casal de discus C/cria


Recommended Posts

Ola

Peço ajuda para conseguir salvar uma femea com uma criação de +-50 alevins.

Resumindo:

Há cerca de 2 semanas um casal desovou e após 3 dias os alevins nasceram e começaram a comer como é habitual nas costas dos pais, só que neste caso a femea tomou sózinha a seu cargo a alimentação dos alevins não permitindo sequer que o macho chegasse junto dos alevins.

Tudo ía bem até que passado estas 2 semanas ela encontra-se exausta e é o macho que os alimenta e só de vez em quando é que os alevins vão junto a femea.

Quando olho para ela noto que está exausta, não come e volta e meia anda de lado.

Já estou a dar artémia e algumas vitaminas mas já vi o macho a comer mas a femea não.

Já pensei retirá-la do aquário pois nota-se a sua debilidade, mas também tenho receio de perder esta criação.

Agradeço a ajuda dos entendidos pois é a primeira vez que me surge esta situação.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui,

 

acho que deverias retirar a femea para outro aquário, e verificar quando é que os alevins começam a comer a comida que dás aos pais, quando isso acontecer retira também o macho. Eu sei que é dificil de retirar os alevins dos pais, mas com o tempo vais ver que eles começando a alimentar-se sozinhos não vão precisar dos pais, como disse atrás retira a femea que o macho trata dos alevins sozinho. Vai dando noticias, e visita www.clubediscus.com onde terás mais informações.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Nuno

Acabei por não mudar a femea de aquário pois começou a recuperar e já nada quasi normalmente.

Está a começar o regeitar os alevins para os obrigar a comer a nova comiga para além da artémia. No entanto já tive uma grande mortandade pois só me restam cerca de 12.

Vamos a ver se pelo menos estes vão até ao fim. Duvido.

Já agora como o azar não vem só tenho outro casal que tinham uma postura enorme, mas os ovos começaram a ficarem brancos, paciência talvez seja a agua que não estaria nas devidas condições.

Para quem tem 5 casais já se sabe que isto acontece volta e meia principalmente por nossa culpa.

Mas, o que me preocupa com este casal é que o ficaram muito escuros e o macho com grandes medalhões de algodão no corpo. Liguei a UV durante 24 horas e comecei com AQUAZOLE (Seachem) mas não está a recuperar e que me está a preocupar é que não vejo razão para isto ter acontecido.

Trata-se de um casal muito activo, num aquário de 85 l, nu, com filtragem de esponja e um filtro externo mecanico.

Tenho já uma certa experiência (ou pensava ter) para lidar com estes azares mas estou a sentir que estes azares estão a acontecer muito rápidamente. Os aquários não têm qualauer ligação uns com os outros.

Se tiver um conselho agradeço.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais