sump


carralas

Recommended Posts

Boas noites, e um bom ano para todos deste forum.

 

Tenho umas duvidas que gostaria que me ajudassem no planeamento do meu aquario de agua salgada.

Estou a construir uma moradia e mandei fazer uma bancada para por um aquario em cima, esse aquario vai ficar a ver-se do lado do corredor e da sala,

as laterais ficam tapadas, do lado do corredor fica em aberto.

 

O aquario vai ter 120 cm de comp x 60 de largura e 50 de altura (que da cerca de 360l acho )

eu por baixo do aquario deixei 2 divisorias para guardar o material com 70cm comp e 40 largura cada uma.

 

Agora a minha duvida é, vou ter o aquario principal em cima e posso por outro mais pequeno por baixo (tamanho a decidir) isso é que é o SUMP??

mas como se faz a ligaçao fisica entre si é com mangeiras por cima do aquario, fura-se a meio, no fundo do aquario????

como se faz a vedaçao dos mesmos ??? depois se faltar a luz nao vai esvaziar o aquario de cima???

eu tinha um aquario de agua doce de 200l e tenho o filtro da EHEIM professionel II que da 1000l por hora sera que o posso aplicar neste de agua salgada, se tenho algum beneficio?

 

e ja agora qual o material que aconselham para este aquario(quero ter corais e peixes)

 

Desde já obrigado a todos

Editado por carralas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Vamos lá ver se consigo esclarecer-te umas dúvidas:

 

Agora a minha duvida é, vou ter o aquario principal em cima e posso por outro mais pequeno por baixo (tamanho a decidir) isso é que é o SUMP??

- Sim, o aqua que vais colocar por baixo é a sump, onde terás toda a "maquinaria" no aqua.

 

mas como se faz a ligaçao fisica entre si é com mangeiras por cima do aquario, fura-se a meio, no fundo do aquario????

como se faz a vedaçao dos mesmos ??? depois se faltar a luz nao vai esvaziar o aquario de cima???

- Idealmente terás de fazer uma coluna seca para poderes fazer a ligação para a sump, onde terás o vidro de baixo furado. Aqui está uma foto de um aqua com a coluna seca no canto e as tubagens para a ligação:

IMG_9391.JPG

O tubo mais baixo é o escuamento do aqua para a sump que na parte de baixo é o tubo com a torneira. O tubo mais alto é o ladrão, que na parte de baixo ainda não tinha tubo, na altura, mas tem agora. Dentro do ladrão passa o retorno da sump para o aqua. Essa foto já é velha, depois a ver se arranjo algo melhor para te esclarecer melhor.

Para fazeres a vedação dos furos é através de passa muros.

 

eu tinha um aquario de agua doce de 200l e tenho o filtro da EHEIM professionel II que da 1000l por hora sera que o posso aplicar neste de agua salgada, se tenho algum beneficio?

- Para um recife, esse filtro não vai fazer nada. A filtragem é feita através da rocha viva.

 

 

 

Aproveito para te aconcelhar a ler isto:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=33109

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Impecável. O Pedro não brinca em serviço e já te deu uma grande ajuda com as tuas dúvidas.

 

Eu sou novato e tenho um aquário com umas dimensões muito parecidas com as do teu.

 

Os meus conselhos:

 

- Sugiro que aumentes a altura do aqua de 50 para 60 cm. Isto para teres uma boa coluna de água, dado que tens que contar com pelos menos 5cm a menos com o areão.

 

- Quanto aos tubos e furos e afins. Das 2 uma: compra feito ou pede ajuda a quem percebe da coisa (ao Pedro Conceição, por exemplo). Não te metas em aventuras, pois 360 litros já dá quase um tsunami em casa. Se optares por comprar feito, aconselho-te a vidromoldura ou preferencialmente a Aquamagia em Oeiras.

 

 

Em termos das tuas dúvidas com equipamento:

 

1ª fase

- aquário

- sump

- coluna seca (com uns tubos e de preferência dentada à superfície)

- tubagens

- termómetro

- densimetro (compra um de vidro. esquece os de plástico)

- areão (aconselho 3-5mm. sugar size é mais bonito mas muito dificil para limpar)

- termóstato (para o teu aqua talvez 2 de 200w ou de 300w se a casa for fria)

- bomba de retorno - para passar a água da sump para o aquário. eu tenho uma eheim compact+ 3000l/h

- bomba de circulação - para a circulação de água dentro do aquário. eu tenho uma resun wave maker 15000 litros/hora

- osmose inversa (nem penses em usar água da torneira) para "fazeres" a água. eu tenho o aquamedic easyline 90

- sal red sea coral pro 22kg (dá para 660 litros de água). podes sempre utilizar água do cabo raso. fica ao teu critério. ambas as opções têm vantagens e desvantagens como tudo na vida.

 

2ª fase (ainda mais dolorosa que a primeira em termos de $$$)

 

- rocha viva (é ela que faz de filtro nos aquários de água salgada). todo o dinheiro gasto aqui é bem gasto. para as dimensões do teu aqua, diria que 40kg's minimo.

- iluminação (a mim ainda me dói) - se queres ter corais vais ter que investir bem. eu tenho uma calha aquamedic com 2 hqi de 150w e 2 actinicas de 54w.

- escumador (vital para um aquário de água salgada) - o ideal é um para o dobro dos litros do teu aqua. eu tenho um v2skim 600 (para 600 litros).

 

iluminação e escumador só depois de adicionar a rocha viva. antes não vale a pena.

 

3ªfase

 

- kit de testes (mínimo amónia, nitritos, nitratos, ph, cálcio, magnésio e cobre)

- osmoregulador. para fazer a reposição da água que evapora

- kalk (a adicionar à água de reposição)

 

finalmente...

 

se ainda estiveres vivo...

 

peixes e corais!

 

acho que não me esqueci de nada. mas provavelmente esqueci-me. biggrin.png' alt=':biggn:'> ajudem-me please a completar!!

 

o mais importante de tudo. muita paciência e uma pitada de sorte!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda.

 

Já fiquei esclarecido quanto ao sump, e ja mandei fazer um aqua de 120 c x60 l x 55 a não posso fazer maior porque ja tenho o buraco com essas dimensoes na parede.

 

Agora tinha outra questão como o meu aquario vai ficar enbutido numa parede, vai ser possivel ver o aquario dos 2 lados,

 

O que me leva a outra questão onde fazer a coluna seca, penso que normalmente se faz num dos cantos do aquario, mas se eu o fizer vai ficar a verse de um dos lados.

 

Sera que a posso fazer tambem de lado mas ao centro em vez de um canto???

 

Já agora mais uma perguntinha, esta a pensar comprar rocha viva e rocha morta e po-la no aquario a maturar uns tempos, tenho de ter todo o material para isso ou posso nao ter lampadas por exp.

 

Pelo que andei a ver a rocha viva é carissima, alguem sabe onde se pode arranjar a um preço mais razoavel??

 

obrigado mais uma vez

Editado por carralas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Sobre a coluna seca, no teu caso eu fazia no centro do aqua, mesmo no meio, e depois escondia com a rocha.

Sobre começares só com rocha, podes fazer. Colocas os dois tipos de rocha e podes estar sem iluminação sem problema.

A rocha é mesmo cara, pois é o principal num recife. Às vezes aparecem uns negócios de pessoal que está a desmontar os aquas, mas se comprares em grande quantidade numa loja, compras a um preço bom.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado Pedro pela ajuda, vou seguir o teu conselho e fazer a coluna seca ao centro, so espero que nao fique um pouco fragil devido a nao ter apoio dos lados, ja agora o que é o pente????

 

Agora o aquario vai ficar com 55cm de altura, a que altura á de ficar a coluna seca em relaçao ao topo do aquario??? e que medidas para o espaço ocupado pela coluna seca(exp. 20 cmx15cm) para ter 2 furos de 5 cm ou pode ser mais pequena???

 

Em relaçao ao sump estive a medir e so consigo la por um aqua de 60cx37lx39a =60litros acham que chega e dividido em 2?? eu no comprimento e largura nao posso mexer mas em altura podia por mais ate 50 cm acham que tinha algum beneficio em relação as outras medidas??

 

obrigado bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, coloca no teu perfil a tua zona de residencia para o pessoal te poder ajudar.

Sobre as dimensões da coluna seca, não te preocupes, o Rui (Vidromoldura) sabe bem como fazer e quais as dimensões!

 

O pente é um pedaço de acrilico que tem uma forma de pente que fica na parte de cima da coluna de forma a deixar passar a água e nada mais. Dessa forma os peixes e maioria dos vivos não passam para dentro da coluna seca, excepto pequenos caracois.

 

Já agora, para que queres 2 buracos de 50mm?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso o gajo 1/2 maluco até fui eu! Nunca é demais ter 2 buracos de 50mm, e a minha ideia era colocar uma bomba de 10000 lts/h a fazer retorno com 3 ou 4 saídas em locais diferentes, por isso o escuamento tinha mesmo que ser largo.

Eu actualmente tenho como disseste carralas, acho que é uma boa escolha!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais