Recommended Posts

Publicado

Oi pessoal

Eu estou a tentar começar um plantado, mas tou com um probleminha :P

O meu PH está baixo, quer dizer não está mau (6.3), mas como ainda não instalei CO2, tenho medo que este baixe para valores que o meu comunitário não suporte... idealmente os comunitários deviam andar por volta dos 7.0?!

A pergunta que vos queria colocar é como subir o PH de forma natural

já agora, gostava que me dessem uma opinião pf a propósito de otro tópico que coloquei: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=8257

obrigado pelas ajudas

Luís

Publicado:

Tens PH de 6.3?

Põe lá as plantas e não coloques CO2 para ver se o PH sobe. Se não subir eu desconfio que não vais precisar de CO2.

Além disso a maioria das plantas prefere um PH ligeiramente ácido.

PS: Não dês muito estrilho se não a malta dos discus salta-te em cima por estares a refilar do PH ser baixo

Cumps,

Carpe Diem

Publicado:

O problema Paluo é que já tenho plantas... e não sendo muitas, já é uma quantidade considerável delas

vou tentar por uma foto para verem...

Publicado:

Novidades

continua a descer, sem eu fazer nada.... hoje 6.0 :oops::wink: :D

não tarda e os meus peixes viram caldeirada...

Parece-me que há duas soluções possíveis que deixo à vossa consideração:

1 - Aumentar o PH através de meios naturais (quais não sei bem) e andar de olho na água

2 - Subir o KH, que deve ser muito baixo (ainda estou a tentar descobrir), por forma a conseguir tampão e estabilizar o aqua. Como fazer isso naturalmente, tb não sei...

pf digam-me se o que eu disse é um tremendo disparate ou não :oops:

obrigado

Luís

Publicado:

Olá!

Os aquários de água salgada têm de estar a um pH de 8.0 e tal, então poderias para subir o teu pH utilizar areia de coral num cantinho do aquário onde não se veja... ías colocando areia de coral até teres o pH desejado.

Não sei se o meu raciocinio está certo.

HAsta

Diogo Oliveira

Publicado:

já agora mostro-vos o gajo, para ver se entendem o prob

aqua.jpg

lá perdi a vergonha e decidi mostrar o menino :oops:

PS - desculpem lá o tamanho da foto mas tive uns probleminhas a perceber isto

Publicado:

Olá!

Bonito aquário... o teu problema está em quereres subir o ph certo?

Espera por alguem mais experiente que diga se a minha sugestão funciona. Eu penso que funcione mas como nunca experimentei so por raciocinio...

HAsta

Diogo Oliveira

Publicado:

O teu problema pode estar no canto inferior esquerdo do aquário. Experimenta mudar 50% da água e retirar esse tronco e outros que possas ter no aquário.

Cumps,

Carpe Diem

Publicado:

Olá PAulo!

Os troncos, por acaso baixam o pH, mas não é caso para baixar assim tanto não achas?

Eu tenho um tronco ainda grande no aquário e mantenho a 7.2 de pH.

HAsta

Diogo Oliveira

Publicado:

Um tronco pode baixar imenso o PH, depende dos troncos e do volume de água do aquário. Depende igualmente do poder tampão da água.

Neste caso estou a sugerir que ele experimente pois há troncos e troncos. Já tive alguns que pareciam não afectar o PH e outros que o alteravam significativamente.

Cumps,

Carpe Diem

Publicado:

Paulo

mas isso quer dizer que pelo vistos não posso ter troncos no aqua?

é que por acaso até acho que ficam bastante bem!...

Eu sei que a gante já discutiu isto no outro tópico, mas não era mais fácil subir o KH da água?

da maneira que estão as coisas, sempre que fizer uma pequena alteração no aqua, nem que não seja uma TPA, estou a fazer vaiar muito o PH e como tal a prejudicar os peixes?!...

Luís

Publicado:

Sim sem dúvida,

no entanto acho que deves primeiro tentar descobrir de onde vem o teu problema, nomeadamente retirando o tranco e tentando fazer uma troca de água.

Se a água da torneira sair até aos 6.8 penso que os teus peixes suportam uma mudança de água grandita. Se vires que podes prejudicá-los ou se a água da rede sair acima desse valor tem cuidado e faz mais mudas de água em menor quantidade.

Podes aumentar o KH se a química não me falha acrescentas carbonato de cálcio ou se pretenderes aumentar o KH sem mexer no GH usas Bicarbonato de Sódio. Mas não deves alterar os valores de KH ou outros sem antes teres um teste químico fiável para medires os resultados.

1 colher de chá de cada uma destas substâncias aumenta-te ai 1 ou 2 graus do KH.

Existem igualmente produtos à venda para o mesmo efeito, mas são feitos à base desses dois químicos diluídos em água destilada.

Volto a dizer, não alteres nenhum parâmetro sem teres algo com que possas medir os mesmos de forma fiável.

Cumps,

Carpe Diem

Publicado:

Um pH desses é sinal que não necessitas de CO2 ou que tens um KH muitíssimo baixo. Faz uma medição de KH, se o valor for razoável, então o teu problema é falta de luz.

Mais luz == mais fotossíntese == menos carbono na água == subida de pH.

Acredita, o teu problema ainda vai ser o inverso :wink:

Não metas areia de coral, um plantado não é um reef, se queres subir o pH então potencia a fotossíntese. Meter areia de coral sobe o pH à custa de uma subida da dureza, não interessa.

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Publicado:

Obrigado a todos pelas informações

Pedro, como ves as mudas que me arranjaste estão ali... que te parece?

"Hail to MrPCB" por me ter dado grande parte das plantas que possuo :wink:

Publicado:

boas

luis se keres subir o ph do teu aquario de uma forma natural,normalmente fasso, fazendo trocas de agua isto é se utelizas agua da companhia e se esta tiver com valores por volta de (7 a 7.5 ph).

cumprimentos

joão

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!