Algumas questões


joao santos

Recommended Posts

Bons dias,

 

Coloco aqui algumas questões para que alguém me ajude!!!

 

1ª sedimentos à tona de água iguais aos que se depositam no copo de precipitação do escumador e dão aquele aspecto de lama, que penso que sejam derivados da rocha viva - será devido a ter pouca turbulência à superfície? ou será que o escumador não está a ser eficiente???

 

2ª o meu aqua tém cerca de 1 mês e começaram a aparecer pequenas manchas castanhas no vidro - será que o ciclo das algas começou!!! o que fazer??

 

3ª também começaram a aparecer nas paredes do vidro minúsculas "larvas" brancas, na sua fase inicial são pequenos fios ou pontos brancos que depois à media que crescem começam a encaracolar!!!! O que fazer????

 

Se alguêm me poder esclarecer agradeço banana rock

 

Cumprimentos

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João, pelo pouco que acho que sei vou tentar responder às tuas questões o melhor que posso... mas entretanto quase de certeza que os mais experientes virão em teu auxílio também.

 

1ª - Penso que será pouca turbulência na superfície... tenta apontar o fluxo das bombas para a superfície...

 

2ª - Ora bem-vindo à fase das algas... (penso eu que seja isso... o meu aquário, não sei porquê, não passou por essa fase)... o que deves fazer? limpar as algas do vidro e TPA's sem dó nem piedade.

 

3ª - Esses pontinhos brancos.... eu pelo menos passo-lhes com o limpador magnético por cima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo ao fórum começam a aparecer mais doentes por salgados...zaad, não somos os únicos! :wink:

 

Só para ter a certeza.... os bichos que se encaracolam, nessa fase, têm uma carapaça rigida? Se sim, não e nada de mal, mas fica mal no vidro, por isso, é como o zaad disse...toca a limpar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, vou melhorar então o sistema e obrigado pela ajuda.

 

abraço,

 

joão

 

 

 

João, pelo pouco que acho que sei vou tentar responder às tuas questões o melhor que posso... mas entretanto quase de certeza que os mais experientes virão em teu auxílio também.

 

1ª - Penso que será pouca turbulência na superfície... tenta apontar o fluxo das bombas para a superfície...

 

2ª - Ora bem-vindo à fase das algas... (penso eu que seja isso... o meu aquário, não sei porquê, não passou por essa fase)... o que deves fazer? limpar as algas do vidro e TPA's sem dó nem piedade.

 

3ª - Esses pontinhos brancos.... eu pelo menos passo-lhes com o limpador magnético por cima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro, não consigo perceber se os tais bichos têm ou não a tal carapaça....., qd estão na fase de enrolarem, como eles são brancos noto um pontinho castanho no centro...será a carapaça???

 

Obrigado

 

joão

 

 

Bem vindo ao fórum começam a aparecer mais doentes por salgados...zaad, não somos os únicos! :lol:

 

Só para ter a certeza.... os bichos que se encaracolam, nessa fase, têm uma carapaça rigida? Se sim, não e nada de mal, mas fica mal no vidro, por isso, é como o zaad disse...toca a limpar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse ponto castanho não é a carapaça!

Existem uns pequenos invertebrados que podem aparecer no vidro, fazendo um "cazulo" calcário (rijo) de côr branca. Por isso perguntei!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, vou limpar a bicharada.

 

Já agora aproveito para comentar o seguinte:

 

- relativamente ao ciclo das algas, e uma vez que ainda não tenho corais no aquario e estou a dar com cerca de 11 horas diárias de luz, que tal reduzir para oito horas no intuito de controlar melhor as algas???

 

- de vez em quando tenho que me ausentar uns dias (ainda não sucedeu), qual a melhor solução para resolver a questão da reposição diária de água devido à evaporação???

 

 

 

Esse ponto castanho não é a carapaça!

Existem uns pequenos invertebrados que podem aparecer no vidro, fazendo um "cazulo" calcário (rijo) de côr branca. Por isso perguntei!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- relativamente ao ciclo das algas, e uma vez que ainda não tenho corais no aquario e estou a dar com cerca de 11 horas diárias de luz, que tal reduzir para oito horas no intuito de controlar melhor as algas???

Sim, acho que podes reduzir sem problemas.

 

- de vez em quando tenho que me ausentar uns dias (ainda não sucedeu), qual a melhor solução para resolver a questão da reposição diária de água devido à evaporação???

O ideal é teres um osmorregulador e um depósito de água grande, suficiente para colocares água sem faltar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, já pensei nisso, mas andei haver uns aparelhos desses, mas aquilo necessita estar ligado à torneira de água, e como tenho o aquário na sala não

dá, e por outro lado, sem estar ninguém em casa como é que o aparelho de osmose faz automáticamente a reposição

 

 

 

- relativamente ao ciclo das algas, e uma vez que ainda não tenho corais no aquario e estou a dar com cerca de 11 horas diárias de luz, que tal reduzir para oito horas no intuito de controlar melhor as algas???

Sim, acho que podes reduzir sem problemas.

 

- de vez em quando tenho que me ausentar uns dias (ainda não sucedeu), qual a melhor solução para resolver a questão da reposição diária de água devido à evaporação???

O ideal é teres um osmorregulador e um depósito de água grande, suficiente para colocares água sem faltar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que tem de ficar ligado à torneira é aparelhos de osmose. O osmorregulador não necessita de tar ligado à torneira. Ele vai buscar água ao depósito de água e liberta na sump/aqua.

Dos que são comercializados, o que eu prefiro é este

Acho que rondam os €150 e já tem bomba peristaltica (muito boa) e os controlos de nivel de água da sump/aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, já me ajudaste bastante, obrigado, isto de início é só dúvidas pelo que brevemente dever surgir mais

 

por agora é tudo,

 

cumprimentos

 

 

 

O que tem de ficar ligado à torneira é aparelhos de osmose. O osmorregulador não necessita de tar ligado à torneira. Ele vai buscar água ao depósito de água e liberta na sump/aqua.

Dos que são comercializados, o que eu prefiro é este

Acho que rondam os €150 e já tem bomba peristaltica (muito boa) e os controlos de nivel de água da sump/aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais