Armazenamento de Água


Fish3rman

Recommended Posts

Boa tarde a todos.

 

Gostaria de saber se podemos armazenar agua e durante +- quanto tempo.

É que onde vivo a água tem um ph muito alto ( sempre a rondar os :puppydogeyes: e como tenho tetras neon e cardinais preciso de baixar significativamente estes valores de forma a não ter desagradaveis surpresas.

Uma vez que demorei +- 3 dias a acertar o valor de ph no aqua, gostava de saber se posso armazenar agua de forma a quando das TPA introduza a agua já com o ph correcto.

 

Outra pergunta a adição de produtos para baixar ph no aqua não é toxica para os peixes? Pergunto isto porque ontem adicionei um ph minus e 2h depois ( sei que é errado mas fiz) medi o ph e estava a baixo de 5, hoje voltei a repetir e ja normalizou mas estas grandes oscilações não fazem mal aos peixes?

 

Abraços

Cumprimentos

 

Adão Pesqueira

 

Fisherman's Palace

 

Fisherman's Reef

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos.

 

Gostaria de saber se podemos armazenar agua e durante +- quanto tempo.

É que onde vivo a água tem um ph muito alto ( sempre a rondar os :happy: e como tenho tetras neon e cardinais preciso de baixar significativamente estes valores de forma a não ter desagradaveis surpresas.

Uma vez que demorei +- 3 dias a acertar o valor de ph no aqua, gostava de saber se posso armazenar agua de forma a quando das TPA introduza a agua já com o ph correcto.

 

Outra pergunta a adição de produtos para baixar ph no aqua não é toxica para os peixes? Pergunto isto porque ontem adicionei um ph minus e 2h depois ( sei que é errado mas fiz) medi o ph e estava a baixo de 5, hoje voltei a repetir e ja normalizou mas estas grandes oscilações não fazem mal aos peixes?

 

Abraços

 

Boas.

 

Armazenar a água não te vai baixar o ph. O que acontece é perder o coloro por evaporação. A menos que a guardes com turfa lá dentro, mas não sei até que ponto é funcional.

Se tens um Ph alto podes usar coisas naturais para o baixar. Troncos, plantas e turfa. A turfa é para colocar no filtro, o resto serve de decoração.

Quanto aos quimicos para alterar o ph, eu pessoalmente não aconcelho. Estás a adicionar mais elementos à água, e não estou certo disto mas creio que quando o alterador de ph perder a sua acção o ph pode voltar a subir. (Esclareçam-me isto sff.)

E obviamente que oscilações de ph grandes causam grande stress nos animais.

 

Espero ter ajudado

 

PS: Não dá para perceber que ph te sai da torneira, tens lá um smile :puppydogeyes:

Editado por Akilae

Os meus Aquas:

  1. Deep Forest
  2. Little Heaven

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Armazenar a água não te vai baixar o ph. O que acontece é perder o coloro por evaporação. A menos que a guardes com turfa lá dentro, mas não sei até que ponto é funcional.

Se tens um Ph alto podes usar coisas naturais para o baixar. Troncos, plantas e turfa. A turfa é para colocar no filtro, o resto serve de decoração.

Quanto aos quimicos para alterar o ph, eu pessoalmente não aconcelho. Estás a adicionar mais elementos à água, e não estou certo disto mas creio que quando o alterador de ph perder a sua acção o ph pode voltar a subir. (Esclareçam-me isto sff.)

E obviamente que oscilações de ph grandes causam grande stress nos animais.

 

Espero ter ajudado

 

PS: Não dá para perceber que ph te sai da torneira, tens lá um smile :puppydogeyes:

 

 

desculpa é 8

A ideia era colocar os produtos na agua armazenada de forma a não stressar os peixes com as alterações de PH

Cumprimentos

 

Adão Pesqueira

 

Fisherman's Palace

 

Fisherman's Reef

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Fish3rman!

 

eu armazeno a minha água em garrafões de 5L e regulo o ph logo quando os encho.

como faço TPAs todas as semanas, a água nunca fica mais de 7 dias em repouso, mas não vejo, à partida, inconvenientes em poder ficar mais tempo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como disse noutro post, faço rotações de 4 contentores com água em repouso, ficam até 3 - 4 semanas sem problemas, e a água de osmose quando consigo arranjar aguenta-se por muito mais tempo ... mediante informação farmacológica a água de osmose pode aguentar até 12 meses sem problemas desde que guardada em sitio seco e sem luz nem odores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

e porque não usare agua dos garrafões de 5L do lidl ou outra marca que tem sempre o ph mais baixo?

misturas com agua da rede até atigires o ph que desejas.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

e porque não usare agua dos garrafões de 5L do lidl ou outra marca que tem sempre o ph mais baixo?

misturas com agua da rede até atigires o ph que desejas.

 

Grande conselho.... cabeças pensadoras.

 

 

Obrigado

Cumprimentos

 

Adão Pesqueira

 

Fisherman's Palace

 

Fisherman's Reef

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

e porque não usare agua dos garrafões de 5L do lidl ou outra marca que tem sempre o ph mais baixo?

misturas com agua da rede até atigires o ph que desejas.

 

realmente é uma grande ideia :bad-words:

fui agora confirmar e realmente o ph da agua do lidl é 7

o meu aquario tem um ph 8 e estava a pensar comprar os quimicos pra baixar o valor do ph mas afinal vou ter de reforçar o stock da água do lidl.

quem vai ficar a ganhar com isto é o lidl.

 

são as tais coisas que de tão simples que são uma pessoa nem se lembra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

peço desculpa por me intrometer na converça.

 

mas é mais facil e economico procurar peixes para a nossa agua do que alterar a agua para os peixes.

 

porque nao te metes em ciclidios tens um ph bom para isso. :bad-words:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

peço desculpa por me intrometer na converça.

 

mas é mais facil e economico procurar peixes para a nossa agua do que alterar a agua para os peixes.

 

porque nao te metes em ciclidios tens um ph bom para isso. :lol:

 

Tenho o aqua so com neons ....

Cumprimentos

 

Adão Pesqueira

 

Fisherman's Palace

 

Fisherman's Reef

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

porque nao te metes em ciclidios tens um ph bom para isso

o problema pode estar na litragem para ciclideos ele pode ter um aqua pequeno, mas é uma alternativa. :lol:

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o problema da água engarrafada é ser pouco mineralizada e as plantas agradecem o contrário... se passares a fazer as TPAs com água do Lidl, vais ter que te aplicar mais nas fertilizações correctas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensando em gastos em água no lidl, sempre compensa é comprar um ozonizador e tratar a água se diversos membros de um determinado local estiverem interessados !!

 

Para isso até um destes seria interessante mesmo para membros individuais ... Aquaristic - Aqua Light

 

Se pensarem no longo prazo sai certamente muito mais barato ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

o problema da água engarrafada é ser pouco mineralizada e as plantas agradecem o contrário... se passares a fazer as TPAs com água do Lidl, vais ter que te aplicar mais nas fertilizações correctas...

eu quando falei em agua do lidl foi misturada não fazendo uma troca total com agua engarrafada.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensando em gastos em água no lidl, sempre compensa é comprar um ozonizador e tratar a água se diversos membros de um determinado local estiverem interessados !!

 

Para isso até um destes seria interessante mesmo para membros individuais ... Aquaristic - Aqua Light

 

Se pensarem no longo prazo sai certamente muito mais barato ...

 

O que é que isto faz exactamente a agua???

Cumprimentos

 

Adão Pesqueira

 

Fisherman's Palace

 

Fisherman's Reef

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que é que isto faz exactamente a agua???

 

De forma resumida e suscinta, retira através dos filtros nitratos, fostatos, cloro, cloramina etc etc ... e inclusivé baixa o Kh e Gh da água.

 

Se quiseres água purificada para que possas construir um aqua com determinados valores, e isto dependendo do tipo de filtração que escolheres, podes consegui-la com este produto.

 

Se tiveres um aqua estabilizado em que o micro-ecossistema funciona perfeito a água tratada com este produto não te altera nenhum valor !! Podes é ter de gastar algum dinheiro extra em macros para plantados ... se quiseres experimentar o efeito vai a uma farmácia e compra água destilada por osmose inversa e faz TPA's com ela e mede os valores :) (não compres é água destilada de um Hiper ....)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.