camarões... (Arco-íris?)


jorgefpf

Recommended Posts

boas,

comprei 3 camaroes numa loja e agora estou com alguma dificuldade em identifica-los.

Na loja comprei-os como sendo camarao cristal. Contudo acho que tenho 2 de uma espécie e outro de outra... Por isso agradecia que alguém me ajudasse na identificação ;)

Reparei na loja que pelo menos 2 deles quando foram metidos no saco eram azuis, nao tinha reparado porque a parede de fundo dos aquas onde estavam era também azul.

Agora já estão num pequeno aqua só para eles mas o azul não se nota muito, em vez disso parece-me que um deles está com tons verdes e outro está castanho com uma risca mais clara e bem visivel pelo corpo.

 

aqui deixo algumas fotos:

 

-este é o tal que é ligeiramnete maior que os outros dois e tem tons castanhos com a risca ao longo do corpo

DSC04361.jpg

DSC04358.jpg

DSC04356.jpg

 

-e estes são os outros dois que são do mesmo tamanho, sendo um o que tem as tonalidades de verde

DSC04440.jpg

DSC04434.jpg

DSC04407.jpg

DSC04336.jpg

DSC04321.jpg

DSC04332.jpg

 

desculpem a quantidade de fotos e a qualidade das mesmas... :)

Editado por jorgefpf

Cumprimentos

Jorge Fernandes ;)

 

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

`·.¸>«)))º>¸.·´¯`·.¸>«)))º>´¯`·.¸>«)))º>

`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸.·´>«)))º>

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jorge.

 

Não são muitos os camarões identificados que possuem risca castanha no dorso e que têm a capacidade de mudar de cor.

 

As espécies que me vêm à cabeça são:

 

- Caridina babaulti ssp.

 

- Caridina fernandoi

 

 

Pelas fotos, eu diria que se trata de um Caridina fernandoi porque o rostrum não é tão longo como o dos Babaulti.

 

Pode até tratar-se de outra espécie completamente diferente e desconhecida mas, dentro das identificadas, é a que me parece ir mais ao encontro da espécie que referi.

 

 

Cumprimentos,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jorge.

 

Não são muitos os camarões identificados que possuem risca castanha no dorso e que têm a capacidade de mudar de cor.

 

As espécies que me vêm à cabeça são:

 

- Caridina babaulti ssp.

 

- Caridina fernandoi

Pelas fotos, eu diria que se trata de um Caridina fernandoi porque o rostrum não é tão longo como o dos Babaulti.

 

Pode até tratar-se de outra espécie completamente diferente e desconhecida mas, dentro das identificadas, é a que me parece ir mais ao encontro da espécie que referi.

Cumprimentos,

André

 

 

Boas André,

 

o que é o rostrum ?!?!?!? :unsure:

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Marco.

 

O rostrum é a extremidade da carapaça, a zona da carapaça por cima da mandíbula que afunila e faz um bico. É uma das características anatómicas que os investigadores usam para classificar/identificar espécies. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Marco.

 

O rostrum é a extremidade da carapaça, a zona da carapaça por cima da mandíbula que afunila e faz um bico. É uma das características anatómicas que os investigadores usam para classificar/identificar espécies. ;)

 

 

Ok .. e dizes que os dos babaulti são mais compridos do que os dos fernandoi, mas apenas tendo uma delas como consigo comparar ?!?!?

 

 

A minha pergunta prende-se por eu já ter postado uma vez para identificar uns camarões (com uma foto pior que má), mas são muito identicos a estes aqui descritos. ainda receei que fossem heteropoda, mas estão juntos com red's à uns bons 6 meses ou mais e não noto cruzamentos entre eles e já lá vão algumas gerações. e sempre me inclinei para os babaulti... mas agora baralhaste-me ..... ;):crazyeyes: :crazyeyes: ainda mais ....

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André Silvestre, antes de mais obrigado pela ajuda nyah

Eu tinha andado pelo google a ver o que poderia ser e encontrei precisamente essas duas possibilidades. Contudo, tal como tu penso serem caridinas fernandoi pelo menos a primeira deve ser de certeza mas as outras duas já nao sei bem... como ja disse em cima são diferentes desta: são ligeiramente mais pequenas (só um pouco) e são menos castanhas ou quase não têm castanhos. Noto é um ponto de cada lado do corpo e têm um padrao tipo faixas na horizontal (tipo as riscas de um tigre) mas na horizontal, contudo estas faixas são muito ténues, mal se vêm. Um deles é que já reparei que tá com uns tons verdes bem visíveis.

Uma pergunta, desculpem a ignorância, as fêmeas costumam ser maiores?

será que a primeira é umaa fêmea e os outros dois um macho? ou será que não são da mesma idade? ou nem da mesma espécie? se calhar são perguntas complicadas... digo eu... :D

Cumprimentos

Jorge Fernandes ;)

 

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

`·.¸>«)))º>¸.·´¯`·.¸>«)))º>´¯`·.¸>«)))º>

`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸.·´>«)))º>

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André Silvestre, antes de mais obrigado pela ajuda ;)

Eu tinha andado pelo google a ver o que poderia ser e encontrei precisamente essas duas possibilidades. Contudo, tal como tu penso serem caridinas fernandoi pelo menos a primeira deve ser de certeza mas as outras duas já nao sei bem... como ja disse em cima são diferentes desta: são ligeiramente mais pequenas (só um pouco) e são menos castanhas ou quase não têm castanhos. Noto é um ponto de cada lado do corpo e têm um padrao tipo faixas na horizontal (tipo as riscas de um tigre) mas na horizontal, contudo estas faixas são muito ténues, mal se vêm. Um deles é que já reparei que tá com uns tons verdes bem visíveis.

Uma pergunta, desculpem a ignorância, as fêmeas costumam ser maiores?

será que a primeira é umaa fêmea e os outros dois um macho? ou será que não são da mesma idade? ou nem da mesma espécie? se calhar são perguntas complicadas... digo eu... bigsmile

 

a ver pelos meus, as 1ªs 3 fotos são femeas e as restantes são machos e sim,

 

as femeas são maiores que os machos, tem quase todas a risca ao longo do corpo, mais acentuada nas mais acastanhadas, nas esverdeadas, não se nota tanto, e têm uma mancha esverdeada nas costas antes de estarem ovadas

 

os machos variam entre o acastanhado com essas riscas e o verde, são mais transparentes e mais pequenos.

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

tenho novidades! banana rock

Passei pela loja onde comprei estes camarões e perguntei se sabiam qual era a espécie, disseram-me que eram Camarões Arco-íris... já tinha visto este nome pela net e agora fui ao google e de facto são parecidos, encontrei também algures que as c. fernandoi correspondem aos arco-íris... e podem crescer embora muito pouco frequente até aos 7cm, sendo o mais normal uns 2,5cm...

Apesar de algumas dúvidas creio que são mesmo estes que tenho, mas corrijam-me se estiver enganado :laugh:

Outra novidade é a fêmea ter mudado de casca, ficando mais clara mas com a risca castanho no dorso bem definida, e ficar com muitos e muitos ovos... Deixo aqui uma foto:

DSC04455.jpg

Cumprimentos

Jorge Fernandes ;)

 

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

`·.¸>«)))º>¸.·´¯`·.¸>«)))º>´¯`·.¸>«)))º>

`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸.·´>«)))º>

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 meses depois...

olá

vou desenterrar este meu tópico ehehe...

já não ando pelo fórum faz uns bons meses mas nestas férias de natal voltei :)

e reparei num tópico aqui que fala de uns camarões comprados na ornimundo, e precisamente à um ano atrás eu também comprei estes 3 na mesma loja...

 

na altura o nomes mais apontados foram babaulti ou C. fernandoi...

 

um ano depois lembrei-me de ir ver com mais atenção como estavam as coisas no pequeno aquário onde ainda mantenho a descencência de gerações e gerações dos 3 primeiros 8)

 

tirei alguns do aquario para os ver contra um fundo branco e encontei isto :roflroll2:

 

um leque de cores, desde castanhos, amarelo-esverdeados, verdes e azuis:

DSC00086.jpg

DSC00087.jpg

DSC00104.jpg

 

aqui um dos azuis:

DSC00088.jpg

DSC00102.jpg

DSC00107.jpg

 

aqui um bem verde:

DSC00141.jpg

 

e aqui uma com um padrão diferente de castanhos:

DSC00135.jpg

 

e agora será que a identificação poderá ser mais fácil? :puppydogeyes: :-D

Editado por jorgefpf

Cumprimentos

Jorge Fernandes ;)

 

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

`·.¸>«)))º>¸.·´¯`·.¸>«)))º>´¯`·.¸>«)))º>

`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸.·´>«)))º>

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais