Nogueira52 Publicado Janeiro 29, 2008 Publicado Janeiro 29, 2008 Oi pessoal Há cerca de 1 mês e meio, como não tinha peixes no aquário resolvi fazer uma limpeza geral no aquário. Lavei todo o areão e todas as pedras que lá tinha. Mudei parte das ceramicas do filtro bem como parte das massas filtrantes, coloquei uma nova lampada, etc. etc., ou seja limpei os filtros e foi como se recomeça-se um novo aquário. Ao fim de 15 dias comecei a verificar que o aquário estava a ficar cheio dessas tais algas pretas por tudo o que éra sitio. Resumindo já tenho aquário há cerca de 5 anos e nunca tal me tinha acontecido. Falei com o pessoal da loja onde vou habitualmente e depois de fazer todos os testes chegámos á conclusão que tinha fosfatos a mais na água. Já tentei trocas de água desmineralizada, resinas no filtro ou seja de tudo e as algas não há meio de desaparecerem. Quando coloco água nova está boa e passados dias está com os fosfatos a rebentarem a escala. Tenho o aquário só com areão e pedras. Não tenho qualquer peixe. Concluindo: Alguém pode ajudar com dicas do que possa fazer para acabar com estas "pestinhas"?
Neon Tetra Publicado: Janeiro 29, 2008 Publicado: Janeiro 29, 2008 (editado) Pois eu tenho um problema semelhante mas ainda não sei se é por causa dos elevados níveis de fosfatos porque não tenho o teste. No meu caso detectei excesso de nitratos e aumentei a filtragem. Os nitratos estão agora bem mas as algas estão a aumentar. Acho que ouvi falar ou li acerca de produtos específicos para remover fosfatos e nitratos. Há vários no mercado: "SERA phosvec Granulat O fosfato, um nutriente de plantas importante, é necessário apenas em pequenas quantidades. Fosfatos em excesso na água, levarão a problemas com algas. SERA phosvec Granulat remove os fosfatos facilmente e em segurança, com efeitos de longa duração. Os grânulos manter-se-ão activos até 3 meses, dependendo do tamanho do aquário e da poluição da água. Para filtragem de água doce e salgada." SERA PHOSVEC GRANULAT 8.15 € - 500 GR na Pet4you.net A JBL tem alguns conselhos para remover fosfatos na sua página online ( http://www.jbl.de/factmanager/index.php?lang=en), que deves consultar em "Problem solutions for phosphates PO4" onde falam de um JBL PhosEX e de um JBL ClearMec para o filtro ) Também na site AquaMEdic tem um bom produto para os fosfatos - o antiphos - ver http://www.aqua-medic.de/freshwater/en/19/antiphos%201/ Já ouvi também falar de outro produto fantástico que se pôe no filtro e tem a vantagem de se porder reutilizar lavando o material cada 6 meses com um pouco de hipoclorito) - não sei quel o nome Espero que ajude. Editado Janeiro 29, 2008 por Neon Tetra Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !
krypticall Publicado: Janeiro 30, 2008 Publicado: Janeiro 30, 2008 boas se tens fosfatos em demasia ferteliza com potassio e nitratos a parte junto com a luz adequada as plantas e co2. as plantas acabao por assimilar os nutrientes que colocas e mais os que estao em excesso com a continuaçao de uma fertelizaçao controlada. micros 1 vez por semana seguida a tpa ferro 1 a 2 veses por semana e macros todos os dias nas dozes nesseçarias aqui so´fertelizas o que esta em falta. potassio é todos os dias
Recommended Posts