Corydoras Sem Bigodes


Joao Raposo

Recommended Posts

Boas!!

 

Gostaria de saber se alguém me pode ajudar num problemazinho que tenho no meu aquário.....entoa é assim as corydoras que tenho no meu aqua estão todas a perder os bigodes e a ficarem barbatanas parece que roídas alguém sabe o que é ou como combater isto????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

Gostaria de saber se alguém me pode ajudar num problemazinho que tenho no meu aquário.....entoa é assim as corydoras que tenho no meu aqua estão todas a perder os bigodes e a ficarem barbatanas parece que roídas alguém sabe o que é ou como combater isto????

 

Isso não é normal...

Provavelmente estão a sofrer de um ataque bacteriano. Ataca isso com esha 2000, tem um largo espectro de actuação, incluíndo o problema das barbatanas roídas.

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

Gostaria de saber se alguém me pode ajudar num problemazinho que tenho no meu aquário.....entoa é assim as corydoras que tenho no meu aqua estão todas a perder os bigodes e a ficarem barbatanas parece que roídas alguém sabe o que é ou como combater isto????

Viva João,

 

Há vários motivos para tal acontecer. Um dos mais recorrentes, é o areão ser áspero, sendo que os barbilhos vão sendo gastos por erosão. Um outro motivo também muito comum, é o excesso de nitratos na agua.

Os barbilhos das corydoras são uma zona muito sensível do peixe e a área do aquário onde elas andam está normalmente cheia de bactérias, pelo que nitratos acima dos 20 ou 30ppm, começa a causar problemas.

 

Se a corydora for juvenil, é bem possível que recupere se as condições do aquário, assim o permitirem. Se já for adulta, já será praticamente impossível a sua recuperação.

 

Uma corydora sem barbilhos, não vai conseguir reproduzir.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva João,

 

Há vários motivos para tal acontecer. Um dos mais recorrentes, é o areão ser áspero, sendo que os barbilhos vão sendo gastos por erosão. Um outro motivo também muito comum, é o excesso de nitratos na agua.

Os barbilhos das corydoras são uma zona muito sensível do peixe e a área do aquário onde elas andam está normalmente cheia de bactérias, pelo que nitratos acima dos 20 ou 30ppm, começa a causar problemas.

 

Se a corydora for juvenil, é bem possível que recupere se as condições do aquário, assim o permitirem. Se já for adulta, já será praticamente impossível a sua recuperação.

 

Uma corydora sem barbilhos, não vai conseguir reproduzir.

 

Cmprts,

Luis.Dias

 

 

 

 

Obrigado pela dicas mas não sei se será do areao porque isto aconteceu depois de eu ter comprado 6 corydoras num loja na qual não sou cliente habitual foi mesmo por nessecidade do peixe o que já me disseram e que podia ser um fungo pois já perdi as corys que comprei na dita loja e mais algumas que eu tinha sabes se ha algum fungo que cause isso ?? e como resolver o problema?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Um ataque bacteriano pode causar fungos.

Quanto é que tens de nitratos?

 

Se forem juvenis, podes tentar recupera-las com azul de metileno num aquario à parte.

 

Cmprts,

Luis.Dias

 

 

 

oi

 

os nitratos tão a 20 ppm só uma delas e adulta as outras 2 que restam são juvenis k as que tinha adultas a reproduzirem já foram a vida por causa disto :S, entao segundo o que percebi o melhro e tentar isolar estas e utilizar azulmetilen certo? ja agora que dozagen??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi

 

os nitratos tão a 20 ppm só uma delas e adulta as outras 2 que restam são juvenis k as que tinha adultas a reproduzirem já foram a vida por causa disto :S, entao segundo o que percebi o melhro e tentar isolar estas e utilizar azulmetilen certo? ja agora que dozagen??

 

Com o azul de metileno não tenho experiência, mas o esha 2000 tb funciona bem.

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com o azul de metileno não tenho experiência, mas o esha 2000 tb funciona bem.

 

abx

 

 

 

 

 

 

ok obrigado pela ajuda ainda hoje vou ver se encontro disso é que isto foi memso azar agora que tinha casais reprodutores e a a criar aconteceu isto......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, podes utilizar o eSHa2000 ou o Azul de Metileno.

 

As dosagens são mais faceis com o eSHa 2000, é só seguir as indicações do folheto.

 

As dosagens do azul de metileno são 3 gotas por litro. Com TPA de 15% por dia até a agua ficar cristalina novamente. Com o azul não deves ter plantas, areão ou o que quer que seja no aquario. Só agua e o peixe(s) afectado(s), tudo o resto ficará azul.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, podes utilizar o eSHa2000 ou o Azul de Metileno.

 

As dosagens são mais faceis com o eSHa 2000, é só seguir as indicações do folheto.

 

As dosagens do azul de metileno são 3 gotas por litro. Com TPA de 15% por dia até a agua ficar cristalina novamente. Com o azul não deves ter plantas, areão ou o que quer que seja no aquario. Só agua e o peixe(s) afectado(s), tudo o resto ficará azul.

 

Cmprts,

Luis.Dias

 

 

 

obrigado pela ajuda

 

 

já agora não será melhor eu utilizar o esha 2000 no aqua comunitário em vez de isolar os peixes porque já tive um dos guppies infectados tanbem? e assim tratava todo o aqua e prevenia 1 novo aparecimento da mesma bactéria?? o esha 2000 não tem nenhum efeito secundário nas plantas??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que é preferível usares no aquário comunitário. O esha2000 só tem efeito secundários em camarões e caracois, os gajos não ficam lá muito bem tratados. Retiras os caracois, os camarões não gostam, mas safam-se.

Editado por fjmr123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais