Será Possivel Manter Um Reef So Com Rocha Morta?


luisnobre

Recommended Posts

boas...gostaria de saber se e possivel manter um reef so com rocha morta e bastantes ceramicas no filtro???

 

se alguem ja manteve com rocha morta pode-me dizer os peixes que mantiverao os corais e podiao por aqui uma foto se n se emportarem..!!! sff

 

 

cumps

LuisNobre

logotipo2yy9du7.png6275.jpgPterophyllumScalareAngel.jpgpseudo.dwarf2.jpg117200.jpg...

 

Projecto em andamento "Amazon Underwater" 500ltrs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...gostaria de saber se e possivel manter um reef so com rocha morta e bastantes ceramicas no filtro???

 

se alguem ja manteve com rocha morta pode-me dizer os peixes que mantiverao os corais e podiao por aqui uma foto se n se emportarem..!!! sff

cumps

LuisNobre

 

Boas

 

se queres meter corais, não podemos meter filtro. Seria uma fabrica de nitritos e os corais não aguentariam.

 

Se montares um aquario so com rocha morta, o ciclo e a colonização da rocha com bacterias deverá demorar uma enormidade, isto se realmente algum dia chegar a ficar biologicamente eficiente. Basta pouca rocha viva para acelarar bastante esta situação.

 

Duvido que já alguem tenha tido algum aquario montado somente com rocha morta.

 

Posso de qualquer forma dizer que no meu aquario a maioria da rocha era morta. Qual? Já não sei. Não dá para ver.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas eu posso arranjar alguma rocha viva para por a frente e morta atraz e quanto tempo e que vai demorar ate colonizar a morta , e rapido????????

 

eu estive a ler e li que quando se tem pouca rocha viva deve-sse por ceramicas ou bio-balls para colonizar mais bacterias para compensar a pouca rocha viva, por isso e que eu puz ceramicas dentro do reservatorio do filtro

 

ha e podias-me dizer quantos kilos de rocha viva e que eu devo por no meu aqua???

 

o setup e o seguinte

 

nanoaqua: 80ltrs

escumador: de bolhas (futuramente vou adquirir um melhor)

iluminação: tubo flurescente normal e 1 sera deep sea actinica 30w

3 dedos de areao de coral n sei quantos quilos

circulação:1-micrown de 200ltr\h 1-JAD 1500ltrs\h

aquecedor de 200w-scuba

e o tal filtro com ceramicas

o sal e da tropic marin

Editado por luisnobre

logotipo2yy9du7.png6275.jpgPterophyllumScalareAngel.jpgpseudo.dwarf2.jpg117200.jpg...

 

Projecto em andamento "Amazon Underwater" 500ltrs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Quanto a este tema, tenho a dizer o seguinte. Quando o bichinho dos salgados me invadiu, corria o ano de 1980. Tinha eu 16 anos. Comprei um livro, que na altura, era rotulado de muito bom. Posso digitaliza-lo para abrir aqui um novo Topico.

Bom ! Quero com isto dizer, que na altura, corais vivos em aquario, era uma utopia. Nem pensar. Era, segundo o autor, impossivel manter corais vivos em aquario. O conselho que dava, era tipo............. ir a Cascais ou Sesimbra, comprar esqueletos de Acroporas, mete-las em lexivia, deixar alguns dias sob agua corrente, e......... introduzir no aquario. Isto, era o conceito de aquariofilia marinha, na altura. Inclusivamente, contradizia-se ao ponto de, dizer que era possivel manter Cefalopodes em aquario. Sem uma boa filtragem com rocha viva, da qual nao se falava na altura, e um bom escumador, de pedra difusora, omg , pergunto eu, como estariam os parametros da Amonia ? E mais que sabido que, uma quantidade infima de Amonia, destroi o sistema respiratorio dos Cefalopodes, segundo sei, com maior incidencia de mortandade nos polvos.

Indo directo a questao, so rocha morta, nao faz um aquario salgado. Mesmo com Tpas frequentes, areia viva, etc, a quantidade de vida que povoaria a rocha, seria infima, ja para nao falar da eternidade que demoraria a rocha a ficar, apenas em sistema vegetativo.

Como disse o Luis Rodrigues, um pouco de rocha viva, coloniza a morta. Dependendo do racio RV+RM, a colonizacao sera mais lenta ou mais acelerada.

Em alguns casos extremos, eu aconselharia um racio de 20% RV + 80% de RM. No entanto, o tempo de colonizacao sera muito largo. Para alguns neofitos, esperar, nao e uma virtude. Temos agua, temos rocha, e, vai de comecar a meter corais, peixes, etc.

Para finalizar, penso que devias investir uns dinheirinhos em alguns quilos de Rv, e depois completar com morta. Assim, e com paciencia, teras a certeza de algum tempo depois, teras toda a rocha viva.

Uma outra questao, e a qualidade da rocha morta. Tenta arranjar rocha que ja tenha sido viva, de preferencia, de boa qualidade. A medio, longo prazo, nota-se a diferenca. Rocha morta sintetica, ja experimentei. Nao gostei. achei viva por fora, morta por dentro. A porosidade da rocha e muito importante.

Penso nao me ter esquecido de nada em relacao ao assunto.

Apenas tenho a acrescentar, que ainda tenho o livro. Por vezes dou uma vista de olhos, e , a unica coisa que me ocorre, e um enorme ataque de riso.

Abraco,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.