Novo Ictio


Akilae

Recommended Posts

Como fiz uma busca e não obtive resultados segue uma info da JBL acerca de uma nova estirpe de Ictio

 

E passo a citar:

 

Deadly new Ichthyo in Europe!

10.11.2005

 

Since the end of 2004 there have been increasing reports from aquarium-keepers, pet shop retailers and fish importers that white spot disease no longer responds to treatment with the customary medicines. Research shows that new strains of Ichthyo have appeared which are resistant to the usual medicines. White spot disease (Ichthyopthirius multifiliis) is caused by ciliates (ciliata, ciliated infusoria). Ciliates pass through several stages in their life cycle and can only be destroyed by medicines in the free-swimming, swarming stage. Raising the water temperature accelerates the progress of the stages and increases the chances of the bacteria being destroyed by the remedy (for example, JBL Punktol). The addition of salty preparations, such as JBL Ektol crystal, causes the bacteria to be rejected by the mucous membrane of the fish and more effectively destroyed by the preparation itself. The JBL Research and Development team, in cooperation with some of the leading fish importers, has been successful in finding a treatment method which is effective against the new, resistant strains: A combination of a full dose of JBL Furanol, a half-dose of JBL Punktol and also a half-dose of JBL Oodinol will successfully combat the disease!

 

Fonte da matéria em: http://www.jbl.de/news.php?lang=en&id=5

 

Sei que vem fora de tempo ( e quanto!) mas pode ser que alguem tenha problemas destes e se ande a perguntar porque não consegue curar um ictio.

Editado por Akilae

Os meus Aquas:

  1. Deep Forest
  2. Little Heaven

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá , por acaso como sou fã dos produtos JBL , já tinha lido esse artigo .Espero nunca ter de lutar contar esse bicharoco, mas é pena que não disponibilizem muito mais info sobre ele , inclusivé imagens de miscroscopio .

 

Eu cá tenho todos os produtos que eles falam como solução dessa variante , mas gostava de ver um peixe infectado e a parte do parasita ( nas fases várias em imagens de microscopio) , até porque recentemente tive uma crise grave que consegui superar , que sempre suspeitei de um parasita (apesar de ao microscopio só consegui tirar a conclusão de bacterias, como eles falam em bacterias nesta variante ) , o engraçado é que se esta nova variante (como não vi nenhuma foto ) visualmente é diferente no estágio dos pontos brancos , faz pontos , só libertam muco ? estas questões iriam ajudar se respondidas , mas mesmo assim sabendo que é uma boa jogada de marketing da JBL , o mal existe e muita gente desconhece por isso um excelente post .

 

Fica aqui esta breve descrição do que me aconteceu há 2 semanas para cá quase 3 .... espero que ajude outros a cometer menos erros :shock:

 

 

1ª fase - Para saberem melhor a solução , como não conseguia identificar bem o parasita (suspeitava) ou a bacteria (suspeitava) , os sintomas eram identicos , libertação de muco , roçadelas nos objectos e apatia total , perca de apetite total .

Nos meus casais , dei-lhes logo um banho em JBL furanol, e no viveiro do quarto , optei por usar JBL aquacrystal , em combinação com o punktol (seria um ataque recomendado ao Costia , um parasita complicado sendo o mais complicado , pensei que iria resultar ) .

 

2ª fase - os casais estavam na mesma e o viveiro na mesma tb , sem piorar mas sem melhoras razoáveis (agora com os escalares do comunitário) , isto ao 3 dia de punktol com aquacrystal, optei por 1 dia de intervalo , tpa 50% e 12 horas depois da TPA , oodinium x jbl aquacrystal .

Nos casais optei por uma dose de metileno .

 

3ª fase -O viveiro sem melhoras e ocorre as duas 1ªs mortes , entre discos e escalares , foram os ditos mais resistentes (2 escalares juvenis com 6 mêses) , parei o oodinium mais 24 horas de intervalo, mais uma tpa 50% , e ESHA 2000 , como ataca 18 situações diferentes , pensei bem se é um ataque combinado de bacterias e parasita , pode resultar . Desta vez , nos casais tb optei por dar uma dose de esha2000.

 

 

4ª fase - Os casais reagiram logo em 12 horas , fizeram logo questão de comer á minha mão . no viveiro do quarto as coisas estavam piores , mas ng morreu mais , (no viveiro só não meti metileno e ou furanol ) portanto segui duas linhas de tratamentos diferente , os do quarto demoravam a reagir , e eu optei por usar desta vez apenas um desinfectante mais forte da JBL com algumas propriedades tb de matar bacterias e parasitas , JBL ektol Fluid .Resultou .

 

5ª fase - Alguns casos que foram mais longe (discos e escalares) tiveram que ir a um banho de furanol tb nesta fase , e acabou por morrer o disco mais pequeno e enfezado que tinha , e infelizmente para ele , e para mim que fiquei triste , um escalar gold que era de um casal , acho que a doença chegou fundo demais . mas estes tratamentos vai de encontro ao tipo de problema relacionado com este parasita , terá sido ele ?

 

 

6ª fase . Rescaldo . Morreram 3 escalares e 1 Disco , agora a fase é de repetição de tratamento , porque se for parasita , passou uma semana desde a ultima morte( e fim de tratamento aplicado) e tenho de voltar a tratar , resumindo ainda não sei 100% se foi isso , ou uma bacteria de selvagens , que me foi trasmitida por um Disco que eu decidi salvar e salvei mas erro aqui do menino , usar os utensilios do aqua hospital , pensando como já estava a recuperar não tinha nada .... a a contaminação foi geral.

 

 

 

Conclusão , só atacou escalares e Discos adultos ou juvenis com alguns mêses , os viveiros de escalares , corydoras etc, que tenho com semanas e dias .... nada ... suspeito de uma bacteria muito especifica , ou ...???

 

 

p.s. Achei que seria um post interessante para se discutir estas coisas que nos acontecem e que não sabemos bem 100% o que foi , muitas vezes apesar até de conseguir o tratamento dos peixes , ficamos sem saber na mesma , ou seja , perde-se a ligação causa efeito , sem saber a causa tb não se pode prevenir a repetição , e isto de andar sempre a tratar os peixes :D não está bem , até comprei um microscopio para ter mais certezas hehe ...um abraço

 

 

 

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais