Possivel substracto para salgados muito mais barato.Duvidas


Recommended Posts

Bom dia.ando numa guerra para evitar gastar rios de dinheiro em aragonite e tou a tentar arranjar alternativas.

entao aqui vai. a aragonite é constituida por carbonato de calcio e magnesio CaC03

ora em portugal á pelo menos tres tipos de rocha que teem exactamente a mesma constituição o marmore o cascalho e a pedra de calçada.o prolema está em moer essas pedras.

MAS eu tive uma ideiazita,nos locais de obras os calceteiros usam pedra de calçada moida para tapar os buracos entre as pedras,essa areia tem varios tipos de graos que vao dos 4mm ate pó.eu peguei num bocado dessa areia e pus no meu reactor de calcio para verificar de realmente

continha calcio na sua constituiçao. Et Voila depois de uma dia a funcionar

fiz um teste á agua do reactor 500ppm de calcio 5ppm de nitrato "o mesmo da agua do aquario"ou seja a pedra nao tem nitrato. e 0 ppm de amonia e sulfato.resumindo.a pedra de calçada moida dá para meter como substracto com os mesmos efeitos da aragonite.

MAS gostaria que alguem me dissesse se por ventura a pedra nao terá

mais componentes que se dissolvam e me vao matar a minha bixarocada toda.

e ja agora essa areia tem muito pó.eu estou a separar o pó com um crivo feito com rede mosquiteira.até agora tou a ter bons resultados.os gajos das obras é que nao vao gostar muito pois já lhes gamei 4 latas de 25 litros de areia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Vitor

 

Bom dia.ando numa guerra para evitar gastar rios de dinheiro em aragonite e tou a tentar arranjar alternativas.

entao aqui vai. a aragonite é constituida por carbonato de calcio e magnesio   CaC03

 

Pequena correcção, a Aragonite é um Carbonato de Cálcio, isomorfo da Calcite, isto é, mesma composição química mas estrutura molecular diferente.

 

A dolomite é qúe é um Carbonato de Cálcio e Magnésio (conhecido também por ser um carbonato duplo)

 

ora em portugal á  pelo menos tres tipos de rocha que teem exactamente a mesma constituição   o marmore  o cascalho e a pedra de calçada.o prolema está em moer essas pedras.

 

Outra correcção, do que citas-te só o mármore é de facto uma rocha, o termo casacalho é uma referência à dimensão da partícula (granulometria) , e o termo pedra da calçada não refere nem tamanho nem composição!!!

 

O cascalho e a pedra da calçada pode ter composição química muito variada. Isto é, podes ter cascalho de qualquer rocha e pedras da calçada também.

 

MAS eu tive uma ideiazita,nos locais de obras os calceteiros usam pedra de calçada moida para tapar os buracos entre as pedras,essa areia tem varios tipos de graos que vao dos 4mm ate pó.eu peguei num bocado dessa areia e pus no meu reactor de calcio para verificar de realmente continha calcio na sua constituiçao. Et Voila depois de uma dia a funcionar fiz um teste á agua do reactor 500ppm de calcio 5ppm de nitrato "o mesmo da agua do aquario"ou seja a pedra nao tem nitrato. e 0 ppm de amonia e sulfato.resumindo.a pedra de calçada moida dá para meter como substracto com os mesmos efeitos da aragonite.

 

Em Lisboa, a maior parte da pedra da calçada tem, origem na trituração de blocos de calcário que não servem para outros fins, no entanto muitas vezes é usado o basalto também......e por vezes outras rochas, por isso aconselho-te a informares-te que o que recolhes é de facto Calcário...

 

MAS gostaria que alguem me dissesse se por ventura a pedra nao terá mais componentes que se dissolvam e me vao matar a minha bixarocada toda. e ja agora essa areia tem muito pó.eu estou a separar o pó com um crivo feito com rede mosquiteira.até agora tou a ter bons resultados.os gajos das obras é que nao vao gostar muito pois já lhes gamei 4 latas de 25 litros de areia.

 

Bem, este ponto é mais complicado, mas vou tentar ajudar.

 

Uma rocha naturalmente tem uma composição química muito variada, depois tens de pensar que alguns desses blocos podem ter sofrido contaminação por alguns produtos usados no desmonte e na trituração...

 

O calcário em concreto, pode ter vários graus de porosidade, tornando-o capaz de absorver várias substâncias na sua estrutura.

 

Em síntese, colher a pedra da calçada, para além de poder ser considerado vandalismo, pode ter outros produtos nocivos.

 

Somente uma análise a composição química poderia dissipar as dúvidas, mas não é muito barata....

 

Se de facto o Calcário usado na pedra da calçada servir os fins dos aquários da água salgada, então recomendo-te uma excursãozita, a várias zonas de Lisboa, onde tens Afloramentos de Calcários e onde poderás retirar uns quilitos com um perigo de "contaminação" reduzido.

 

PS - a areia usada no preenchimento da pedra da calçada poderá ser sílica, CUIDADAO!!!

 

Espero ter ajudado

 

Abraços

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola,obrigado pela resposta elucidante.

tenho quase a certeza de ser calcario pois quando em contacto com vinagre faz uma leve efervescencia,o mesmo se passa com a "areia" que dá bem para ver ke nao é areia mas sim o resultado de alguma pedra triturada,o ke me dá a entender que seja de origem calcaria.Quanto a contaminaçoes nao faço a minima ideia,mas o ke me interessa mais nessa areia é ke nao contenha silicatos e nao apodreça dentro do aquario.ja esperimentei varios tipos de areia incluindo areia do rio e do mar e apodrecem todas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola! pois eu sei k doi!!

 

Mas tb fiz mta pesquisa e nunca fikei com certezas de nada, por isso optei pela mais segura- a legitima mesmo, para alem de ter mts elementos beneficos que de certo essa areia ou po de k falas n tem, -strountium,magnesium,molybdnenum,etc..a sua dissoluçao no aqua é a melhor devido ao tamanho dos graos,

o k faz k por consequencia se gaste, tipo num ano é capaz de passar para metade...por tres sacos dei qq coisa cm 35 contos!!!

 

CLARO k se contar isto a alguem toda gente se vai rir na minha cara--35 cnts em areia,né?Claro,k é o meu mais bem guardado segredo;)LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais