frelip Publicado Novembro 19, 2007 Publicado Novembro 19, 2007 (editado) Boas, Antes de mais, desculpem a extensão do post, mas precisei reunir esta informação... Se alguém me puder dar uma ajudar... agradeço Tenho um aqua de 180L com filtro eheim 2215 a funcionar desde 25 de Outubro. Neste momento tenho apenas 2 coridoras no aqua. Tem-me aparecido algumas algas verdes (penso q sejam algas) no fundo do aqua, em cima do musgo de java, e um pouco na rocha vulcânica e nas extremidades das folhas de algumas plantas. Mas onde é mesmo evidente, é no chão do aqua numa zona onde n tenho nada, e em cima do musgo de java. O verdete nas pedras até fica giro e tal... mas será q no fundo, aquilo tb é só verdete, ou será mesmo algas ? Nesta foto, o q está assinalado a vermelho, está aumentado na foto seguinte. No entanto para o lado direito da marca vermelha também são visiveis outras zonas verdes. Zona vermelha - Se forem mesmo algas, qual o peixe mais indicado para as comer principalmente as do fundo. Ja tive 2 SAE mas n duraram 24h ... morreram... mas tb n os via mto andar no fundo do aqua os plecos crescem imenso... e dp ficam enormes. umas ampularias... será q ajudavam ? As coridoras nunca as vi comer este tipo de coisas.., n sei se era susposto! Elas revolver o fundo, revolvem... mas comer, só a comidinha q eu dou. - E no musgo de java? os red cherrys dao conta aquilo tudo ? DO lado esquerdo não tem muito, mas na extremidade direita do musgo de java tem uma tonalidade verde mais escuro, e parece uma teia de aranha verde por cima do musgo de java os reds (e as ampularias?) sao mto sensisveis à amonia... o aqua ainda só tem 3 semanas, e cai no erro de comprar os testes de tiras da JBL 5 em 1. É difcil fazer uma leitura exacta naquilo, e com esse € tinha comprado os 3 testes mais importantes em testes de reacção, de maneira que nao sei como estão ao certo os meus valores de amónia,nitritos e nitratos. - e para limpar os vidros, basta contar com alguns otocinclus? ou há mais alternativas? - e para limpar as folhas das plantas... algumas parecem que estão sujas... há alguma espécie que limpe as folhas, tanto as grandes onde possam pousar, como umas mais pequeninas? - o que é q me recomendam? o q é q me pode dar conta destas algas verdes(?) que vos mostro nas fotos ? Editado Novembro 19, 2007 por frelip Citar € Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas
NCR2007 Publicado: Novembro 19, 2007 Publicado: Novembro 19, 2007 Bom dia, Segundo creio, as corydoras não serão os peixes mais adequados para ciclar um aqua, já que serão pouco tolerantes à amónia e nitritos. Tb tenho um aqua montado desde 15 de Outubro e não tenho tido problemas com algas. Porém, está muito plantado, e parece-me que essa poderá ser uma solução, já que as plantas concorrem com as algas pelos nutrientes e - se tivermos sorte - ganham a contenda :D Por outro lado, e creio que também por causa das plantas, ainda não tive nitritos no água em níveis que pudessem ser medidos nos testes. Quanto à questão específica que colocas, eu decidi não arriscar e tenho no aqua: 6 corydoras, 2 SAEs, 6 ou 7 ampulárias e um número indeterminado de Red's. Não há alga que resista banana rock Citar Abraço,NCR
Nuno M. Lopes Publicado: Novembro 19, 2007 Publicado: Novembro 19, 2007 boas a mim parece-me que tens ai cianobacterias a aparecer, isso acontece com excesso de nutrientes na coluna de agua, acho que a equipe de limpeza não toca nisso. aspira o aqua e vai fazendo tpa´s e mede os parametros da agua. algem com mais esperiência que opine mas acho que não estou errado. Citar plantado 240LNano"Monte Desconhecido""Mother Nature" Ex membro NMCLcumprimentosNuno Lopes
frelip Publicado: Novembro 19, 2007 Autor Publicado: Novembro 19, 2007 andei a pesquisar sobre as cianobactérias, e pelo que li e fotos que vi, encaixa perfeitamente no que se passa no meu aqua... e dado que tenho a flauta mergulhada à tona de água, résvés à superficie, a circulação de água junto ao areão deve ser ou muito pouca, ou nula. e dado que tenho a flauta mergulhada, apesar de haver movimentação da superifcie da água (em forma de corrente) não há o borbulhar da água que poderá benefeciar a oxigenação da água... tenho em lista de espera a aquisição de uma bomba de ar com 2 saídas com regulação, para por em 2 pontos diferentes do aqua, por forma a ajudar na oxigenção mas a minha dúvida é ... como crio circulação de água junto ao areão ???? Citar € Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas
NCR2007 Publicado: Novembro 19, 2007 Publicado: Novembro 19, 2007 Boas, Não uso bombas de ar em qualquer dos meus dois aquas e nunca notei problemas de oxigenação. E note-se que injecto CO2 (DYI) de dia e de noite. O movimento à superfície, mesmo ligeiro, parece ser suficiente. Para criar circulação junto ao areão, bastará colocar a flauta num nível inferior do aqua ou direcionar para o fundo os furos de saída da água. Creio, porém, que deverá sempre existir algum movimento à superfície (saída de filtro ou bolhinhas de ar) para oxigenar a água. Uma vez que vais instalar uma bomba, a questão não se põe. Citar Abraço,NCR
frelip Publicado: Novembro 19, 2007 Autor Publicado: Novembro 19, 2007 Boas, Não uso bombas de ar em qualquer dos meus dois aquas e nunca notei problemas de oxigenação. E note-se que injecto CO2 (DYI) de dia e de noite. O movimento à superfície, mesmo ligeiro, parece ser suficiente. Para criar circulação junto ao areão, bastará colocar a flauta num nível inferior do aqua ou direcionar para o fundo os furos de saída da água. Creio, porém, que deverá sempre existir algum movimento à superfície (saída de filtro ou bolhinhas de ar) para oxigenar a água. Uma vez que vais instalar uma bomba, a questão não se põe. e ao por a bomba de ar, mantinha a flauta no mesmo sitio ? cá em cima, submersa ? e a bomba de ar com as difusoras no areão ? mas axo q o facto de ter as bombas de ar n me vai criar circulação junto ao areão... Citar € Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas
Nuno M. Lopes Publicado: Novembro 19, 2007 Publicado: Novembro 19, 2007 boas podes colocar a flauta na parte traseira do aqua provisoriamente, a distancia que a agua faz é menor e circula para baixo ao bater na frente do aqua criando circulação, eu no meu tenho assim. Citar plantado 240LNano"Monte Desconhecido""Mother Nature" Ex membro NMCLcumprimentosNuno Lopes
bean_around15 Publicado: Novembro 19, 2007 Publicado: Novembro 19, 2007 andei a pesquisar sobre as cianobactérias, e pelo que li e fotos que vi, encaixa perfeitamente no que se passa no meu aqua... e dado que tenho a flauta mergulhada à tona de água, résvés à superficie, a circulação de água junto ao areão deve ser ou muito pouca, ou nula. e dado que tenho a flauta mergulhada, apesar de haver movimentação da superifcie da água (em forma de corrente) não há o borbulhar da água que poderá benefeciar a oxigenação da água... tenho em lista de espera a aquisição de uma bomba de ar com 2 saídas com regulação, para por em 2 pontos diferentes do aqua, por forma a ajudar na oxigenção mas a minha dúvida é ... como crio circulação de água junto ao areão ???? Boas, Com uma powerhead ou bomba de circulação..são relativamente baratas.... Cumprimentos Citar
frelip Publicado: Novembro 21, 2007 Autor Publicado: Novembro 21, 2007 Bom ... Eu n sei do que foi ... fiz várias coisas... mas o que é certo, é que ontem (terça-feira) ao fim do dia já estava muito melhor. Na segunda-feira ao fim do dia, fiz: - meti 2 ampularias - meti 2 otocinclus - meti uma bomba de ar com 2 saídas (uma para cada lado do aqua) - reduzi o periodo de luz em 2 horas n sei se é cianobacterias... se é algas... mas já so as tenho no musgo de java. Até a rocha vulcanica, ao lado do musgo de java, ja estava a ficar verde... neste momento ja não está ! Citar € Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas
Recommended Posts