ICTIO OU CRYPTOCORION ?


saportugal

Recommended Posts

Num aquário de 100 lits tenho dois palhaços e um Hepatus.

Rocha viva e alguns corais.

Notei que passados 15 dias após a introdução, este começou a têr pontos brancos e a roçar-se nas Pedras.

Come àvidamente (artemia-flocos e larvas). Nada com agilidade. Mas os pontos brancos tem vindo a aumentar. Os parametros da água estão dentro do normal.

Deverei retirá-lo para um aquário de quarentena e fazêr tratamento ao Ictio ? Ou poderei fazer o tratamento no próprio aquário ao Cryptocorion ?

Agradeço a v/informação.

 

saudações cordiais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Ter atenção que o tratamento ideal ao criptocarium requer o uso de cobre, e que obviamente, não deverá ser administrado no aquário de exposição.

Penso que o melhor será recorrer a um aquário hospital, afim de efectuar este e futuros tratamentos.

Aliás deverá fazer passar todos os peixes por esse aquário hospital para fazerem uma quarentena antes da sua introdução no aquário principal.

Nota que há invertebrados que não toleram medicamentos, se não mesmo quase todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não sou entendido na materia, mas tenho umas luzes que talvez possam ajudar.

Vamos por partes: primeiro há que identificar a patologia. Se estamos a falar de pontos redondinhos, salientes e bem definidos, é Cryptocarion; se é uma névoa pulverizada em pontos pequenos será Oodinium. Ictio, é na água doce.

Identificado o cryptocarion - vamos admitir que é esse - é um parasita endémico muito frequente aparecer nos cirurgiões. Sendo endémico, desde que o peixe esteja a comer bem, ele próprio o debelará. Parece-me ser o caso do teu, pelo que antes de destruir o filtro bacteriológico do aquário com tratamentos de cobre, vai acompanhando de perto o comportamento do peixe que é provável que, estando a comer, ele "se cure". Para ajudar, podes subir um pouco a temperatura do aquário, até aos 28º.

Se for Oodinium, a coisa pode ser mais complicada, pelo que é aconselhável um tratamento. Com cobre, melhor fazer apenas no aquário de quarentena. Existem, porém, alguns produtos sem cobre que também sao eficazes.

Abraços

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vc não consiguirá manter um hepatus saudável em um aquário de 100 litros, os Tangs são peixes que precisam de muito espaço para nadar e o hepatus não é uma exceção, principalmente o hepatus que tem uma facilidade muito grande de contrair parasitas como o ictio.

 

Pense nisso. :D

Rodrigo Buccazio

rodrigo@ipaq.org.br

www.ipaq.org.br

Preservação dos Recifes de Coral e Aquarofilia Marinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais