Nano reef de 60l


Murty77

Recommended Posts

Boas!

 

Para manteres um nano tão apertado em litragem, deves ter a noção que deves seguir à risca a manutenção dele sem falhares nada, pois uma muda de água em falta pode significar um aumento de matéria orgânica grande que fará com que a água desiquilibre e tenhas problemas de algas. Os nanos são sempre assim, quanto mais pequenos, mais dificeis.

Poderás ter 1 palhaço pequeno, que acaberá por crescer e ser grande demais para o aqua, e colocar um ou dois corais moles que não requerem muitas condições.

Quanto ao material, um termoestato, bombas de circulação, escumador de pedra difusora, termometro, densimetro, alguns testes, iluminação, areia, rocha viva e acho que não me esqueci de nada.

Para treminar, acho que devias apostar em algo maior....torna-se mais facil de manter e o investimento não é muito maior que o que vais ter.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Para manteres um nano tão apertado em litragem, deves ter a noção que deves seguir à risca a manutenção dele sem falhares nada, pois uma muda de água em falta pode significar um aumento de matéria orgânica grande que fará com que a água desiquilibre e tenhas problemas de algas. Os nanos são sempre assim, quanto mais pequenos, mais dificeis.

Poderás ter 1 palhaço pequeno, que acaberá por crescer e ser grande demais para o aqua, e colocar um ou dois corais moles que não requerem muitas condições.

Quanto ao material, um termoestato, bombas de circulação, escumador de pedra difusora, termometro, densimetro, alguns testes, iluminação, areia, rocha viva e acho que não me esqueci de nada.

Para treminar, acho que devias apostar em algo maior....torna-se mais facil de manter e o investimento não é muito maior que o que vais ter.

 

Boas.

Em primeiro lugar, obrigado pela resposta.

Em relação ao investimento, para um aquário deste tamanho, estamos a falar de quanto? E, ao fim do mês, quanto é que representará na conta da luz?

Fica bem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num aqua de 60 lts, e contando com tudo, incluindo o aqua, talvez uns....€200 a €300, conforme o que comprares e onde, mas já com os principais testes, areia, uns 4 ou 5 Kg de rocha.....Se fores para um de 100lts gastas mais uns €50 por causa de mais rocha, nada de mais.

A rocha é só para arrancares, depois terias que dar mais uns €50 ou €60 para teres a quantidade de rocha final.

Acho que não me enganei muito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Só para teres uma ideia, a título de exemplo, para 408 Watt's de iluminação diária para salgados (2x150W HQI+ 2x54W Actinias), dá a pequena quantia mensal de 14,62 €.

 

Quanto ao resto, depende do equipamento que tiveres de usar.

 

Abraço.

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para teres uma ideia, a título de exemplo, para 408 Watt's de iluminação diária para salgados (2x150W HQI+ 2x54W Actinias), dá a pequena quantia mensal de 14,62 €.

 

Quanto ao resto, depende do equipamento que tiveres de usar.

 

Abraço.

 

 

É pa, gostava que me pudesses explicar melhor isso dos custos mensais não e por nada mas acho que isso esta a ai dinheiro a mais mensal. Mas gostava de obter uma contas ao ajuda para percerber com podes-te chegar a esses valores

Editado por hugocc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada mais fácil, fiz a conta para 408 Watt's de iluminação diária (2x150W HQI+ 2x54W Actinias), sempre em horas cheias (0% no vazio), por dia, durante 8 horas.

 

Deu-me um consumo de 97.92 KWh com uma potência mínima no quadro geral recomendada de 1.15 KVA. O custo é de 14.62 € mensais, só para a luz do aqua.

 

Tens dúvidas? Queres saber o gasto total do teu aqua mensalmente? Consulta o site da EDP, tem lá um simulador.

 

Abraço.

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada mais fácil, fiz a conta para 408 Watt's de iluminação diária (2x150W HQI+ 2x54W Actinias), sempre em horas cheias (0% no vazio), por dia, durante 8 horas.

 

Deu-me um consumo de 97.92 KWh com uma potência mínima no quadro geral recomendada de 1.15 KVA. O custo é de 14.62 € mensais, só para a luz do aqua.

 

Tens dúvidas? Queres saber o gasto total do teu aqua mensalmente? Consulta o site da EDP, tem lá um simulador.

 

Abraço.

 

 

Ja vi e gostei da simulação como e bom ter biorario :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda este mês também vou mudar para bi-horário... não estou interessado em ser accionista da EDP à força :D

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos,

 

Também analisei esta questão e mudei em Dezembro para a tarifa bi-horária. Sempre se poupa, especialmente com os equipamentos que funcionam 24h.

 

Quanto à iluminação. Para os mesmos 408w que o Nuno refere, assumindo um periodo de iluminação entre as 12 e as 0h, ter uma tarifa bi-horária significa...uma poupança de 1 Euro.

 

Mas pronto, como dizia o outro " 1 euro é 1 euro"

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos,

 

Também analisei esta questão e mudei em Dezembro para a tarifa bi-horária. Sempre se poupa, especialmente com os equipamentos que funcionam 24h.

 

Quanto à iluminação. Para os mesmos 408w que o Nuno refere, assumindo um periodo de iluminação entre as 12 e as 0h, ter uma tarifa bi-horária significa...uma poupança de 1 Euro.

 

Mas pronto, como dizia o outro " 1 euro é 1 euro"

 

Abraço

 

O post não era para se ver quanto gastamos de luz mas tenho de responder. Tenta por o fotoperiodo entre as 20 ate 5 da manha poupas bem mais que um euro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.