Calor, Iluminação e Temporizador...


Recommended Posts

Pois é, o calor já ca canta de novo. E com ele, aqueles dias infernais que teimam em subir a temperatura dos nossos aquas bem acima dos limites... cheers Conclusão: Pescada cozida para o jantar!!! cheers :D :D

 

Entre as várias soluções, uma parece-me utilizar a iluminação nas horas de menor calor, ou seja de noite. De facto, o calor dissipado pelas nossas aquaglos e powerglos e tudo-o-resto-glo é imenso e temos a certeza que, graças ao reflector, a maior parte dele vai direitinho para a água do aqua.

 

Uma ideia talvez seja elevar a iluminação (quem possa) uns dois ou três centímetros, o suficiente para passar algum ar entre a calha e o aqua e tentar dissipar algum calor na corrente de convecção. Suponho que perdemos também alguma luz que acaba reflectida para fora da calha e do aqua.

 

A outra, e nesta vem a minha dúvida, regular um temporizador para "fora-de-horas".. Eu costumo ter o meu 12h/dia, das 11h às 23h. Agora quero ter a iluminação desligada, pelo menos, entre as 11h e as 17h. Tenho o aqua numa divisão da casa voltada para Norte, logo pouco iluminada, pelo que a pouca luz da janela não me parece significativa para não lhe chamar de "noite aquática"...

 

A pergunta que faço, e querendo manter as 12h/dia, é se o posso fazer faseadamente, ou seja, em dois períodos, tipo 17h - 1h e das 6h às 10h ou se isso prejudica os hábitos "iluminados" dos meus peixes. Afinal, só é suposto haver um período de luz e de escuro por dia.

É que são nestas horas que mais facilmente posso alimentar a peixarada e fazer alguma manutenção ao aqua.

Caso contrário, lá terei de optar pelas 17h-5h.. ou algo que se pareça.

 

Que acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão que eu coloco....Será possivel os peixes sofrerem de jet-lag? cheers

 

Ao alterar as horas dos dias, sera que se poderá stressar os "bichos".

 

E se diminuires a temperatura da resistencia, ou ate mesmo desliga-la, as temperaturas altas mantem-se?

 

Abraço,

 

Ricardo Pinto

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Se a temperatura subir gradualmente e descer gradualmente nao vejo o problema. Como fazem os peixes na natureza compram ventoinhas? :shock:

 

Logo que nao passe os 32/34 graus para mim nao ha problema, quando se tem que curar ictio costuma-se (pelo menos eu) elevar a temperatura gradualmente para os 32 graus e depois descer. Eu tive a temperatura a 32 graus durante uma semana e os peixes andavam nao muito normalmente mas nao morreram.

 

Posso estar a dar grande "calinada" mas,......

 

Hasta

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

inda ontem tinha a agua do meu aqua a uns valentes 32 graus. Dava para notar que os peixes andavam mais stressados, mas o maximo que lhes pude fazer foi baixar a temperaturo do termostato. Hoje kando xegar a noite, ou seja no periodo de mais calor da minha casa, vou ver a quanto esta a agua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os peixes selvagens (na natureza) não precisam de ventoinhas nem nenhum truque... é que os "aquas" deles têm bem mais de 100L, pelo que um ou dois mesitos de calor não da pa elevar grande coisa a temperatura de um lago ou rio...

 

A temperatura demasiado elevada, além de stress, pode causar a morte! E não me refiro a água a ferver mas uns meros 32-35ºC...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.