Protozin


guizmo1171

Recommended Posts

Prezados colegas,

 

Li tudo o que tem neste forum a respeito de ictio e tbem os q fazem referencia ao protozin, lendo alguns artigos em sites estrangeiros, li q eles sugerem q se faça um novo tratamento a seguir logo ao primeiro, q eh proposto medicamento nos dias 1,2,3 e 6, sera q posso fazer de facto um reforço a seguir ao sexto dia? estou sem saber o q fazer, o q vcs me aconselham sff, mto obgado e um abço

Editado por guizmo1171
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No caso do ictio um tratamento chega se subiste a temperatura acima dos 29º durante esses 6 dias. O parasita é atacado quando está fora do hospedero, ou seja durante o curto espaço de tempo que aproveita para se reproduzir, ficando vulnerável pois é muito difícil ser atacado quando está protegido na epiderme do peixe. Depois de sairem do Hospedeiro morrem em 48 horas caso não encontrei nova vítima, este ciclo leva 10 a 12 dias a temperaturas de 22º e pode chegar a 21 dias em temperaturas mais baixas. Se se subir a temperatura acima dos 29º aceleramos o ciclo do parasita e o mesmo morre quando se liberta do hospedeiro pois quando tenta a reprodução fica exposto e não tolera estas temperaturas, uns 5 a 7 dias é o suficiente.

Os pontos brancos que aparecem no peixe infetado, são o resultado da defesa da epiderme da pele ao ser penetrada pelo parasita, este pode já nem lá estar.

 

Francisco Ramalho

Editado por fjmr123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No caso do ictio um tratamento chega se subiste a temperatura acima dos 29º durante esses 6 dias. O parasita é atacado quando está fora do hospedero, ou seja durante o curto espaço de tempo que aproveita para se reproduzir, ficando vulnerável pois é muito difícil ser atacado quando está protegido na epiderme do peixe. Depois de sairem do Hospedeiro morrem em 48 horas caso não encontrei nova vítima, este ciclo leva 10 a 12 dias a temperaturas de 22º e pode chegar a 21 dias em temperaturas mais baixas. Se se subir a temperatura acima dos 29º aceleramos o ciclo do parasita e o mesmo morre quando se liberta do hospedeiro pois quando tenta a reprodução fica exposto e não tolera estas temperaturas, uns 5 a 7 dias é o suficiente.

Os pontos brancos que aparecem no peixe infetado, são o resultado da defesa da epiderme da pele ao ser penetrada pelo parasita, este pode já nem lá estar.

 

Francisco Ramalho

 

muito obgado pela resposta, gostaria de aproveitar e perguntar se deveria colocar o carvao de volta ou espero mais algum tempo? e se deveria fazer alguma tpa logo ou aguardo mais uns dias tbem? mto obgado e um abço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito obgado uma vez mais e um abço!

 

 

Pessoal ouvi dizer ontem numa loja, que os apeixes que Vêm da alemanha e do japao Tem vindo contaminados com um icitio multiresistente, em peixes tipo platy e mollys ...nao sei se é o teu caso. mas parece que aquilo em 2 dias arruma com os bichos..levando a morte quando atingem as guelrras.

 

Abraço

Abraço

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Pois é. há mais de um mês que tenho a temperatura do aquecedor acerca d 30º e de vez em quando os meus molys aparecem com pontos brancos. a laranja nao apanha nada. a cauda dela nao é bifurcada. Já o branco apanha uma vez de duas em duas semanas, sensivelmente. Tive uma outra féma preta que acabou por morrer, mas ainda teve tempo para ter alguns peixinhos. sobreviveu apenas uma preta, e essa aparece com pontos brancos à volta da boca e na cabeça de dois em dois dias. Ela tem crescido, apesar da cauda bifurcada ja nao ter uma das pontas, deduzo que tenha sido comida pelo ictio.

Desisti dos protozins e do sal, e dessas coisas todas. agora nao tenho feito nada, apenas mantenho a temperatura alta. O mais curioso é que os neons e o pleocostumus nao apanham ictio nunca. Hj reparei que o meu branquinho ja tem mais um ponto branco na causa, um na barbatana dornal, e sei la mais onde. tou triste. ja nao sei que remédio hei-de dar àquilo. banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei de me lembrar. axo que o aquário esteve umas 24 horas sem bolhas de ar. desliguei a bomba, porque agora comprei umas plantas, e queria evitar o lançamento de oxigenio para a água, para manter o co2 na água e alimentar as plantas. mas ando a ler no fórum que o óxigénio tb é importante para acabar com o ictio. mas porque? isto é uma faca de dois gumes. desligo o oxigénio para fornecer co2 às plantas, e ligo o oxigénio pa matar o ictio? banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei de me lembrar. axo que o aquário esteve umas 24 horas sem bolhas de ar. desliguei a bomba, porque agora comprei umas plantas, e queria evitar o lançamento de oxigenio para a água, para manter o co2 na água e alimentar as plantas. mas ando a ler no fórum que o óxigénio tb é importante para acabar com o ictio. mas porque? isto é uma faca de dois gumes. desligo o oxigénio para fornecer co2 às plantas, e ligo o oxigénio pa matar o ictio? :microwave:

 

 

Quanto maior a temperatura menor a concentração e dissolução de oxigénio na água pelo que deves reforçar com pedras difusoras de ar e mais ar nessas alturas, tem cuidado com as plantas para elas não serem cozidas.

 

P.S.: Eu tive um ataque de ictio do pior todos os meus viviparos, corys e botias foram-se embora no espaço de 2 semanas, nunca vi nada assim, nem temperatura, nem protozin, protazol, verde de malaquite, sal .... funcionaram ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom, pelo que tenho visto não é ictio, porque os peixes estão com manchas, tipo algodão. é bem mais saleinte do que os pontos brancos do ictio. ja os três mollies têm. os neons e o pleocostumus nao foram atacados. Será um fungo, ou serão bactérias? comecei esta manhã a fazer myxazin, diz lá que é para pop-eye. Estou a achar muito estranho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No mês passado tive alguns peixes com ictio, mas não consegui trata-los nem com o Protozin (water Live) nem com Punkol (JBL), consegui resolver o problema com um medicamento caseiro a base de formol com verde malaquita.

Não consigo dar-te a receita porque foi numa loja onde compro os peixes que me deram, tenta saber e experimenta.

Boa Sorte. :rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais