Identificação de primeiro habitante do 288lts


rasputin

Recommended Posts

Bem, logo no primeiro dia em que montei o aqua novo dei por mim a olhar para este inquilino, e que entretanto tinha andado desaparecido. Até hoje:

2089449907_5ba7ace3bf.jpg?v=0

 

Não sei de onde veio, sua identificação, hábitos etc pelo que se alguém puder ajudar, a gerência agradece. Tem cerca de 1 cm esticadinho.

 

O que são aquelas cenas brancas que o tipo tem colado na carapaça?

 

Pareceu-me que ele comeu um pouco da nhanha branca que os troncos estão a ganhar. Será?

 

Obrigado.

 

P.S. - Pois, pois é lindo, não é? Não, não o vendo! LOL bigsmile

Editado por rasputin

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então, ninguém conhece este lindo bichinho?

 

Como hei-de saber qualquer coisa sobre ele? Onde posso procurar? Estou completamente à nora.

 

Entretanto verifiquei que este moçoilo vai largando aquelas tripinhas que tem na casca. Serão ovos? Ou fezes? Ou outra coisa qualquer?

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te preocupes que dentro em breve tens uma colecção deles.

Esses troncos estão tratados?

Essa nhanha são fungos...

 

jonasguindaste estás em todas!... :rolleyes:

Estes troncos são raízes de urze e foi um colega meu que me trouxe de Bragança.

Estavam super secos, estiveram em água durante uns tempos com trocas da mesma de dois em dois dias, foram fervidos e escovados com uma escova dura saindo montes de porcaria e casca, terra etc.

Pensei que estariam prontos, mas pelos vistos… Posso deixa-los ficar no aquário novo ou tenho de tirá-los? Se os deixar, deixo a nhanha quieta, ou tento retira-la? Que procedimento devo seguir?

 

É para estes que precisava das tais pedras que te falei.

Editado por rasputin

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

jonasguindaste estás em todas!... :rolleyes:

Estes troncos são raízes de urze e foi um colega meu que me trouxe de Bragança.

Estavam super secos, estiveram em água durante uns tempos com trocas da mesma de dois em dois dias, foram fervidos e escovados com uma escova dura saindo montes de porcaria e casca, terra etc.

Pensei que estariam prontos, mas pelos vistos… Posso deixa-los ficar no aquário novo ou tenho de tirá-los? Se os deixar, deixo a nhanha quieta, ou tento retira-la? Que procedimento devo seguir?

 

É para estes que precisava das tais pedras que te falei.

 

 

isso sao fungos que ja estavam na agua e que ao terem um bom ponto de propagaçao(tronco) nao perdem tempo, nao te preocupes que isso desaparece com o tempo e nao faz nada a fauna do aqua, de qualquer maneira fizeste bem em tratar o tronco, sempre sai outras coisas indesejadas

 

quanto ao caracol é um physa, caracol praga que se tiver muita comida em ambundancia vai minar o teu aqua, caso des a quantidade adquada de comida aos peixes, o seu numero ira ser estavel e o aqua so tem a ganhar, pois para alem de ajudar a limpar essa nhanha do tronco depois vai ajudar na limpeza das algas

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso sao fungos que ja estavam na agua e que ao terem um bom ponto de propagaçao(tronco) nao perdem tempo, nao te preocupes que isso desaparece com o tempo e nao faz nada a fauna do aqua, de qualquer maneira fizeste bem em tratar o tronco, sempre sai outras coisas indesejadas

 

quanto ao caracol é um physa, caracol praga que se tiver muita comida em ambundancia vai minar o teu aqua, caso des a quantidade adquada de comida aos peixes, o seu numero ira ser estavel e o aqua so tem a ganhar, pois para alem de ajudar a limpar essa nhanha do tronco depois vai ajudar na limpeza das algas

Acho isso estranho, pois se são fungos porque só se "agarraram" aos troncos novos e a um antigo que tenho não lhe pegaram? Mas também, se não faz mal à fauna vou deixar estar, embora esteja sempre de olho, não vá haver surpresas.

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os fungos estão no tronco mal tratado.

Se ele ganhou fungos é porque não esteve tempo suficiente em tratamento.

 

O meu tronco novo, por exemplo enquanto esteve na banheira ganhou fungos e no áqua não.

 

Tens que dar mais umas "fervidelas" pra isso passar.

Para ser sincero não sei se faz, mas pelo menos dá um bocado de mau aspecto à coisa.

 

Já agora um conselho.

Vai fazendo TPAs, diárias, se possível no teu áqua novo, com água do velho.

Assim aceleras o ciclo e assim podes meter aí a peixeirada mais rápido.

Fiz isso no meu e não tive picos de amónia.

 

Quanto aos caracois, só tenho uma coisa para te dizer.

TÁS TRAMADO!

A não ser que os bótias atinem com eles :mrgreen:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os fungos estão no tronco mal tratado.

Se ele ganhou fungos é porque não esteve tempo suficiente em tratamento.

 

O meu tronco novo, por exemplo enquanto esteve na banheira ganhou fungos e no áqua não.

 

Tens que dar mais umas "fervidelas" pra isso passar.

Para ser sincero não sei se faz, mas pelo menos dá um bocado de mau aspecto à coisa.

 

Já agora um conselho.

Vai fazendo TPAs, diárias, se possível no teu áqua novo, com água do velho.

Assim aceleras o ciclo e assim podes meter aí a peixeirada mais rápido.

Fiz isso no meu e não tive picos de amónia.

 

Quanto aos caracois, só tenho uma coisa para te dizer.

TÁS TRAMADO!

A não ser que os bótias atinem com eles :mrgreen:

 

Pois se calhar ficaram mal tratados, mas estar a tirá-los agora é dose!... Depois amanhã falamos pessoalmente bigsmile

Quanto ao ciclar, tenho na medida do possivel colocado agua do velho no novo, mas como comecei o tratamento com o backopur há 3 dias (acaba hoje) não sei se deva passar essa água para o novo.

As cerâmicas estiveram no velho umas 2 semanas dentro de uma meia para irem ganhando bactérias e tenho feito o tratamento (dura 9 dias) da água do novo com um producto da JBL Bio qualquer coisa (escapa-me o nome), que contém não sei quantos milhoes de bactérias e que não é mais do que um acelerador do ciclo.

Dadas as circunstancias tem de ser assim: à bruta!...

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Bactopur MATA o filtro.

Não uses água do velho no novo e mantém-te bem atento aos parâmetros enquanto não mudas os peixes para o novo.

Se quiseres amanhã arranjo-te matérias filtrantes cicladas para pores no filtro.

Esta cena é estranha: Quer se dizer, corrige-se um problema e arranja-se outro!

Bom mas primeiro estão os peixinhos! O producto é colocado no 1º dia, no 2º não se põe nada, e no 3º põe-se, e acaba. Usei uma vez quando me começou a aparecer uma cory e um guppie com as barbatanas roidas e correu tudo bem, tendo eles recuperado muito bem e depressa.

Neste momento a agua que tirei do velho e coloquei no novo foi antes de aplicar o backopur. Desde que iniciei o tratamento suspendi as "trocas " deágua exatamente por esse motivo e dúvida de se faria ou não mal.

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas... rasputin desculpa aproveitar o teu topico.. mas estou a afazer esse tratamento de que falar e tenho uma duvida que ainda não foi esclarecida... esse tratamento passado quanto tempo é que fizes-t a primeira TPA?

 

obrigada

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas... rasputin desculpa aproveitar o teu topico.. mas estou a afazer esse tratamento de que falar e tenho uma duvida que ainda não foi esclarecida... esse tratamento passado quanto tempo é que fizes-t a primeira TPA?

 

obrigada

Boas Telmaf.

Olha, o tratamento comecei-o na terça feira. Fiz uma TPA de 25% (15lts), o habitual, e deitei 22 gotas por cada 20lts, tal como é recomendado. Como o aqua estava quase até à rolha com agua deitei 22x3 gotas. Ontem quarta-feria, não fiz nada, a não ser observar os peixitos :crazyeyes:. Hoje dei uma limpeza em pedaços de plantas que andavam a boiar, fiz uma TPA de 25% (15lts) e deitei mais 22x3 gotas. E pronto acabou o tratamento.

Se calhar não deveria ter feito hoje a TPA, mas como tenho um problema com os nitratos... arrisco. Acho que aquele dia de folga é para o produto ser absorvido, pelo que agora só faço outra TPA no Sábado, deixando amnhã como um dia de intervalo.

Mas por acaso peguei agora mesmo no papel de instruções e eles recomendam uma TPA no final do tratamento... Ups?!?! E após essa TPA recomendam usar SERA super carbon.

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, logo no primeiro dia em que montei o aqua novo dei por mim a olhar para este inquilino, e que entretanto tinha andado desaparecido. Até hoje:

 

Não sei de onde veio, sua identificação, hábitos etc pelo que se alguém puder ajudar, a gerência agradece. Tem cerca de 1 cm esticadinho.

 

O que são aquelas cenas brancas que o tipo tem colado na carapaça?

 

Pareceu-me que ele comeu um pouco da nhanha branca que os troncos estão a ganhar. Será?

 

Obrigado.

 

P.S. - Pois, pois é lindo, não é? Não, não o vendo! LOL biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

 

Boas,

 

Ora esse habitante parece-me uma Physa Marmorata e em relação à "nhanha" dos troncos, dependendo dos habitantes que irás por ela desaparecerá mais cedo ou mais tarde, não é preocupante, apenas um pouco inestético.

 

Abraços

Editado por Marco Teixeira

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais