Aqua de 180L


sleepyboy

Recommended Posts

Olá pessoal!!

 

Sou um novato nestas andanças da Aquariofilia, gostava de ver os aqua dos outros e recentemente, à cerca de 1 mês atras comprei um aqua de 180L.

Nas primeiras 2 semanas enchi o aqua de agua edeixei-o a fazer o tratamento a agua com os produtos que foram indicados na loja. comprei 3 plantas e passados alguns dias a agua ficou cristalina. mas por inexperincia minha deixei quase sempre a luz ligada e o aqua começou a ganhar verdete....

Limpei o aquario com a esponja de iman e ficou quase bom.

Entretanto comecei a comprar os peixes e comecei a notar que o fundo ficava cada vez mais sujo.

O meu substrato é de areia, umas pedras maiores por cima e umas coisas cor de rosa tambem (coisas da minha mulher...)

no filtro tenho a esponja azul, aquelas coisas de ceramica (acho que é ceramica, umas coisas redondas..) e o carvao ativo, por esta ordem, de cima para baixo como o sentido da agua.

Limpo isto tudo 1 vez por semana e mudo cerca de 90/100L de agua de 2 em 2 semanas. ponho os produtos como me mandaram mas a agua nunca fica cristalina, fica um bocado para o esbranquiçada.

 

Gostava agora de colocar algumas questoes:

 

1º- acham que o que tenho no filtro é suficiente ou devo pôr um filtro exterior? se meter um filtro exterior qual me aconselham? se não, de quanto em quanto tempo devo mudar a esponja e o resto?

 

2º- vi ja em alguns topicos que para tirar a sujidade do fundo do aqua aconselham a compra de um aspirador. como é que isso funciona? aspira so os dejectos ou aspira a agua tambem, passando-a por um filtro?

 

3º- e soluçao para a cor da agua? ja estou farto de por produtos para a agua ficar mais cristalina e nada... será que a soluçao da agua esta na soluçao dos outros pontos acima?

 

de momento é tudo, espero que me possam ajudar!

 

Obrigado, e desculpem la o testamento!

Benfica eu sou de coração, Benfica até de baixo de água

Quem fala mal do clube Campeão, ou é de inveja ou é de mágoa!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

a decoração fica ao critério de cada um mas acho que quanto mais natural melhor, não coloques nada que seja pintado com o tempo passa tudo para a coluna de agua.

o carvão activado retirava-o já porque retira nutrientes da coluna de agua que fazem falta as plantas.

acho que estás a mudar muita agua o que te dá origem a ficar sempre esbranquiçada retira só 15 a 20% semanalmente e limpa o filtro de 3 em 3 semanas sempre com agua do aquario.

coloca o setup e a fauna do aqua para o pessoal ter uma opinião melhor.

aspirar o fundo há quem o faça e que não faça, há uns aspiradores para o areão á venda nas lojas de aquariofilia.

um filtro exterior é sempre melhor que um interior, menos manutenção, mais alguns litros e maior area de filtração.

quanto a marcas tens os eheim e fluval que são excelente marcas.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

quando dizes limpo isto tudo uma vez por semana refereste ao filtro tambem ?

 

é que pode ser por causa disso que tens sempre a agua esbranquiçada ( bacterias mortas em suspençao )

 

ao limpares o filtro todas as semanas estas a iliminar o que ele quase nem chega a criar de bacterias.

 

para esse tipo de litragem convinha mesmo ser um filtro exterior sempre uma mais valia.

 

o filtro seja ele qual for limpas de mes a mes ou de dois em dois meses aqui ja varia de caso para caso.

para a limpesa do mesmo e sempre feita na propia agua que tiras do aquario quando fazes uma muda de

agua para as bacterias existente nao morrerem e coluca-lo logo a trabalhar.

 

180l a muda de agua semanalmente penso ser suficiente uns 35 a 40litros. :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://img175.imageshack.us/img175/7987/img060wg7.jpg

 

http://img175.imageshack.us/img175/3892/img061an3.jpg

 

http://img175.imageshack.us/img175/3323/img062fm0.jpg

 

http://img408.imageshack.us/img408/5281/img063sx8.jpg

 

http://img175.imageshack.us/img175/9769/img064mk1.jpg

 

 

As fotos do aqua, e do resto!!

 

pois, limpo o filtro todas as semanas.... Em quanto é que pode ficar um filtro exterior para esta litragem?

Editado por sleepyboy

Benfica eu sou de coração, Benfica até de baixo de água

Quem fala mal do clube Campeão, ou é de inveja ou é de mágoa!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes ir a área de oferta geralmente tens lá pessoal a vender filtros para essa litragem a bom preço.

 

so mais uma coisa tira esse areão cor de rosa isso com o tempo passa para a agua e faz mal a fauna.

a planta tira-a tambem do vaso.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok.

digam-me agora que produtos me aconselham a por semanalmente quando mudo a agua e depois quando limpo os filtros de 2/3 em 3 semanas.

 

e para as plantas? eu agora ando a por umas pastilhas que me aconselharam ao pe da raíz, isto da resultados?

 

Um Abraço!! e obrigado pelas explicações! ( sei que provavelmente isto deveria estar no forum da manutenção mas ja agora aproveito tudo...)

