Recommended Posts

Olá.

Eu tenho um aquario de 112l e vou montar um de 525l para discos!

Eu tava a pensar mater o de 112l para mais tarde servir para fazer quarentena, e se algum dia conseguir de reprodução.

O aquario neste momento está montado "plantado, com um tronco e com alguns peixes"! Tava a pensar quando tiver o outro, dar os peixes que tenho e limpar o conteudo e manter o aquario limpo!

 

A minha duvida é:

 

Para quarentena é melhor um aquário limpo, ou com as plantas os troncos,etc...? E já agora quanto tempo deve o peixe recem chegado permanecer em quarentena??

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

se puderes manter o aquário de quarentena com a decoração melhor, pois assim será mais fácil para o peixe acalmar em caso de stress.

o ideal é o aquário de quarentena ter os mesmos parametros do aqua´rio principal para o choque de transição não ser muito grande.

deverás manter o peixe em quarentena até teres a certeza k ele está pronto para ir para o aquário principal.

 

Abraço

Panguaiu

Bambolé!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

CICHLID POWER!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLÂ JOÂO:

Deves ter um aquario para quarentena, esse mesmo aquario deve estar limpo, ou seja ,nada de areia apenas um tronco e uma planta artificial e mais nada, é claro que o tempo de quarentena é de 3 semanas.

BOA SORTE pró discus e faz sempre uma boa quarentena, porque tratar 525 llitros não é nada agradavel. :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá e obrigado a ambos pela resposta!

 

A minha ideia é limpar o aquário que tenho e deixar apenas o tronco, até porque tou a pensar mais tarde utilizar para aquario hospital e se conseguir para a tal reprodução. E penso que para esses fins um aquario limpo é bastante melhor!

 

Acho que já me decidi!

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola João

Eu aconselho que um aquário de quarentena, ou para criação deve ser inteiramente nu.

Só mantenho (quando em funcionamento) um termostrato, uma pedra difusora no caso de quarentena ou hospital.

No caso de criação um filtro biologico ,tipo esponja, termostrato, e se for caso disso um filtro exterior(para ajudar a limpeza quando nascem os alevins mas com os devidos cuidados).

Mas já agora como vai ser esse novo aquário? Eu pergunto porque este talvez pudesseaservir de apoio como filtragem biológica.

Digo isto porque eu tenho 2 aquários de 400 l. que além da filtragem mecanica tem um aquário de 200 l que serve de filtragem biologica (tipo sump)

Até à proxima

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Rui tudo bem?

 

Primeiro obrigado pelos conselhos!

 

É assim o aqua que vou montar tem 525l mais ou menos 450 reais!

A minha ideia era de limpar o de 112l para os fins que já disse.

Mas se tiveres alguma ideia melhor como a do sump diz, e dia-me como posso fazer isso!

Para a filtragem tenho um Rena Xp3 para 600l.

 

Obrigado pela atenção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola João

Para já como irá ser construido o novo aquário:

A que altura do chão?

Que filtragem mecanica irá ter? (quantos filtros e litros/hora)?

Em que local irá ficar esse novo aquario?

No meu caso tenho a sorte de ter tudo montado num anexo da minha casa e da seguinte maneira:

A cerca de 1,80 m de altura tenho colocado 2 aquarios de 400 l cada. Estes aquarios tem cada um uma filtragem mecanica com filtro Eheim 1217 (1000 l/H). Por sua vez são furados a um lado da parte de cima que permite que haja uma circulação de agua que cai num aquario de 200 l que se encontra no chão. Este aquario está parcialmente preenchido com biobolas e estas teem por cima umas camadas de esponjas e lã de vidro cuja finalidade é a filtragem e ao mesmo tempo exercer o efeito biológico através da fixação de bactérias. No fundo deste aquario existe uma bomba Eheim que eleva de retorno a agua para os 2 aquarios.

Existe neste forum um sistema muito parecido mas até melhor do que o meu, que se trata da montagem de um aquário na parede da divisão de uma sala e então lá está bem explicado como foi efectuado.

É claro se esse novo aquário vai ficar numa sala, certamente irá ficar à altura de +- 80 cm ficando em cima de um movel o que permite montar este sistema biologico

Se mais dúvidas houver e eu souber, é só perguntar e já agora esse nosso comapanheiro neste hoby é salvo erro da Vila da Feira. Talvez ele dê uma ajuda

OK

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui e mais uma vez obrigado pelas respostas e pela atenção!

 

É assim, o meu aquário vai ficar montado numa espeçie de salinha individual que eu tb tenho a sorte de ter!

 

O aquario é o Rena Azur de 150x50x70 de mais ou menos 500l reais, que por acaso fui buscar hoje!

 

O sistema de filtragem vai ser feito por Rena Xp3 que debita 1350l/h.

 

O aquário vai ficar em cima de um movel com 74cm de altura!

 

Acho que vou guardar o aquário para a quarentena! Mas obrigado na mesma pelas explicações e pelos comentários.

 

Já agora que tipo de areão usas?

 

Abraço João.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola João

Os meus aqauarios são todos nus. Como deve calcular são +- 1500 l. devididos por cerca de 9 aquarios e como tal tenho de facilitar ao máximo a manejo dos mesmos. Só um aquario que serve para formar os casais que tem ornamento mas, só com troncos e algumas plantas mas não naturais.

Vá dando noticias.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui

 

Acredita que vou manter o contacto, até porque ainda estou a iniciar e vou percisar muito da ajuda dos experts!

 

Neste momento vou começar a reunir os materiais que acho ser importantes!

 

Neste momento já tenho:

 

Aquario c/ uma calha de duas lampadas t8 ( no qual tenho uma duvida pq tb tenho dois focus HQL e não sei quais devo usar!)

 

Filtro, em relação às matérias filtrantes só tenho as esponjas que vieram com o filtro e uma saca com carvão! É claro que vou colocar as cerâmicas e o zeolite! Podias me aconselhar mais alguma coisa! Penso que a turfa tb é muito importante, mas tb já li que é mais importante nos aquários de reprodução para estimular os peixes.

 

Vou investir num sistema de osmose inversa e num sistema de co2.

 

Algumas plantas do aquário actual!

 

ah e tb vou comprar alguns troncos!

 

Abraço João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola João

Para já não me considero um experts. Consiero que já fiz bastantes asneiras para tentar ajudar que outros as não façam.

Antes da compra de uma osmose aconselho que se pondere bem. Eu tenho uma e estou muito contente com ela o que não quer dizer que se fosse agora talvez tivesse pensado duas vezes. Penso que esta deve ser talvez a ultima compra a efectuar. Pois nunca esqueço uma conversa que tive com um criador conhecido (Victo Hugo) há cerca de 6 anos numa exposição da EXPONOR em que ele naquela altura tinha posto de parte a aparelhagem pois resolvia melhor e mais em conta usando a turfa.

Quanto à filtragem posso segerir que seja usado um filtro com matérias filtrantes (esponjas, lã de vidro), etc., e outro com ceramicas e zeolites e então com uma filtragem mais suave que permetia que as bactérias se fixassem melhor.

Nunco uzo o carvão nestes filtros pois embora seja muito bom para filtrar a água eu sou o uzo para a purifição após ter uzado antibióticos ou qualquer remédio. Quando o carvão está metido nestes filtros nunca sabemos quando o mesmo está saturado e quando assim sucede começa a libertar todas as matérias até aí absorvidas e infecta outra vez o aquário. Há muitos entendidos que atribuem a doença dos buracos na cabeça a este facto, embora também possa ser atribuido a outros factores como a falta de higiene no aquario assim como falta de vitaminas.

Quanto à turfa tenho sempre um bidão de 35 l com turfa (dentro de uma meia de nylon de senhora) para dozear aquando nas mudanças periódicas, se for necessário. Reconheço que se torna mais necessário nos aquários de reprodução principalmente quando começam a desovar pois torna a água mais branda e facilita melhor a eclosão dos alevins.

Bem fico-me por aqui, pois já me aloguei e quero desafiar os entendidos (que os há) a também darem as suas opiniões.

Até à próxima.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui.

 

Obrigado pela longa explicação!

 

Hoje comprei dois troncos lindos, e já os coloquei em agua, mais ou menos quanto tempo devem ficar lá??

 

É assim em relação á osmose ainda não tenho a certeza, mas eu continuo a achar que não é um mau investimento! Até porque nos facilita muito o trabalho e acho que o controle é bastante maior, e ainda mais quando estamos a falar de trocas para um aquário de 500l.

 

Mas uma duvida a turfa deixa a agua amarela ou branca?? Eu acho que é amarela! :?

 

E quando usamos a osmose, o uso de turfa no filtro não é nesseçario?

 

Bem vou ficar à espera da opinião dos peritos.

 

Obrigado

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais