Bateria para criação de Discus.


JMCG

Recommended Posts

Boas

 

 

Tenho um casal de discus com diversas posturas no entanto na transição do cone para o os pais os discos bebés desaparecem pois eles estão num aquário comunitário, estando eu a pensar em separar o casal para outro aquário.

 

Estou a pensar em fazer a bateria que apresento na imagem em baixo.

Bateria.jpg

A bateria será constituída por 3 aquários e um compartimento para filtros ou para uma sump para os 3 aquários.

 

Sendo o 1º aquário o superior, de 42 litros com as dimensões de 40 C x 35 A X 30 P, e seria neste que colocaria o casal de discus.

 

O 2º aquário o do meio, de 36 litros com as dimensões de 40 C x 30 A X 30 P, para os filhotes dos discus.

 

O 3º aquário o inferior, de 36 litros com as dimensões de 40 C x 30 A X 30 P, para os filhotes dos discus já com umas dimensões superiores.

 

O compartimento do fundo da bateria tem as dimensões de 40 C x 38 A X 30 P, onde ficará um filtro 2213 da eheim, e duas bombas de oxigénio para os filtros de esponja dos aquários 2 e 3, ou então uma sump que teria de servir os 3 aquários.

 

Consoante o crescimento dos disquinhos eu irei transferi-los para um aquário de 400litros, onde poderão crescer livremente.

 

No entanto gostaria de saber das vossas opiniões, se a referida bateria tem pernas para andar para frente, e se a dimensão do aquário do casal é a suficiente, pois o local onde vou colocar a bateria só tem este espaço disponível.

 

Obrigado

JMCG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, também estou a iniciar-me na criação de discus, penso que nenhum desses aquários tem as dimensões mínimas para o efeito, o aquário onde coloquei o casal tem as seguintes dimensões 70cm de comprimento 40 cm de altura e 30 cm de profundidade, apesar de serem 84 litros, pelo que li o ideal é um cubo de 50 cm (125litros).

Para os peixinhos recém nascidos dá perfeitamente mas sei que quanto mais crescerem maior vai ser a necessidade de espaço para os mesmos.

Eu não serei a pessoa mais indicada para te dar conselhos pois a minha experiência neste campo ainda é mínima, mas isto é o que aprendi com alguns membros mais experientes.

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Pelo que sei para discus adultos o minimo é 50cm de altura.

O daniel tem razão o cubo de 50cm é o ideal,pois tem a altura suficiente e com 50 de largura não deixa os alevins afastarem-se muito dos pais.

 

abraços

Luís Passeiro-APK250

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá , eu vou pelos 44x44x44 , 70L ...mas isso sou eu :rolleyes: . Quanto ás sumps para mim ainda é grego isso tudo , tenho sistema de escoamento por gravidade 5 estrelas e com alimentação por sistema de rega gota a gota. A filtragem , é aleatória :mrgreen: uso muita coisa para muitos , mas basicamente só os aquarios de 250 litros tem filtros externos , mas esses casos são aparte .um abraço.

 

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Obrigado pelos vossos comentários, pois eu também tenho estado a pensar em aumentar a dimensão do aquário do casal para 40 de altura e 35 de largura, mantendo os 40 de comprimento, o que dá quase 60 litros.

 

Pois como vos disse estou limitado quanto às medidas da bateria por falta de espaço, unicamente podendo aumentar na altura do aquário do casal e no máximo a largura do aquário para os 35cm.

 

Daniel Fortes

Eu sei que os aquários não têm as dimensões ideais no entanto no caso do casal eles estão num aquário comunitário onde sofrem constantemente ataques ao ovos de cardinais e petitelas, para não falar no stress que os outro discus provocam cada vez que invadem o seu território, e penso que esta solução seja melhor para eles do que a actual.

No caso dos recém nascidos a sua estadia nos outros aquários da bateria será apenas de transição pois têm destinado um aquário de 400litros.

 

TIE (Luís Passeiro)

Já estou a resolver o problema em relação à altura do aquário do casal no entanto discordo contigo quanto à largura, pois eu já tive um aquário comunitário onde a largura dele era apenas de 35cm e tinha vários discus neste.

 

Duarte36

Sim Duarte, eu penso em aspirar e fazer tpa’s mínimas de 20% ou 25% diárias, no entanto gostaria de saber se os 40cm de altura são suficientes ou terei mesmo de pôr os 50cm. Em relação ao comprimento não vou alterar e na largura vou acrescentar mais 5cm ao que estava planeado passando este para os 35cm.

 

Netmaniac (José Palma)

Em relação ao aquário já pus tudo o que tinha em mente na resposta ao outros membros, mas no teu caso em relação à filtragem eu vou optar pelo filtro 2213 da Eheim, pois também não tenho conhecimentos sobre o funcionamento de uma Sump (terá de ficar para mais tarde).

 

Obrigado

JMCG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

As medidas minimas para fazeres uma coisa em condiçôes sâo

50x50x50 = 125 litros com o filtro 2213.

 

Obrigatorio tpa's todos os dias. :microwave:

 

Espera-te MUITO TRABALHINHO. :onfire:

 

Eu tenho 65x50x50 = 162 litros

 

Faço tpa's todos os dias 3 vezes por dia SEM FALTA :(

Cuide bem de seus discos,afinal,existe uma enorme diferença entre viver bem e sobreviver.
http://agpa.forumeiros.com/lacs-discus-f15/
actuals.jpg
Cump
Luis Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

As medidas minimas para fazeres uma coisa em condiçôes sâo

50x50x50 = 125 litros com o filtro 2213.

