Recommended Posts

Publicado

As Cabomba caroliniana foram as plantas que eu escolhi para fazerem de plano de fundo no mu aqua. De momento encontram-se em franca recuperação, estando já bastante recomendaveis :wink:

A minha duvida é em relação à poda!!

Como fazer, visto que a planta cresce em direcção a luz e, se eu kisser se for possivel corta-la a meio e "plantar" a metade "decapitada". Será que a planta aguenta???

Obrigado desde já

Publicado:

Não sei nada sobre os dados do teu aqua mas se ela está saudavel ( por vezes no inicio elas crescem bem e depois... ) então deve aguentar. A parte de cima que cortas voltas a plantar e cresce sem problemas. A parte de baixo demora mais tempo mas lá arranca.

Um abraço!

Nuno Silva

Publicado:

As cabombas, bem como demais plantas de caule mole, a pode eh feita cortando no ponto desejado bem em cima do no foliar(onde as folhas se inserem no caule, mais ou menos).

Ai voce pode apenas replantar a parte destacada, ok?

Abracos

Publicado:

Ok. Quer dizer entao que para podar corto a parte de cima, ou seja akele grande aglomerado de folhas e deixo um bucado de caule para ter onde a aguarrar no areão, isto se desejar fazer isto é claro.

Publicado:

Em outras palavras, voce ira conseguir 2 plantas onde so tinha uma :wink:

Ah, outra coisa, se voce podar exatamente acima de um no foliar, ira nascer 2 novas "plantas"(na verdade, ira crescer 2 partes e nao so uma como antes), e voce tera mudas em progressao geometrica 8)

Abracos!

Publicado:

hum... isso é muito interessente, pois é capaz de ficar muito bem mesmo, deve ficar muito bonito.

Eu estou com as plantas a ganhar uns fios verdes (não são algas, é mesmo um fio da propria planta)?? que será isso???

Publicado:

Olá!

Isso sao as raizes da cabomba, pega na tesoura e corta-as rentinho ao caule.

HAsta

Diogo Oliveira

Publicado:

Hum... entao se as raizes xegarem ao solo o que acontece???

É que eu quero criar um manto de cambobas para plano de fundo e as raizes são capazes de dar uma ajuda preciosa nisso... até para elas se agararem umas as outras :cry:

Publicado:

Olá!

Eu penso que nao acontece nada! :cry::cry:

Esteticamente é melhor cortares. Na minha opinião.

HAsta

Diogo Oliveira

Publicado:

Bem, ao menos estou feliz :cry: para elas ganharem raizes é porque se sentem bem :cry:

Claro que vou cortar algumas, pelo menos as que ve virem mais, mas vou deixar algumas para agarrar as plantas umas às outras.

Publicado:
Bem, ao menos estou feliz  para elas ganharem raizes é porque se sentem bem

Se elas lançam raizes na coluna de água é sinal que não tens um substrato muito rico (ainda?)

Alguém mencionou raizes verdes, as raizes das cabombas não são verdes, como não o são as raizes de nenhuma planta - são brancas. Verdes são as algas agarradas a essas raizes.

No início das podas, e por razões estéticas, aconselho-te o seguinte: quando as plantas atingires o tamanho desejado para a poda (como parece ser o caso pela foto) corta-las um pouco abaixo do meio, logo acima de um nó foliar como disse e bem o colega brasileiro. Das duas partes com que ficas, na de cima arrancas as folhas nos dois primeiros nós e enterras o caule desnudado no areão, a parte debaixo desenraizas e enterras na horizontal a 1-2cm de profundidade - novas plantas inteiriças irão crescer deste caule enterrado. Depois, quando já tiveres as suficientes, procedes à poda como disse e bem mais uma vez o Rafael sem desenraizar a planta que do nó que foi cortado irão emergir dois novos caules - com esta técnica consegues um efeito muito denso na tua selva.

Espero ter ajudado.

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Publicado:

Olá MrPCB

Se elas lançam raizes na coluna de água é sinal que não tens um substrato muito rico (ainda?)  

Mas ás vezes, por exemplo quando cortamos a cabomba a meio, nasce um nó esse nó ganha raiz.

/

/ A nova planta a crescer.

/____aqui nasce raizes

| o caule que foi cortado

|

HAsta

Diogo Oliveira