TPA


Icar

Recommended Posts

ola como vêem eu ainda sou um novato na aquariofilia.

 

Eu vejo muitas vezes nos tópicos do fórum escrito TPA.

 

TPA e a mudança de agua??

 

 

Obrigado por qualquer resposta, Icar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que ele tava a tentar perguntar se a TPA tem que ser obritatoriamente de 20%, não percebi bem tb.

 

Se for para saber quanto é 20% de 60 Litros..tá respondido.

 

Se for para a outra questão, não há nenhuma regra obrigatoria de seguir, mas é preciso ter em conta que as mudanças de agua mexem com a temperatura e com os valores da agua do aquario, por isso não convém mudar muito de uma vez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conforme referiu o pamivelmo os TPA alteram a temperatura dá agua por isso têm atenção a isso.

Só deves fazer um TPA mais agressivo se por acaso durante o ciclo do "aqua" os valores de amónia ou nitritos estão nos "píncaros".

Mas isto não é muito bom se por acaso já tiveres peixes. É preferível fazer 2 TPA de 20% num dia, do que 50% de uma vez.

Tudo depende da situação.

Durante o ciclo do azoto a chave é...Paciência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não tenho muita experiencia e como sou novo nisto nao me falta paciencia, mas o meu procedimento na unica tpa que fiz foi.

 

1- Tirei agua do aqua, os tais 20%.

 

2- limpei o que havia pa limpar (vidros e tal)

 

3- deitei meio garrafao de agua (2litros e meio)

O termostato de imediato liga para tentar recuperar a temperatura da agua

 

4º deitei o resto do garrafao

 

o termostato volta a ligar

 

Faço o mesmo para o outro garrafão.

 

 

 

Ou seja, fui deitando pouca quantidade, nao permitindo um grande choque e facilmente o termostato recuperava a temperatura.

 

 

Ha quem defenda que devemos deitar logo tudo, porque neste sistema é choque..recuperaçao..choque..recuperaçao. Quando deitas tudo é so um choque e depois recuperaçao.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não tenho muita experiencia e como sou novo nisto nao me falta paciencia, mas o meu procedimento na unica tpa que fiz foi.

 

1- Tirei agua do aqua, os tais 20%.

 

2- limpei o que havia pa limpar (vidros e tal)

 

3- deitei meio garrafao de agua (2litros e meio)

O termostato de imediato liga para tentar recuperar a temperatura da agua

 

4º deitei o resto do garrafao

 

o termostato volta a ligar

 

Faço o mesmo para o outro garrafão.

Ou seja, fui deitando pouca quantidade, nao permitindo um grande choque e facilmente o termostato recuperava a temperatura.

Ha quem defenda que devemos deitar logo tudo, porque neste sistema é choque..recuperaçao..choque..recuperaçao. Quando deitas tudo é so um choque e depois recuperaçao.

 

Pessoalmente, para evitar o tal choque que é referido, decidi investir num termóstato, de forma a aquecer a água de reposição à temperatura que tenho no aquário. Em meu entender, isto torna as TPA's menos stressantes para os peixes.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 opções a ter em conta:)

 

mas como eu deixo a agua em "repouso" 1 semana, tenho que optar pela opçao do termostato..parece me bem mm:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 opções a ter em conta:)

 

mas como eu deixo a agua em "repouso" 1 semana, tenho que optar pela opçao do termostato..parece me bem mm:)

 

 

A tecnica do termoestato é porreira!

Eu uso a agua morna do esquentador + Aquatan

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A tecnica do termoestato é porreira!

Eu uso a agua morna do esquentador + Aquatan

 

boas

 

 

axo que estao a dizer tudo bem em relação ao TPA mas quando juntas agua morna +aquatan tudo correcto nao achas que deverias de por nesses 20% de agua nova que vai para o aquario tb o produto das bacterias, ja que as retiras-te bacterias nos outros 20%?

 

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

axo que estao a dizer tudo bem em relação ao TPA mas quando juntas agua morna + aquatan tudo correcto nao achas que deverias de por nesses 20% de agua nova que vai para o aquario tb o produto das bacterias, ja que as retiras-te bacterias nos outros 20%?

 

 

cumps

 

As bacterias estão alojadas nas cerâmicas no filtro, enquanto ciclas o aqua é bom colocares NITRIVEC(Bactérias) no filtro, directamente na agua não.

Depois do ciclar existe pessoal que continua a usar, eu pessoalmente não o faço. Já existe uma colonia residente... :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.