual o melhor substrato: Turfa ou substrato tipo terra?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito Boa Noite.

Primeiramente gostaria de enaltecer o grandioso trabalho aqui realizado por todos os utilizadores, moderadores neste fórum fabuloso. Sou um membro recente na “Ordem dos aquariofilistas”(lol) e graças este fantástico trabalho realizado por esta vasta comunidade tornou-se bastante mais simples a compreensão deste maravilhoso mundo aquático. Inicialmente comecei com um aquário pequenininho com o seguinte setup:

 

-Aquário: 20 Lts (eu sei que é um aquario bastante modesto, mas já está a ser alterado para um de 80 a 90 Lts)

-PH: 6.5 – 7

-Amónia: 0.1

 

Fauna:

4 guppys

6 Neons

2 Corydoras

1 ancistrus

 

Tudo peixes com menos de 4 cm.

 

Um dos guppys entretanto morreu e aparentemente sem motivo algum. O único sintoma aparente era por vezes a parte cinzenta dos olhos ficar preta.. E já agora eu sei que não estamos no local correcto qual o melhor substrato: Turfa ou substrato tipo terra?

Para 20 litros tens sem duvida fauna a mais.......... se substirtuires faz isso o mais rapido possivel ou vende peixes.... poe mais plntas ,quanto a morte do guppy nao te sei diser pode ter havido conflitos no aquario por ser tao pequeno ou ate pode ter morrido de causas naturais sabes que isso de morrer um guppy nao e nada.......... acxontece de x em quando sao bichos ffracos...

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Aquario tem 4 semanas...

 

 

Boas

 

1-Um aqua dessa litragem é mais dificil de manter existem muitas variações de parametros

 

2-já tens a agua muito acida para os guppys por isso nem pensar adicionares trufa

 

3-só 4 semanas é pouco para o ciclo tenta adicionar bacterias

 

De qualquer maneira tens excesso de peixes e de ph´s diferentes uma organizaçãozita nisso da fauna mais umas plantas e já ficas com um nano engraçado

 

Cumps

 

Rodolfo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar a trufa é para o novo aquário (90 Lts ). O que aconselham? A turfa ou o substrato orgânico. Em relação ao aquário sim eu sei que é peixaria a mais para o aquario, no espaço de 4 semanas ainda só morreram dois peixes ( o guppy e um neon logo no dia em que comprei). Os peixes aparentemente mostram-se bastante saudáveis. Só que este guppy de vez em quando os olhos dele ficavam completamente negros até ontém que faleceu. Desde já muito obrigado... Continuação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boa noite a todos,

 

Também tenho um guppy adquirido recentemente que está permanentemente com os olhos completamente negros.

Desde que o introduzi no aqua (100 litros) sempre se isolou dos restantes guppies e deu mostras de tristeza (flutuando na zona de menor correnteza, escondendo-se atras do filtro) saindo apenas esporadicamente para "petiscar" (sem grande vontade nem voracidade ao contrario dos restantes). Depois comecei a ter outros guppies a terem uns "flashes" (raspar contra o areão ou decoração do aqua) e a ficar igualmente com olhos negros morrendo normalmente no espaço de 2 a 3 dias após mostrarem aqueles sinais. Entretanto isolei o guppy dos olhos negros original num aquário hospital com uma outra companheira que já mostrava os mesmos sinais dos que tinham morrido e apliquei tratamento verde de malaquite (neste momento vou no 4º dia de tratamento e a fêmea guppy já não tem os olhos negros mas o guppy original ainda mantem os olhos negros).

 

 

Vou continuar o tratamento e esperar mais uns bons dias (o meu receio é que o stress de estarem no aqua hospital seja motivo suficiente para outro tipo de doenças).

 

No aqua principal deixei de ter guppies a mostrar quaisquer sinais de doença.

 

Um abraço a todos e as melhoras para o teu.

 

PS: já pesquisei todo o tipo de sites sobre doenças e o sintoma dos flashes aparece normalmente associado a protozoários que aderem às guelras ou derme dos peixes mas quanto ao sintoma dos olhos negros não encontrei nada que me parecesse aplicável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais