Icar Publicado Dezembro 20, 2007 Share Publicado Dezembro 20, 2007 ola como vêem eu ainda sou um novato na aquariofilia. Eu vejo muitas vezes nos tópicos do fórum escrito TPA. TPA e a mudança de agua?? Obrigado por qualquer resposta, Icar Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
miltonleopoldo Publicado: Dezembro 20, 2007 Share Publicado: Dezembro 20, 2007 Olá, TPA = Troca Parcial de Agua Citar Milton Santos aquariofilia para android CO2 para aquarios Aquários:Leopoldo's Lagoon(2008) , Red Mountain(2008), Leopoldo's Lagoon Malawi(2011) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Icar Publicado: Dezembro 20, 2007 Autor Share Publicado: Dezembro 20, 2007 Eu tenho um aqua com 60L. A troca parcial de agua e treocar 20 por cento da agua do aquario??? Obrigado pela ajuda, Icar Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
hatchim Publicado: Dezembro 20, 2007 Share Publicado: Dezembro 20, 2007 20% de 60l = 12 litros ai essa matemática Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pamivelmo Publicado: Dezembro 20, 2007 Share Publicado: Dezembro 20, 2007 Acho que ele tava a tentar perguntar se a TPA tem que ser obritatoriamente de 20%, não percebi bem tb. Se for para saber quanto é 20% de 60 Litros..tá respondido. Se for para a outra questão, não há nenhuma regra obrigatoria de seguir, mas é preciso ter em conta que as mudanças de agua mexem com a temperatura e com os valores da agua do aquario, por isso não convém mudar muito de uma vez. Citar Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
miltonleopoldo Publicado: Dezembro 20, 2007 Share Publicado: Dezembro 20, 2007 Conforme referiu o pamivelmo os TPA alteram a temperatura dá agua por isso têm atenção a isso. Só deves fazer um TPA mais agressivo se por acaso durante o ciclo do "aqua" os valores de amónia ou nitritos estão nos "píncaros". Mas isto não é muito bom se por acaso já tiveres peixes. É preferível fazer 2 TPA de 20% num dia, do que 50% de uma vez. Tudo depende da situação. Durante o ciclo do azoto a chave é...Paciência. Citar Milton Santos aquariofilia para android CO2 para aquarios Aquários:Leopoldo's Lagoon(2008) , Red Mountain(2008), Leopoldo's Lagoon Malawi(2011) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pamivelmo Publicado: Dezembro 20, 2007 Share Publicado: Dezembro 20, 2007 Eu não tenho muita experiencia e como sou novo nisto nao me falta paciencia, mas o meu procedimento na unica tpa que fiz foi. 1- Tirei agua do aqua, os tais 20%. 2- limpei o que havia pa limpar (vidros e tal) 3- deitei meio garrafao de agua (2litros e meio) O termostato de imediato liga para tentar recuperar a temperatura da agua 4º deitei o resto do garrafao o termostato volta a ligar Faço o mesmo para o outro garrafão. Ou seja, fui deitando pouca quantidade, nao permitindo um grande choque e facilmente o termostato recuperava a temperatura. Ha quem defenda que devemos deitar logo tudo, porque neste sistema é choque..recuperaçao..choque..recuperaçao. Quando deitas tudo é so um choque e depois recuperaçao. Citar Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
reefdiver Publicado: Dezembro 20, 2007 Share Publicado: Dezembro 20, 2007 Eu não tenho muita experiencia e como sou novo nisto nao me falta paciencia, mas o meu procedimento na unica tpa que fiz foi. 1- Tirei agua do aqua, os tais 20%. 2- limpei o que havia pa limpar (vidros e tal) 3- deitei meio garrafao de agua (2litros e meio) O termostato de imediato liga para tentar recuperar a temperatura da agua 4º deitei o resto do garrafao o termostato volta a ligar Faço o mesmo para o outro garrafão. Ou seja, fui deitando pouca quantidade, nao permitindo um grande choque e facilmente o termostato recuperava a temperatura. Ha quem defenda que devemos deitar logo tudo, porque neste sistema é choque..recuperaçao..choque..recuperaçao. Quando deitas tudo é so um choque e depois recuperaçao. Pessoalmente, para evitar o tal choque que é referido, decidi investir num termóstato, de forma a aquecer a água de reposição à temperatura que tenho no aquário. Em meu entender, isto torna as TPA's menos stressantes para os peixes. Abraço Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
hatchim Publicado: Dezembro 20, 2007 Share Publicado: Dezembro 20, 2007 Eu regulo a temperatura do esquentador para a temperatura da agua do aqua e vai directamente para o carvao activado que vai retirar muito do cloro e outros produtos ja uso esta tecnica há muito tempo e os meus discus nunca reclamaram :D Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pamivelmo Publicado: Dezembro 20, 2007 Share Publicado: Dezembro 20, 2007 2 opções a ter em conta:) mas como eu deixo a agua em "repouso" 1 semana, tenho que optar pela opçao do termostato..parece me bem mm:) Citar Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
miltonleopoldo Publicado: Dezembro 21, 2007 Share Publicado: Dezembro 21, 2007 2 opções a ter em conta:) mas como eu deixo a agua em "repouso" 1 semana, tenho que optar pela opçao do termostato..parece me bem mm:) A tecnica do termoestato é porreira! Eu uso a agua morna do esquentador + Aquatan Citar Milton Santos aquariofilia para android CO2 para aquarios Aquários:Leopoldo's Lagoon(2008) , Red Mountain(2008), Leopoldo's Lagoon Malawi(2011) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pamivelmo Publicado: Dezembro 21, 2007 Share Publicado: Dezembro 21, 2007 Aquatan é para o cloro? Abraço Citar Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
miltonleopoldo Publicado: Dezembro 21, 2007 Share Publicado: Dezembro 21, 2007 Aquatan é para o cloro? Abraço Sim Sera Aquatan Citar Milton Santos aquariofilia para android CO2 para aquarios Aquários:Leopoldo's Lagoon(2008) , Red Mountain(2008), Leopoldo's Lagoon Malawi(2011) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pamivelmo Publicado: Dezembro 21, 2007 Share Publicado: Dezembro 21, 2007 ok ok:) Esclarecido. Obrigado Citar Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ascenso Publicado: Dezembro 21, 2007 Share Publicado: Dezembro 21, 2007 A tecnica do termoestato é porreira!Eu uso a agua morna do esquentador + Aquatan boas axo que estao a dizer tudo bem em relação ao TPA mas quando juntas agua morna +aquatan tudo correcto nao achas que deverias de por nesses 20% de agua nova que vai para o aquario tb o produto das bacterias, ja que as retiras-te bacterias nos outros 20%? cumps Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
miltonleopoldo Publicado: Dezembro 21, 2007 Share Publicado: Dezembro 21, 2007 boas axo que estao a dizer tudo bem em relação ao TPA mas quando juntas agua morna + aquatan tudo correcto nao achas que deverias de por nesses 20% de agua nova que vai para o aquario tb o produto das bacterias, ja que as retiras-te bacterias nos outros 20%? cumps As bacterias estão alojadas nas cerâmicas no filtro, enquanto ciclas o aqua é bom colocares NITRIVEC(Bactérias) no filtro, directamente na agua não. Depois do ciclar existe pessoal que continua a usar, eu pessoalmente não o faço. Já existe uma colonia residente... Citar Milton Santos aquariofilia para android CO2 para aquarios Aquários:Leopoldo's Lagoon(2008) , Red Mountain(2008), Leopoldo's Lagoon Malawi(2011) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts