Peixes a morrer...


Hamlet

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Tenho um aquário comunitário de 120l há já vários anos com alguns SAE, zebras, corydoras albinos, camarões e um pleco. Tudo corria em automático, a manutenção era básica e regular e os parâmetros da água pareciam-me todos ok. Temp. 24; Ph 7.5; amónia 0; nitritos 0; nitratos 0 a 5ppm.

 

Há cerca de 1 mês comprei 4 guppies, 4 zebras e 4 corydoras albinos numa loja insuspeita (penso eu).

 

Ainda durante o transporte um peixe morreu e durante a climatização morreu outro. Achei estranho.

 

A partir daí os peixes começaram a morrer - primeiro os que tinha comprado, depois os que já tinha. Até o velhinho e resistente pleco morreu! :) Resistiram as corydoras, 2 guppies macho, 2 SAEs e os camarões.

 

Apesar de não fertilizar, a água começou a ficar esverdeada e apareceram algas nas pedras, nos troncos, nos vidros.

 

Depois de algumas TPAs e 15 dias depois voltei a introduzir um pleco, 2 guppies e algumas corydoras - comprados noutra loja. Curiosamente, ou não, um guppy morreu durante o transporte e outro morreu ainda durante a climatização.

 

Na manhã seguinte, o pleco estava morto e começaram a morrer corydoras - que sempre foram altamente resistentes no meu aquário.

 

Os parâmetros da água continuam os de sempre. A única coisa menos normal são as algas verdes que antes não tinha.

 

Não percebo o que se passa. Os peixes estão a morrer sem manchas, veludos, pintas ou qualquer sintoma. Apenas estranho que os peixes andem demasiado à superficie, mesmo depois das TPA.

 

Será algum parasita? Terão sido picos de amónia, apesar de ter medido várias vezes e os valores estarem a zero?

 

Não sei o que fazer...

 

Obrigado.

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Não me leves a mal mas peixes a morrer no transporte ou foram mal escolhidos ou o transporte não foi o melhor.

Experimenta testar os nitratos dessa àgua e "mete" lá aqui os valores.

Para prevenir, durante uns dias, vai mudando 10% da àgua DIÁRIAMENTE.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,...

 

Não te esqueças de mencionar os materias filtrantes que usas, como quaisquer outro material que usas no aqua, como por ex: bombas, aquecedor, filtro, etc...

 

Tudo é muito importante.

 

Em relação aos peixes que morrem em transporte, já estou como o outro colega, que foi realizado em péssimas condiçoes. Provávelmente a culpa será da pessoa que os ensacou.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fica mais alguma informação...

 

Tenho uma bomba de ar e um termostato normalíssimo e um filtro externo da Tetra que limpo de 2 em 2 meses. Aspiro o areão sempre que faço as TPAs - semanalmente.

 

Os peixes pareciam bem acondicionados no saco e as viagens foram relativamente curtas. Mais facilmente acredito que os peixes já viessem doentes, ainda que tenha tido "azares" em duas lojas distintas - lojas de "centro comercial", ainda assim.

 

Admito poder ter metido demasiados peixes ao mesmo tempo, embora já o tenha feito no passado sem qualquer problema - o aquário está ciclado há uns 7 anos e nunca tive picos de amónia depois de introduzir peixes.

 

Mais logo volto a medir os nitratos.

 

Obrigado.

Hugo

Editado por Hamlet
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, isso de meter os peixes de uma vez só, vai de caso a caso, a mim correu-me bem, coloquei de uma vez só cerca de 15 guppies e mais 4 espadas e alguns mais, pois só me morreram 2.

 

Porque? tinha que ser...

 

Os meus filtros (e cada caso é um caso), são limpos 2 em 2 semanas intercalados com as TPAs (e estas semanalmente.

 

TPA´s

 

20/30% semanalmente

50% mensalmente

e aqui aproveito sempre para limpar melhor o fundo, aonde chego!!!

 

Mais, na minha opiniao a temperatura deveria situar-se nos 26º e acima....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta testar os nitratos dessa àgua e "mete" lá aqui os valores.

Os nitratos estão nos 5 mg/l, pelo que não será por aí...

 

Entretanto continuo com TPAs frequentes e em breve tentarei comprar 2 ou 3 peixes numa loja que não de "centro comercial"...

 

Hugo

Editado por Hamlet
Link to comment
Partilhar nas redes sociais