DEAD AQUA


Okocha

Recommended Posts

Boas,

 

Africanos + akadama + areia branca + troncos = salgalhada!

 

Quando eles começarem a misturar a akadama com a areia e fazer buracos no substrato, nem sabes bem a confusão que aí vai ficar.

Mbunas = a peixes de rochas, logo o que precisas é de mais calhaus e não troncos... não é que fique mal, mas acho que estás a trocar um pouco as coisas!

Olhando para a proporção do termostato e pesca do filtro também não me parece que tenhas grande volume de água para manter mbunas! Já sei que estão pequenos e que depois logo se vê... mas esses peixes desde pequenos que são muito agressivos, por isso muito cuidado!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa lá a excessiva sinceridade, até porque não nos conhecemos, mas isso está quase tudo errado, por causa da fauna.

 

Eles comem-te as plantas, revolvem-te o substrato e querem pH de 8 e MUITO. Com troncos vais baixar o pH. São peixes de rocha, tu tens tudo nú. Et caetera, et caetera, et caetera...

 

Okocha, de certeza que sabes mais que isto...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Com troncos vais baixar o pH.

 

Oh Ricardo explica lá isso dos troncos baixarem o pH!

Desde quando é que os troncos baixam o pH? Isto de se ler más informações na net... dá em respostas erradas!!!

Os troncos são compostos por turfa ou algum ácido? Quanto mais podem deixar a água amarela... agora ácida!?

hum...

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Oh Ricardo explica lá isso dos troncos baixarem o pH!

Desde quando é que os troncos baixam o pH? Isto de se ler más informações na net... dá em respostas erradas!!!

Os troncos são compostos por turfa ou algum ácido? Quanto mais podem deixar a água amarela... agora ácida!?

hum...

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

 

Boas,

 

Também julgo - ou julgava - que os troncos baixam o PH. Afinal de contas, trata-se de matéria vegetal em decomposição...

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal!

Onde estão os troncos?

 

Não está totalmente acabado, talvez irei colocar um tronco ou algo do género não sei bem ":mrgreen: ME" hehe.

João Freire

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Afinal de contas, trata-se de matéria vegetal em decomposição...

Decomposição?! Depende dos troncos que usarem para o efeito!

Usem troncos próprios e não andem a cortar ramos de árvores pela serra!

 

O José Cruz de Coimbra quando souber que os troncos acidificam a água, vai a correr arranjar um monte deles para meter nos seus áquas! Afinal ele tem pH 8... pode ser que baixe para 6!

 

Será que a akadama também acidifica a água?! E já agora a areia silica? O William dizia que a dele baixava...

Bem, têm de rever estes conceitos de acidez!!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

FAAO: Os africanos só estão neste aquário, porque o de 140L está em "obras, eles ainda são pequenos e sim o aqua é de pequenas dimensões :oops:

 

Ricardo Diogo: 1º já que axas que eu percebo alguma coisa "disto", isso de os troncos baixarem o pH nem sempre corresponde a realidade ou pelo menos assim é, 2º este africanos graças a deus não são vegetarianos heheh e já agora o pH está a 7.8 ideal para os africanos.

 

Eu quando referi que talvez iria colocar um tronco, não o disse que "vou", gostaria de colocar algo do genero ou uma ramificação atendendo que o aqua só tem 54L hehe, e nem todos temos a disposicão lojas ou vizinhos com o mesmo interesse aqui na zona ;D

 

cumps

 

João "Okocha" Freire

Okochalogoblog-AgencyFB.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os troncos amolecem a água e assim, com CO2, baixam o pH. As pedras cálcárias têem o mesmo efeito, mas contrário. Endurecem a água, e esta sobe de pH.

 

Sim, na minha opinião e de TUDO o que tenho lido, és a primeira pessoa a dizer que ter troncos não contribui para ter a água mais ácida...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo Diogo onde é que eu disse que ter troncos não tornam a água acída? Só disse que nem sempre isso acontece axo que é bem diferente nada mais e também não vou estar aqui a "discutir" com pessoas mais experiente neste assunto. Eu só quero umas dicas ou opiniões nada mais para melhor o aqua :oops:

 

cumps

 

João "Okocha" Freire

Okochalogoblog-AgencyFB.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo Diogo onde é que eu disse que ter troncos não tornam a água acída? Só disse que nem sempre isso acontece axo que é bem diferente nada mais e também não vou estar aqui a "discutir" com pessoas mais experiente neste assunto. Eu só quero umas dicas ou opiniões nada mais para melhor o aqua :puppydogeyes:

 

cumps

 

João "Okocha" Freire

 

 

Essa resposta era para o FAAO. Com não citei, deu confusão. Sorry!

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

....com CO2, baixam o pH.

Sabes como é... eu atiro as coisas para o ar sem fundamento!!!

O que te baixa o pH é o Co2 e não os troncos!!! Experimenta meter um tronco dentro de um áqua e vê se ele te altera o pH!

 

Sim, na minha opinião e de TUDO o que tenho lido, és a primeira pessoa a dizer que ter troncos não contribui para ter a água mais ácida...

Se calhar os meus troncos são diferentes dos restantes... ou o que leste consideraste como um dado adquirido!

Experimenta... existem tantos factores que podem alterar as condições da água e como é óbvio atira-se com barro á parede para ver se cola!

Volto a repetir, existe tanta informação na NET que não passa de especulações e contradições! Cada um come o que quer...

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sabes como é... eu atiro as coisas para o ar sem fundamento!!!

O que te baixa o pH é o Co2 e não os troncos!!! Experimenta meter um tronco dentro de um áqua e vê se ele te altera o pH!

Se calhar os meus troncos são diferentes dos restantes... ou o que leste consideraste como um dado adquirido!

Experimenta... existem tantos factores que podem alterar as condições da água e como é óbvio atira-se com barro á parede para ver se cola!

Volto a repetir, existe tanta informação na NET que não passa de especulações e contradições! Cada um come o que quer...

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

 

Boas,

 

Nunca fiz o teste, mas todos os artigos que tenho lido na net sobre o assunto referem que os troncos acidificam a água e baixam o PH. A única coisa que se discute é a "quantidade" desta variação. A cor amarelada da água, aliás, fica a dever-se aos taninos libertados que constituem um ácido. Desconheço, porém, se os troncos libertam taninos constantemente ou se, pelo contrário, ao fim de algum tempo, o processo pára. Alguns exemplos:

 

http://www.cichlid-forum.com/articles/driftwood.php

http://www.cichlid-forum.com/articles/water_chemistry.php

http://www.cichlid-forum.com/articles/water_softeners.php

http://aquarium-journal.com/2007/05/driftw...n-aquarium.html

http://en.allexperts.com/q/Freshwater-Aqua...k-ph-follow.htm

 

 

PS: isto hoje tem sido só diálogos com o Filipe. Não se trata, porém, de uma perseguição! :D

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também sempre tive noção que os troncos acidificavam a água... se calhar também li os artigos errados... desde há uns 6 anos. lolol

 

On-topic: Num aquário com este tipo de animais cai sempre bem paisagens rochosas. Ficava bem uma imitação do meio onde vivem os peixes. Calhau com fartura! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas comparando ao nivel quer de conhecimento quer de experiencia a minha opinião de quase ou nada vale, mas ca vai uma acha para a fogueira (tronco.... fogueira.... hummmm deixa la)

 

Os troncos deixam cor amarelada na água, devido a uma substancia que se vai libertando (taninos).

 

Agora a teoria:

 

Taninos hidrolisáveis

 

No centro de uma molécula de um tanino hidrolisável existe um carboidrato poliol (geralmente D-glicose). Os grupos hidroxila dos carboidratos encontram-se parcial ou totalmente esterificados com grupos fenólicos como o ácido gálico (nos galotaninos) ou ácido elágico (nos elagitaninos). Estes taninos são hidrolisados por ácidos ou bases fracos produzindo-se carboidrato e ácidos fenólicos.

 

Este tipo de taninos é encontrado nas folhas e súber de muitas espécies de plantas..

 

Resta saber se estes acidos alteram ou não os niveis de PH, pois egundo estive a ler cada madeira tem caracteristicas especificas relativamente a libertação de taninos.

 

Espero ter ajudado.... ou talvez não.... :D

Cumprimentos

 

Adão Pesqueira

 

Fisherman's Palace

 

Fisherman's Reef

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todos os ácidos alteram o pH da água.

 

Essa base cientifica toda, não a tenho, mas é sabido que troncos acidificam a água.

 

Agora, pode-se passar para o aqua de novo, que está bonito, mas com as espécies erradas.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Nunca fiz o teste, mas todos os artigos que tenho lido na net sobre o assunto referem que os troncos acidificam a água e baixam o PH. A única coisa que se discute é a "quantidade" desta variação. A cor amarelada da água, aliás, fica a dever-se aos taninos libertados que constituem um ácido. Desconheço, porém, se os troncos libertam taninos constantemente ou se, pelo contrário, ao fim de algum tempo, o processo pára.

Por acaso nos exemplos que sugeriste algum deles fala em tratamento dos troncos antes de serem colocados no áqua?

Continuo a dizer que existem troncos e troncos... para cada caso devem ser feitos tratamentos prévios ou não antes de serem colocados no aquário, alguém faz? 90% não! Depois os problemas aparecem e não se sabe de onde...

Tal como referiste e bem os taninos são responsáveis pela coloração da água e sua acidificação, porém se forem fervidos com sal ao serem colocados no áqua a água não fica amarela nem ácida.

É muito simples meus caros... façam um teste!!!

 

PS: isto hoje tem sido só diálogos com o Filipe. Não se trata, porém, de uma perseguição! :)

Não se trata de perseguições mas sim de esclarecer alguns pontos que as pessoas dão como adquiridos porque simplesmente lêem na net e está feito...

Está errado, em maior parte dos casos não são explicados todos os passos até tirarem resultados e cada um é livre de escrever o que lhe apetece. Assim fica acessível e cada um leva aquilo como um dado adquirido e apresenta esse exemplo como certezas!

Eu continuo a afirmar que os troncos não alteram o pH (uma vez que conheçam a sua origem e façam ou não os devidos tratamentos!)

Façam testes....

 

Também sempre tive noção que os troncos acidificavam a água... se calhar também li os artigos errados... desde há uns 6 anos. lolol

Ter a noção é muito diferente de ter uma certeza ou ter feito testes.... digo eu! Se calhar os meus testes estavam estragados :D

Continua a ler...

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Ps. Se quiserem opinar sobre a acidez vs troncos, façam-no aqui: Troncos acidificam a água?

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.