Alguém já combateu o 'fungo do algodão' com sucesso? (Baktopur vs. carvão activado)


RuiRP

Recommended Posts

Olá a todos.

Como devem ter lido no tópico a minha dúvida é a seguinte: (passo a contar brevemente a história para contextualizar)

Desde 5ª feira passada apareceram uns fungos tipo os do algodão numa Guppie e alguns pontos brancos (Íctio?) noutros guppies. Tenho mais peixes nesse aquário mas nada anormal é aparentemente visível sendo apenas os guppies afectados (visivelmente).

Andei a pesquisar por aqui no fórum e fui comprar Baktopur da Sera que também me foi recomendado pela senhora da loja. Perguntou-me se tinha carvão activado e pensava que não.... mas tenho na esponja do filtro (que vi depois de iniciar o tratamento)

Resumindo: a água ficou verde.

Dúvidas:

- a coloração da água é normal devido ao tratamento?

- O carvão e o baktopur não é recomendado porquê?

Podem ser perguntas já respondidas mas não consegui encontrar respostas para elas nem no fórum, nem no google, nem no site da sera, nem em lado nenhum... posto isto, e se alguem souber responder, força.... (é que tou um pouco à tôa)

Cumprimentos

Editado por RuiRP
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então isso significa que o tratamento iniciado ontem não terá qualquer efeito, certo?

(Vou ver se compro hoje um filtro sem carvão...)

 

E a coloração da água? É mesmo assim?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dúvidas:

- a coloração da água é normal devido ao tratamento?

- O carvão e o baktopur não é recomendado porquê?

- Sim, quando deitas o baktopur na água ela fica verde. Após algum tempo desaparece. Não te preocupes.

- Quando usas algum tipo de tratamento quimico, deves retirar o carvão pois este último tem como um das suas funcionalidades retirar os productos quimicos da água entre outras coisas. Ou seja teoricamente não estarás a fazer nada, pois colocas quimicos de um lado e tiras do outro.

 

Não te esqueças de umas coisas:

- ANTES de aplicar qualquer tratamento quimico verificar se o mesmo é o adequado ao que queres tratar

- LER sempre as instruções antes de iniciar o tratamento

 

Neste caso (backtopur) se eu fosse a ti seguia o seguinte:

- Antes de iniciar o tratamento efectuava uma TPA aí de uns 25%

- Deixava "repousar" um dia, e só após esse dia começava a aplicar o backtopur:

- No primeiro dia deitas as quantidades de backtopur indicada na bula

- No segundo dia não fazes nada

- No terceiro dia deitas as quantidades de backtopur indicada na bula

- Deixava "repousar" um dia, e após esse dia fazia outra TPA de 25%

 

Para o ictio deves aumentar a temperatura aí para uns 28-30º acho eu durante uns dias (Não me lembro bem quantos dias são, mas faz um search que encontras a resposta correcta de certeza)

 

O backtopur serve para tratar fungos, barbatanas roidas, e outras enfermidades.

 

Acho que não cometi nenhuma gaffe. Se assim foi corrijam-me!

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa, obrigado....

Em todo o caso e cheguei agora e já reiniciei todo o tratamento... a TPA é que não fiz mas já troquei o filtro por um sem carvão activado...apenas uma esponja, e mandei para lá as gotas... Também já li noutro lado que este fungo do algodão chama-se Oodinium limneticum e que este parasita se pode alimentar por fotossíntese... daí recomendam escuridão a grande parte do dia... vamos ver é se os outros peixes não atrofiam...

Quanto à TPA, será no fim do tratamento... vamos ver o que dá... mais uma vez obrigado a todos...

 

;) Kill the worm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então?? Ninguém teve sucesso contra o 'algodão'?

A minha Guppy é uma resistente, está toda afectada, ando a fazer-lhe o tratamento com o Baktopur e não tou a ter grande sucesso... a 'crista de plumas' já caiu mas está com uma ferida grande...aquilo está feio. Mas não vou desistir. Ela anda mal mas é uma lutadora. Para agravar foi vítima de ataques da Betta que tenho... ela andava fraquinha e a outra aproveitou e modeu-lhe a cauda...enfim... quero ver se a consigo salvar...

Pessoal, se puderem ou souberem dêem dicas...

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então?? Ninguém teve sucesso contra o 'algodão'?

A minha Guppy é uma resistente, está toda afectada, ando a fazer-lhe o tratamento com o Baktopur e não tou a ter grande sucesso... a 'crista de plumas' já caiu mas está com uma ferida grande...aquilo está feio. Mas não vou desistir. Ela anda mal mas é uma lutadora. Para agravar foi vítima de ataques da Betta que tenho... ela andava fraquinha e a outra aproveitou e modeu-lhe a cauda...enfim... quero ver se a consigo salvar...

Pessoal, se puderem ou souberem dêem dicas...

Abraços

 

Quando se começa o tratamento quando a doença não está num estado muito avançado, não é dificil safares o peixe. Para fungos normalmente uso o Fungol da JBL mas o baktopur também é bom. Tens a guppy junta com o betta? se ele a ataca, ainda por cima agora que está mais debilitada, o melhor seria os separares.

Só mais uma coisinha, as doenças não surgem no aquário por acaso, acho que se calhar era importante perceberes porque é que isso aconteceu para o conseguires evitar numa próxima vez. Introduziste recentemente peixes no aquário? fazes trocas parciais de água regularente? Tinhas a água a que temperatura?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, elas já estavam separadas mas a guppy não aguentou e acabou por morrer mas começou com um início de íctio que apenas afectou os guppys. Os outros safaram-se na boa, mas a outra ficou com o dito algodão'... e cada vez pior. Não se safou.Mas não introduzi peixe nenhum, foi mesmo uma descida de temperatura que provocou isto porque o aquecedor não é grande coisa. 50watts para uma aquário de 60lts. é o que tenho mas serve à justa e se a temperatura descer muito, o aquecedor em causa não resolve. Aumentei o termostato para 31ºc mas o termómetro não saía dos 26ºc.

Agora ja está a estabilizar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, elas já estavam separadas mas a guppy não aguentou e acabou por morrer mas começou com um início de íctio que apenas afectou os guppys. Os outros safaram-se na boa, mas a outra ficou com o dito algodão'... e cada vez pior. Não se safou.Mas não introduzi peixe nenhum, foi mesmo uma descida de temperatura que provocou isto porque o aquecedor não é grande coisa. 50watts para uma aquário de 60lts. é o que tenho mas serve à justa e se a temperatura descer muito, o aquecedor em causa não resolve. Aumentei o termostato para 31ºc mas o termómetro não saía dos 26ºc.

Agora ja está a estabilizar...

 

Pois, precisas de ter cuidado com isso, principalmente quando fazes as TPA. 50W para um aquário dessa litragem é mesmo muito pouco, às vezes encontra ali no subforum de oferta uns termostatos bem baratinhos e sempre evitavas esse tipo de problemas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais