SALPICOS DE ÁGUA EM CALHAS T5 8X80W


Recommended Posts

Comprei 2 calhas t5 com 8 lâmpadas de 80w cada,agora,surgem várias dúvidas:retiro o plástico de protecção(porque filtra a luz)e deixo sem nada ou corro o risco e fico com umas calhas cheias de salpicos de sal com o tempo?No caso de não colocar o plástico de protecção qual a melhor altura que as devo colocar para minimizar os salpicos e não ficar com as calhas oxidadas 20cm de distância é muito?com este upgrade fico com 2 HQI 150w cada e 8x80 t5 faz 640w no total tenho 940w de luz para um aquário de 150*50*60 será também muito?horas de luz das t5.... 12h?um abraço banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprei 2 calhas t5 com 8 lâmpadas de 80w cada,agora,surgem várias dúvidas:retiro o plástico de protecção(porque filtra a luz)e deixo sem nada ou corro o risco e fico com umas calhas cheias de salpicos de sal com o tempo?No caso de não colocar o plástico de protecção qual a melhor altura que as devo colocar para minimizar os salpicos e não ficar com as calhas oxidadas 20cm de distância é muito?com este upgrade fico com 2 HQI 150w cada e 8x80 t5 faz 640w no total tenho 940w de luz para um aquário de 150*50*60 será também muito?horas de luz das t5.... 12h?um abraço nyah

Que tipo de plástico é? Se for acrílico transparente é para proteger mesmo as lampadas! O problema não é os salpicos, é mesmo um peixe vir à superficie e mandar água para a lampada!

Que kelvins está a pensar colocar nas T5?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro,já comprei as azuis actinicas são de 25000kelvin as brancas 10000kelvin.O que me preocupa é o facto de a água poder oxidar a parte espelhada que faz reflectir bastante a luz e na Seahorseshop disseram-me que era conveniente ter o plástico de protecção pois com o tempo iria perder o brilho, não sei se é inox esse tipo de espelho que está por detrás das lâmpadas.A altura 20cm a cima da água é bom?É exagero de iluminação 940w para este aquário ou não?fica bem,obrigado :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existe uma liga que normalmente é utilizada para os espelhos das lampadas que não cria problemas, mas pode ficar baço!

 

20cm de altura é bom, mas contando com a iluminação que tens eu apontava mais para os 30cm!

 

Necessitas mesmo de 940w de iluminação?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tito,

 

Eu tenho uma calha dessas e retirei as protecções. Mesmo que oxide é fácil de limpar e nunca enferruja. Tal como o Pedro diz e muito bem, o pior que pode acontecer é ficar baço.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Diogo, tu que já andas nestas andanças à mais tempo, o que dizes da potência de iluminação?

 

Obrigado pela referência!! Na minha opinião, luz nunca é demais. Há como é óbvio minímos.

O Tito tem na melhor das hipóteses 400 litros de água e portanto tem um pouco mais de 2W por litro, o que não acho demais.

 

O que é importante é a qualidade da luz. Quantidade não quer dizer qualidade!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado aos dois pela ajuda.Diogo quanto à altura de 30cm como o Pedro diz será melhor para as t5 e elevo as hqi para o mesmo valor,pois as hqi estão a 18cm da água,portanto ficam todas t5 e HQI a 18cm ou ficam todas a 30cm o que será melhor?vou colocar as 2 calhas penduradas nas 4 buchas de aço no tecto de betão onde já se encontram as hqi,achas que as buchas suportam o peso adicional.Um abraço :mrgreen:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Obrigado aos dois pela ajuda.Diogo quanto à altura de 30cm como o Pedro diz será melhor para as t5 e elevo as hqi para o mesmo valor,pois as hqi estão a 18cm da água,portanto ficam todas t5 e HQI a 18cm ou ficam todas a 30cm o que será melhor?vou colocar as 2 calhas penduradas nas 4 buchas de aço no tecto de betão onde já se encontram as hqi,achas que as buchas suportam o peso adicional.Um abraço :snipersmile:

 

Com a quantidade de luz que tens podes subir para os 30 cm sem problemas. Quanto ao peso não faço ideia nenhuma, nem arriscaria dar opinião!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais