xande Publicado Dezembro 2, 2007 Publicado Dezembro 2, 2007 O que é a filtragem biológica? É o termo dado à ajuda que se pode dar para que as colónias de bactérias modificadoras da amónia se desenvolvam. De onde vem a Amónia? A amónia vem directamente das guelras dos peixes e também da decomposição dos dejectos e restos de comida. Este tipo de colónias é uma peça fundamental para o aquário, isto leva-nos a tentar perceber um pouco mais como funciona este tipo de filtragem. A Natureza fornece vários tipos de bactérias que transformam a amónia em compostos progressivamente menos tóxicos. As “nitrosomonas” transformam a amónia em nitritos, 2º As “nitobactérias” transformam os nitritos em nitratos. Nota: Estas bactérias não implicam qualquer perigo e são muito abundantes na natureza. São tão abundantes que não há necessidade de as introduzir no aquário. A natureza faz esta tarefa por nós. Em presença de amónia e oxigénio essas bactérias multiplicam-se naturalmente, fixando-se nos vidros e equipamento do aquário, rochas, areão entre outros. A filtragem biológica requer somente: 1 Uma superfície de fixação 2 Amónia como alimento 3 Água rica em oxigénio Então porque precisamos de uma filtragem física? Se limitarmos o número de peixes ao que a filtragem biológica pode comportar e resolver, não necessitamos de uma filtragem física. Infelizmente, não é possível ter vários peixes num aquário só com a filtragem biológica. O que é a filtragem Física\Mecanica? Ao conseguirmos filtrar mecanicamente os resíduos do aquário antes da sua decomposição adiantamos um passo. Já para não falar que esses produtos estragam a beleza do nosso aquário. Em poucas palavras, a filtragem física é a retenção num filtro das partículas sólidas em suspensão na água do aquário. A qual remove directamente a amónia dissolvida na água, nem qualquer outro produto dissolvido. As matérias filtrantes mais vulgares não retêm bactérias e algas, nem quaisquer sólidos fixados no areão, plantas ou decorações. É necessário recorrer a outros processos para remover essas partículas sólidas, um dos mais fáceis, é o de aspirar o areão, quando se faz a mudança periódica da água. As quatro mais vulgares matérias de filtragem física são a esponja, fibras soltas e fibras agregadas em cartuchos, sendo as fibras laváveis até certo ponto. Nota: Quanto mais pequenos os poros da matéria filtrante, mais fina a filtragem mas também mais rápida a acumulação. Outra regra é a de que quanto maior a superfície filtrante mais lenta a acumulação, por outras palavras quanto maior for o filtro, mais espaçada é a sua limpeza ou substituição. Consoante a matéria filtrante se for enchendo de partículas, mais apertada vai sendo a passagem e portanto as partículas retidas cada vez vão sendo mais pequenas, até que a água deixa de passar. Um bom filtro mecânico, é aquele que retém suficientes partículas para manter a água limpa, sem colmatar rapidamente. Citar
lmsalgado Publicado: Dezembro 6, 2007 Publicado: Dezembro 6, 2007 (editado) Bom post, Mas já agora sugeria acrescentar a solução para uma dúvida recorrente (que também é a minha) e diz respeito aos vários tipos de matéria filtrante e a sua posição. Por exemplo, se eu tenho um filtro externo, que combinação de matérias filtrantes são mais adequadas - cerâmicas, bio-bolas, lã de vidro, esponja? e que posição devce ter cada uma dentro do filtro? PS: Perdoem-me a repetição dos posts, alguma coisa correu mal no meu browser. Já esvaziei os repetidos para não causar confusão.... Editado Dezembro 6, 2007 por lmsalgado Citar
lmsalgado Publicado: Dezembro 9, 2007 Publicado: Dezembro 9, 2007 (editado) Ok, ninguém me ligou nenhum mas entretanto encontrei um tópico aqui onde parecem chegar a acordo sobre esta questão. Fica a referência para quem tiver a mesma dúvida. Editado Dezembro 9, 2007 por lmsalgado Citar
xande Publicado: Dezembro 10, 2007 Autor Publicado: Dezembro 10, 2007 Ok, ninguém me ligou nenhum mas entretanto encontrei um tópico aqui onde parecem chegar a acordo sobre esta questão. Fica a referência para quem tiver a mesma dúvida. Desculpa la não responder de forma tão imediacta, mas nao me foi possivel. Esse topico que referiste tambem foi criado por mim era uma duvida que eu tambem tinha. Resolvi fazer um topico a explicar tudo isto. Abraço Citar
lmsalgado Publicado: Dezembro 11, 2007 Publicado: Dezembro 11, 2007 Desculpa la não responder de forma tão imediacta, mas nao me foi possivel. Esse topico que referiste tambem foi criado por mim era uma duvida que eu tambem tinha. Resolvi fazer um topico a explicar tudo isto. Abraço E fizeste um bom trabalho Obrigado por mim e por outros como eu.... Citar
xande Publicado: Dezembro 11, 2007 Autor Publicado: Dezembro 11, 2007 E fizeste um bom trabalho Obrigado por mim e por outros como eu.... Sempre ás ordens. Em breve irei fazer o meu filtro (para o prencipio do ano) depois retiro umas fotos e coloco aqui no forum. A biobox para alguns aquariofilistas é um taboo. mas vou tentar desvendar e mostrar mais um pouco sobre esse assunto. Abraço Citar
lmsalgado Publicado: Dezembro 11, 2007 Publicado: Dezembro 11, 2007 Sempre ás ordens. Em breve irei fazer o meu filtro (para o prencipio do ano) depois retiro umas fotos e coloco aqui no forum. A biobox para alguns aquariofilistas é um taboo. mas vou tentar desvendar e mostrar mais um pouco sobre esse assunto. Abraço Vamos ficar à espera :D Citar
Recommended Posts