aquario plantado.

Recommended Posts

Publicado

Olá, antes de mais nada gostaria de dizer que sou novo neste forum, que diga-se de passagem foi o melhor que vi até agora na net. Bem minha pergunta, tenho um tanque de uns 25/30L, o montei a uns sete meses e não tive sucesso, isto por causa da falta de informação e exeperiência, contudo resolvi desmonta-lo e recomeçar do zero novamente (desta vez com muito mais experiencia que antes e informações necessárias para não cometer erros), sendo que agora gostaria de montar um plantado, pois depois que vi alguns na net, me encantei. 1ª pergunta, será que com esse tanque (25/30L) fica dificil montar um plantado???(Me falaram que sim),2º antes tinha uma lampada de 15W, depois de ler algunhas duvidas do carlos, resolvi colocar 3x15W, assim está bom né??? 3º Irei colocar laterita concentrada misturada com a primeira camada do substrato (1cm) devo colocar 100g ou 50g??? a caixinha da laterita diz que é para aquarios de 50L. 4º Meu filtro é um Whisper E, com filtro de perlon e carvão ativado, está de acordo com o setup??? E por ultimo, depois de montado e passado algum tempo gostaria de colocar alguns peixinhos, tipo 5 neons, 2 coridoras, 1 limpa-vidro, 1 colisa e um ramireze, oq acham???

Bem depois dessa maratona de perguntas fico por aqui, desde ja agradecendo a atenção do pessoal, Tiago.

Publicado:

Olá,

Vou-te responder apenas aquilo q sei:

:wink: Não é dificil montar um plantado desse tamanho, ou melhor, é mais fácil do que um de 100L. Tens que contar com as dificuldades inerentes na criação de um plantado. :D

:( A iluminação em intensidade parece-me bem, convinha era teres a certeza dos espectros de cor que cada lampada tem. (Encontraras bastantes discussoes sobre isto aqui no forum, a iluminaçao é talvez o mais importante para o sucesso de um plantado)

:D Deves retirar o carvão activado do filtro no final da ciclagem do aquario pois irá eliminar os nutrientes plantas.

Qt ao resto espera que mais alguem se pronuncie

Boa sorte!

Abraço,

Ricardo Pinto

logo.jpg
Publicado:

Olá

Antes de mais muito bem vindo ao fórum

realmente é mais fácil montar um plantado de 30 litros que um maior por causa da quantidade de plantas necessárias para iniciar.

Mas tens que ter cuidado com as plantas que escolhes. porque se tens plantas de crescimento muito rápido tens que andar a podar cada terceiro dia, o que não dá muito jeito a não ser que não tenhas mais nada a fazer na vida :oops::roll:

eu nao punha laterina no substrato, embora seja muito popular no Brasil ainda não está provado que melhore significativamente o crescimento das plantas, tendo em conta a desvantagem de as algas também crescerem mais depressa :oops:

principalmente num tanque pequeno em que é necessário transplantar mais vezes plantas, visto que estas já estão muito grandes, ao fazeres isto levantas toda a laterina e muitos dos nutrientes vem para a coluna de água, ficando "à mercê" das algas :oops:

quanto ao ilumniação parece-me que está bem, mas tens que ver a cor de cada uma das lampadas, como já foi dito, de preferência deveriam ser todas diferentes.

quanto ao filtro eu tirava o carvão activado pela razão já referida pelo Riklos.

finalmente os peixes, tou a ver que tens tudo sul americanos e apenas a colisa é asiática, ainda por cima tens apenas uma colisa e um ramireze.

Eu tirava a colisa e ponha um casal de ramirezes.

os neons devem ser no minimo cardumes de 8 elementos o que não sei se se adequa ao teu aquário.

Os Limpa vidros, espero que estejas a falar dos Ottociclos affinis, porque os outros que eu conheço crescem demasiado.

Se forem ottos podes por 2 ou 3.

e corydoras também são peixes de cardume... A não ser que ponahs Corydoras pygmea ou Corydora hastatus (ambos crescem apenas 3 cm) não sei como vai poder por um cardume :roll:

espero ter ajudado e recomendo que faças uma pesquiza aqui no fórum porque existe muita informação sobre os temas que tu perguntaste :oops:

espero que gostes desta comunidade :oops:

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Publicado:

Olá, desculpem a minha ignorância, mas o que seria o processo de ciclagem??? Eu estava pensando em colocar o carvão ativado no filtro, para tornar a agua cristalina, ja que o meu tronco ainda esta amarelando um pouquinho a agua do balde em que o mesmo está. Outra coisa 5cm, de cascalho está bom???Irei fazer um injetor de CO2 caseiro, gostaria de saber se ele deve ficar injetando 24 horas por dia, ou só durante o dia. Obrigado.

Publicado:

Olá!

Nao tenho bem a certeza mas o processo de ciclagem, é o processo em que o aquário fica 1 mês +/- a ganhar bacterias para depois se colocar os peixes.

5cm de cascalho ta optimo.

Quanto á questão do injector de Co2, as plantas durante o dia absorvem o Co2 e libertam O2. Á noite tudo fica ao contrario, as plantas absorvem o O2 e libertam o Co2. Conclusão os peixes ficam sem O2 para respirar.

Solução: o injector de Co2 fica ligado durante o dia (durante o periodo em que a iluminaçao está ligada). Quando a iluminaçao desligar, o injector também se retira do aquário e liga-se a bomba de ar.

Isto na minha opinião.

Hasta

Diogo Oliveira