Rocha viva


Olatodos

Recommended Posts

olá,

 

alguém me podia explicar o que é a rocha viva e para k serve? é k eu estou a montar um aquário de água salgada e não percebo nada.... também já ouvi falar de rocha morta.... alguém me explique.... :/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Antes de montar o aqua e começar com as andanças, lês isto:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=33109

 

Sobre o que és a Rocha viva tens lá a indicação, mas deixo aqui também:

ROCHA VIVA

 

A rocha viva não é mais do que os esqueletos calcários de corais mortos arrastados pelas correntes que se encontram na periferia dos recifes e estão cheios de microorganismos sejam eles bactérias, zooplancton, e pequenos ofiuros, crustáceos esponjas, algas etc.

Durante o transporte até aos nossos aquário por vezes decorrem 3 dias ou mais. Durante este tempo grande parte destes organismos morrem e entram em decomposição. Por isso a rocha não pode ser logo colocada no nosso aquário , a não ser que não tenhamos lá nada vivo ainda. Por isso arocha tem que ser curada á parte num recipiente com muita circulação e escumador. Claro que uma rocha de qualidade é aquela que foi removida do mar pouco antes de ser transportada, foi bem embalada e cujo transporte foi o mais curto possível de modo a preservar a maior quantidade de vida possível.

È um dos componentes fundamental do aquário a par do escumador, iluminação e circulação. Devemos comprar rocha de boa qualidade ( Indonésia premium ou Fiji premium) bem colonizada e já curada. A rocha das caraibas é geralmente mais barata mas é menos porosa ,menos colonizada, e com formas menos atraentes.

Devemos usar cerca de 18 % do volume do aquário em rocha viva .Se formos muito pacientes e estivermos dispostos a esperar mais uns 3 três meses antes de colocar peixes e corais podemos optar por colocar uma parte, digamos metade, de rocha morta e esperar que colonize.

A rocha viva de qualidade é cara e ronda os 16 a 18 euros mas é um bom investimento e temos que pensar que estamos a comprar o filtro biológico do nosso aquário, a decoração o local de esconderijo e alimento para os peixes e o suporte para colocarmos os nossos corais.

 

Rocha morta é Rocha viva em microorganismos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois...imagino que tenha dado...já começaste a montar o aquas?

 

 

Já, mas há algumas coisas que ainda não percebo muito bem... tenho lido também algumas coisas na net e têm-me explicado algumas coisas na loja onde costumo ir, só que umas pessoas dizem umas coisas outros dizem outra e no fim acabo sem perceber como é que é afinal...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nada como vir aqui ao forum exprimir as duvidas e elas mais cedo ou mais tarde serão todas explicadas.As vezes nem é preciso perguntar nada,basta carregar no botão procurar,pôr o que queremos e apareçe sempre alguma coisa. O forum é como uma Diciopédia da aquariofilia :sad2:

Editado por Tiago Proença

EX-Naysel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais