Aquaiofilia e Ambiente


Tomas Wiborg

Recommended Posts

Uma das minhas preocupações na aquaqiofilia é tentar que o meu aquario não seja mais um a contribuir para a destruição do ambiente. É bem verdade que só o facto de termos um aquário já vai contribuir para isso, uma vez que em muitos casos os habitantes foram "pescados" do seu meio natural. De qualquer maneira há uma série de cuidados que podemos ter para não contribuir mais para o desiquilibrio. Por exemplo nas TPA's podemos estar a falar de muita água desperdiçada se não fôr reutilizada.

Assim deixo aqui o repto aos aquariofilistas mais experientes que dêem exemplos e sujestões de maneiras de não contribuir para a destruição do meio ambiente.

A título de exemplo posso dizer que no meu caso a àgua que tiro do meu aquario serve para regar o jardim e encher o autoclismo. O desperdício da osmose serve para encher a banheira para o banho dos meus filhos.

Agradeço a todos os que queiram participar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Claro que, como aquariofilista, aquilo que me custa mais acaba por ser o consumo de água (além da questão de peixes em cativeiro, mas isso já são outras conversas).

Nas TPA's, a encher, não gasto uma gota além do necessário: ligação directa torneira-mangueira-aqua.

No retirar da água, admito que desperdiço, pois não tenho mesmo destino para aquela água. Nem sequer posso encher o reservatório da sanita porque o mesmo está embutido na parede. Realmente, se algúem tiver sugestões para dar um outro fim a essa água, agradecia (não tenho jardim e não me apetece bebe-la :crazyeyes: )

 

Outra questão, como é óbvio, gastamos electricidade... filtros, termostátos, iluminação, e restante material.

 

Acho que estas são mesmo as questões mais "complicadas" para todo o aquariofilista. Bom tópico!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação aa TPA`s, sugiro que reguem as plantas tal como eu faço.

Ate agora nenhuma se queixou, mas tambem é certo que não tenho muitas e por isso quando faço ainda desperdiço alguma.

Já pensei guarda-la e trata-la para voltar a ser util para de novo por nos aquarios.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Isto já foi dito aqui, não sei por quem. Para fazer a TPA uma boa maneira de poupar alguma agua (para quem deixa repousar a agua em baldes ou outro tipo de reservatório ) é utilizar aquela agua que vai pelo cano enquanto se espera pela agua quente para tomar banho, em vez de ir pelo cano deita-se para o balde, no meu caso em 3 ou 4 banhos tenho agua para uma TPA ( de 30 litros ).

Outra coisa que faço é tentar comprar comida, medicamentos, fertelizantes, etc. sempre em embalagens das grandes, sempre é menos uma embalagem de plastico que vai para o lixo, alem de que normalmente acaba por sair mais barato.

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só nos meses de inverno não consigo dar vazão à água das TPAs; no resto do ano, é aproveitada na totalidade para a rega de plantas, tanto interiores como exteriores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

também me custa muito estar a gastar água mas já me deram uma optima ideia , andorina vou seguir a tua deixa.

mas o que me custa mesmo é ver videos de como são apanhados os peixes na natureza e como eles são trazidos até as nossas casas, muitos dos peixes morrem pelo caminho e alguns chegam ás lojas mortos ou semi-mortos. :oops:

e para além disso aquelas pessoas que "brincam" com os peixes, como são animais pequenos as pessoas ignoram os seus sentimentos.

o ideal era criar especies em lagos ou lagoas, mas isso seria impossivel de fazer para mais de 1000 espécies de peixes de aquário.

mas pronto a vida infelizmente é assim e se queremos ter os nossos peixinhos temos de saber as realidades da natureza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha água depois das trocas de água, vai para os autoclismos lol, tem de ser.

 

Alguém tem forma de reutilizar a água para o aquário, novamente?

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

também me custa muito estar a gastar água mas já me deram uma optima ideia , andorina vou seguir a tua deixa.

mas o que me custa mesmo é ver videos de como são apanhados os peixes na natureza e como eles são trazidos até as nossas casas, muitos dos peixes morrem pelo caminho e alguns chegam ás lojas mortos ou semi-mortos. bowdown

e para além disso aquelas pessoas que "brincam" com os peixes, como são animais pequenos as pessoas ignoram os seus sentimentos.

o ideal era criar especies em lagos ou lagoas, mas isso seria impossivel de fazer para mais de 1000 espécies de peixes de aquário.

mas pronto a vida infelizmente é assim e se queremos ter os nossos peixinhos temos de saber as realidades da natureza.

 

Concordo com tudo isto que acabaram de dizer, se calhar se se dessem ao trabalho de dar uma olhada ao tópico red´s como alimento vivo, iriam ver que se fala muito sobre o ambiente.

Quanto aos animais terem sentimentos... Tirando o medo, a dor e a vontade de procriar e comer, duvido que tenham muito mais, o resto somos nós que pensamos que eles têm...

Uma solução para se acabar com "mas o que me custa mesmo é ver videos de como são apanhados os peixes na natureza e como eles são trazidos até as nossas casas, muitos dos peixes morrem pelo caminho e alguns chegam ás lojas mortos ou semi-mortos." é mesmo deixares de comprar animais importados que saibas que são apanhados selvagens, se comprares peixes que são de cultura "caseira", talvez ajude, a que não tenham de ser importados e apanhados peixes. (digo eu!)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais