Recommended Posts

Publicado

Boas

O meu aqua é o seguinte:

200 litros (100x40x50)

170W de iluminação (2x30w originais + 2x55w compactas)

25º/26º

Tenho 7 anubias anãs

Estou a pensar pôr mais algumas plantas (musgo de java)

4 guppys

3 molis

2 platis

3 espadas

3 limpa fundos

1 limpa vidros (O primeiro habitante do aqua, já tem cerca de 15cm)

CO2 tipo caseiro

Os valores que tenho na água são os seguintes:

NO2 - 0,1 mg/l

NH3 - 0,6 mg/l

KH - 30 mg/l

GH - 120 mg/l

PH - 7,2

Faço tpa´s semanais cerca de 20%

Os fertilizantes que uso são:

Sera Florena

Sera Florenette A

Sera Floreplus

Bom, o que se acontece é que as folhas das anubias estão a ficar enrugadas e encarquilhadas e apresentam-se com manchas pretas sobretudo nas extremidades.

O que poderá originar isto?

RPBG

4182_4187.png

FEEDBACK em RPBG obrigado

Publicado:

boas

antes de mais bem vindo ao forão :P

tens 170w de luz so para 7 anubias :rolleyes:

anubias e musgos sao plantas que nao precisao de muita iluminaçao e sao de crescimento lento por isso o aparecimento de algumas algas.

quanto a luz estás provenido para quase todo o tipo de plantas que queiras meter no teu aquario.

eu começava por meter umas plantas de crescimento rapido.

quanto aos fertelizantes que usas nao conheço em questao mas ja que tens os testes todos aconselhava-te a tentares arranjar tambem de NO3 nitratos e PO4 fosfatos.

e verificares se andas a dar a fertelizaçao correta.

se nao tencionas fazer um grande plantado e manter-te por ai a fertelizaçao e quase nula ou nenhuma e uma luz um pouco mais fraca digo eu banana rock

Publicado:

Boas

Obrigado pela resposta.

Já por cá ando à mt tempo apesar de ser este o meu 1º post, só que o tempo ñ era mt, mas agora estou um pouco mais desanuviado banana rock :rolleyes:

Quanto a colocar algumas plantas de crescimento rápido tb já tinha pensado nisso ( já agora quais é que recomendavas?)

Os testes de NO3 e PO4 realmente ñ tenho, vou ver se compro e verificar o que está em falta ou em excesso.

Obrigado

RPBG

4182_4187.png

FEEDBACK em RPBG obrigado

Publicado: (editado)

boas!

fazendo juz ao que disse o Krypticall, o que se passa com as tuas anúbias é que devem estar com uma 'ganda moca'!!! :)

sendo plantas que se desenvolvem perfeitamente com pouca iluminação, sem necessidades de fertilizantes ou da injecção de CO2, imagina a overdose...

agora a sério: arranja muito mais plantas ou diminui tudo o resto.

com as condições do teu aquário, podes plantar quase tudo o que quiseres, é só uma questão de gosto.

depois compras os testes em falta e fazes os ajustes quanto às fertilizações...

Editado por josé mendonça
Publicado: (editado)

boas

atençao recomendei os testes caso penses em plantares um pouco mais o teu aquario uma vez que tens uma boa iluminaçao pra isso.

ai sim os testes acho que sao uma mais valia porque certas plantas vao exigir uma fertelizaçao um pouco mais rigorosa.

para as plantas que tens quase nenhuma fertelizaçao é propriamente necessaria ( com isto nao digo nao necessario de todo ).

e os testes aqui neste caso nao iriao fazer muita falta.

bastando sempre manter as mudas de agua frequentes para aleviares o excesso de nutrientes na coluna de agua.

plantas sempre podes optar por Elodeas Cabombas Heteranthera zosterifolia limnophila sessiflora rotalas entre muitas outras é uma questao de pesquisares o que mais gostas e o que pretendes fazer no teu aquario.

mas espera por mais opinioes aqui do pessoal :)

edit: enquanto estava a reler o post o José mendonça ja te respondeu a quase tudo e concordo plenamente bang

Editado por krypticall