Benfica eu sou de coração, Benfica até de baixo de água

Quem fala mal do clube Campeão, ou é de inveja ou é de mágoa!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

par por na agua tens o anti cloro que podes colocar na mudas e quando tiras agua para limpar o filtro.

essa pastilhas são boas como não deves ter substrato fértil.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Como ainda n resolvi por completo o meu problema vou deixar aqui algum do meu setup do aqua:

 

Aqutlantis Ambiance 101 101 x 41 x 50 180Litros

2 lampadas de 30w: 2x 30W/54-765 Sylvania Standard,

 

um moto pra fazer as bolhinhas de ar

 

tenho um filtro natural com ceramica de bacterias, lã sintetica e esponja por cima.

 

img069hb3.jpg

img070xf1.jpg

(têm de se por de lado para ver esta...)

img073fc0.jpg

(parte de cima da zona do filtro)

 

um termoestato de 200w

 

Agora tenho a agua a ficar verde e tudo a volta do aqua tambem. sao as proteçoes das lampadas e o "aro por cima do aqua"

 

img071jn4.jpg

img072ri0.jpg

 

 

Aqui têm a cor da agua: img065tn8.jpg

 

eu penso que sao as plantas que se estao a dar mal como podem comprovar pelas imagens abaixo, estao a ficar um bocado para o amarelas e um bocado murchas, por isso tou a pensar em removelas do aqua e ficar so com plantas falsas porque tenho um substrato de 2/3 cm...

img066cl5.jpg

img066cl5.jpg

img068fu9.jpg

 

o aqua agora ta assim com a agua um bocado esbrnquiçada mas mudei a agua a umas horas atras, cerca de 50% 2 vezes seguidas....

 

img074ml5.jpg

 

agora digam o que posso estar a fazer mal ou se é so uma coisa passageira e que em algumas semanas passa.

 

PS.1- desculpem a qualidade das fotos mas foram tiradas de um telemovel...

PS.2- qualquer duvida sobre o meu aquario vou escrevendo neste topico para assim se recordarem dos problemas anteriores e do setup!

Um abraço a todos!!

Editado por sleepyboy

Benfica eu sou de coração, Benfica até de baixo de água

Quem fala mal do clube Campeão, ou é de inveja ou é de mágoa!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Como ainda n resolvi por completo o meu problema vou deixar aqui algum do meu setup do aqua:

 

Aqutlantis Ambiance 101 101 x 41 x 50 180Litros

2 lampadas de 30w: 2x 30W/54-765 Sylvania Standard,

 

um moto pra fazer as bolhinhas de ar

 

tenho um filtro natural com ceramica de bacterias, lã sintetica e esponja por cima.

 

img069hb3.jpg

img070xf1.jpg

(têm de se por de lado para ver esta...)

img073fc0.jpg

(parte de cima da zona do filtro)

 

um termoestato de 200w

 

Agora tenho a agua a ficar verde e tudo a volta do aqua tambem. sao as proteçoes das lampadas e o "aro por cima do aqua"

 

img071jn4.jpg

img072ri0.jpg

Aqui têm a cor da agua: img065tn8.jpg

 

eu penso que sao as plantas que se estao a dar mal como podem comprovar pelas imagens abaixo, estao a ficar um bocado para o amarelas e um bocado murchas, por isso tou a pensar em removelas do aqua e ficar so com plantas falsas porque tenho um substrato de 2/3 cm...

img066cl5.jpg

img066cl5.jpg

img068fu9.jpg

 

o aqua agora ta assim com a agua um bocado esbrnquiçada mas mudei a agua a umas horas atras, cerca de 50% 2 vezes seguidas....

 

img074ml5.jpg

 

agora digam o que posso estar a fazer mal ou se é so uma coisa passageira e que em algumas semanas passa.

 

PS.1- desculpem a qualidade das fotos mas foram tiradas de um telemovel...

PS.2- qualquer duvida sobre o meu aquario vou escrevendo neste topico para assim se recordarem dos problemas anteriores e do setup!

Um abraço a todos!!

 

 

Boas

 

Olha concordo com tudo o que aqui foi dito, no entanto tens de pensar o que pretendes mesmo para o teu aquário.

 

Se quiseres algo só para manteres uns peixes, sem teres plantas naturais retira as plastilhas fertilizantes , elimina alguma dessa decoração ( não estu a criticar o gosto) pois pode ser prejudicial para a qualidade da agua.

E sim um Filtro externo é sempre algo que tens de considerar ( se não for agora pelo menos a longo prazo).

 

Se quisers um plantado, tens de fazer uma reforma total no aqua.

1º colocar os peixe num aquario de transição enquanto alteras todo o setup que tens neste momento.

2º escolher um substracto adequado a plantas ( JBL ou akdama)

3º verificar se a iluminação que tens é adequada ás plantas que pensas colocar (existem biotopos faceis de fazer que não requerem muita iluminação)

4º se quiseres fazer algo bonito aconselho alguns xistos, pois tem menos problemas do que começares com troncos agora que estas no inicio (eu sei pois fiz essa asneira)

5º comprares um kit de co2 ( existem alguns DIY tens vários topics sobre isso) ou compras um extintor uma vavula de pressão e uma selonoide e tens um kit de co2 por 100€ mais coisa menos coisa um compras já feitos, posso indicar depois uns constactos aqui se quiseres.

 

Enfim tens de ver bem o que pretendes, se precisares de alguns conselhos eu moro em Leiria e estou diposto a ajudar.

 

Um abraço.

Editado por Darkwish
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.