 

Não concordo ::D:

 

Os Asiáticos produzem em 70 Litros e toda a gente sabe com excelentes resultados banana rock

 

É muito litro 125 :wacko:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Citando-me a mim próprio

 

"Olá , eu vou pelos 44x44x44 , 70L ...mas isso sou eu ."

 

E citando o amigo duarte

 

 

"duarte36 Postado Ontem, 11:44 PM

QUOTE(lacs @ Jan 15 2008, 10:53 PM)

Boas

As medidas minimas para fazeres uma coisa em condiçôes sâo

50x50x50 = 125 litros com o filtro 2213.

 

 

Não concordo

 

Os Asiáticos produzem em 70 Litros e toda a gente sabe com excelentes resultados

 

É muito litro 125 "

 

 

um abraço , jose palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não concordo banana rock

 

Os Asiáticos produzem em 70 Litros e toda a gente sabe com excelentes resultados :)

 

É muito litro 125 :(

 

 

mas é sabido que os asiaticos trocam 100% da agua ou mais ao dia....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu estou a seguir este tópico com interesse pois futuramente estarei também a ponderar a construção de aquário para criação de discus.

 

Nós sabemos que talvez as dimensões do aquário para o casal de discus do membro JMCG, poderá não ter as medidas ideais mas não nos podemos de esquecer que o próprio membro tem noção disso e no entanto este encontra-se limitado ao espaço disponível, sendo este um ponto muito importante.

Também concordo que talvez a solução apresentada por este seja melhor do que a actual, que é ter o casal com posturas no aquário comunitário, sabendo o stress que o resto da população pode provocar ao casal.

 

Eu talvez aumentaria a altura para 50cm, e manteria as outras medidas (40Cx35L).

 

Eu também concordo com o Duarte36 no que diz respeito aos 70 litros serem suficientes, no entanto será necessário tpa’s diárias, para manter o nível da qualidade da àgua.

 

Agora aqui um aparte quem já viu os aquários de criação de criadores asiáticos, não é a litragem que conta mas sim as mudanças de àgua efectuada, também já foi visto aqui no fórum, aquários de criação do Stendker (criador alemão), onde estes estão sobrelotados e no entanto eles crescem bem e de boa saúde, qual será a fórmula???

Muita tpa’s como é obvio.

 

 

Cumprimento,

Jorge Gonçalves

Cumprimentos,

 

Jorge Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

O membro Swazi, focou e bem o meu problema ser o espaço limitado.

 

Em relação à altura do aquário destinado ao casal, posso aumenta-lo para 50cm sem problemas, e quanto aos aquários destinados aos filhotes vou deixa-los com as medidas inicias, nem que para isso tenha de fazer diversas mudanças de água ao dia.

 

Duarte36

Gostaria de te perguntar se os 40cm em altura são suficientes ou terei de por os 50cm.

Faço isto pois penso que tu deves ser das pessoas com mais experiência com discus aqui no fórum.

Já agora quais são as dimensões do teus aquários dos teus casais???

 

Obrigado

JMCG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

40 de água chega mas não esquecer que tens mais alguns cm para a saída da água e mais alguns para a tampa o que dá no mínimo em vidro de 44 cm

 

30% todos os dias chega eu faço 40% em 70 litros e 30% em 90 com filtro de esponja que dá um rendimento de 10% na amónia

 

nos tanques de 30L faço 2 vezes ao dia 100% em sumps faço 20% em tanques de 4 litros 4 vezes 100%

 

não sou asiático para ter água quente senão fazia 300% em todos

 

e

 

Não sou o que sabe mais às tantas sou o que falo mais...demais...!

 

Fiquem bem

Editado por duarte36
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há pouco esqueci-me de vos mencionar uma experiência que tive com discus e a qual foi traduzida com um enorme êxito em relação ao estado de saúde e crescimento dos mesmos.

 

Passo a relatar o sucedido, comprei um aquário com +/- 360 litros no decorrer do mês de Novembro de 2006 e como na loja estavam uns fantásticos discus em promoção resolvi adquirir 5 sendo estes com as dimensões de 5 a 7cm indo estes para um aquário (52Cx28Ax22L) com menos de 30litros com um filtro de esponja e uma pedra difusora, esta situação era para ser provisória e acabou por ser prolongar por 6 meses, pois estive esse tempo todo à espera de um substrato que veio dos EUA.

 

O que vos posso dizer é que os mesmos acabaram por crescer até ao 10 e 12cm, sem problemas de saúde.

Agora o que eu fazia era alimentá-los 3x ao dia e mudanças de pelo menos 10 a 15litros diariamente e de 3 em 3 dias limpava o filtro de esponja.

 

Cumprimentos,

Jorge Gonçalves

Editado por swazi

Cumprimentos,

 

Jorge Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sendo a pessoa mais experiente para estar a dar palpites em questões de medidas minimas , tenho lido bastante sobre criação de Discus e Começei novamente à pouco tempo com a criação de Discus e Escalares.

 

Os Discus podem crescer com saude como dizem até aos 12 cms com muitas mudas de água e muita tenção nos níveis de Amónia e Nitritos num Aquário de 32 Litros, agora tenho muitas dúvidas que o seu desemvolvimento seja a 100 %, pois não têm espaço suficiente para se desemvolver adequadamente.

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais