Recommended Posts

Publicado (editado)

Boa tarde, tenho lido vários artigos sobre o Symphysodon, e já li que só se pode ver a diferença macho/femea na altura da postura, tal como já disseram aqui "n" vezes.

Hoje, em mais umas das pesquisas/leituras, encontro um artigo que despertou a atenção, em que "ensina" literalemente, a ver o difurmismo sexual do Symphysodon.

 

 

 

"Fêmea: Labeo inferior maior; barbatanas pélvicas curtas; ovopositor mais defenido; barbatana dorsal e anal curta terminando em redondo.

Macho: Pequena saliência arredondada no centro da cabeça; zona mais curva logo abaixo da boca e opérculo até às barbatanas pélvicas; barbatanas dorsal e anal desenvolvidas e longas, terminando em bico; barbatanas pélvicas longas; raios da barbatana dorsal mais desenvolvidos em comprimento."

 

 

Agora a questão é: Será viável e correcta esta afirmação ?

Editado por jleo2011

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Publicado: (editado)

Sim podes aplicar esse sistema, quando sabes quem é o macho e a fêmea, bate sempre certo (quase sempre).

 

O problema é quando não sabes quem é quem bang bang em algumas estirpes essas diferenças esbatem-se de tal maneira que não se distingue através desse sistema. Posso opinar que esse sistema vale uns 60% visto que tens hipótese de acertar 50%.

 

Quando eles têm uns 8 meses e queres saber o sexo esse sistema não dá visto eles não estarem 100% desenvolvidos corporalmente. Mas o seu orgão sexual já está por isso tens que ir por aí é o mais seguro. Com barbatanas e afins ... lábios por exemplo :D só quando são adultos de 1,5 a 2 anos.

 

Mas são técnicas que têm que ser muito apuradas (ver milhares de discus para conseguir acertar a 100%, ver o sexo claro bang )

Editado por duarte36