Urgente, Preciso De Ajuda


andreialima

Recommended Posts

Preciso de ajuda urgentemente. Estava agora mesmo a olhar para o meu aqua quando me deparei com isto:

 

PICT8646alt.jpg

PICT8647alt.jpg

PICT8648alt.jpg

 

Como não sabia o que fazer, e comoo tenho 3 corys no aqua, fiquei com medo que eles fossem comer os ovos, então fiz isto:

 

PICT8654alt.jpg

PICT8655alt.jpg

 

Acham que fiz bem? Mal? Será que fora do abdómen da mãe estes ovos chegam a eclodir? E agora, o que faço?

 

Se alguém me souber dizer o que se passou e como resolver esta situação, agradecia. É a primeira vez que esta fêmea tem ovos, será normal acontecer nas primeiras vezes? Tenho outra que esta perfeitamente normal, com os ovinhos todos no abdómen e tenho outra que vi ontem com apenas 2 ovos, hoje não tinha mais não sei porquê. Será que faz algum mal fazer os tpas de 2 em 2 dias como tenho feito? Tenho algas no aqua e estou a tentar controlar a situação fazendo tpas com esta frequência. O que faço agora? Será que estes ovos já estão perdidos e não posso fazer nada por eles?

Editado por andreialima
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Andreia.

 

Ora aí estão umas fotos dignas de se ver. Nunca tinha testemunhado a libertação dos ovos por parte da fêmea. Sabia que elas o faziam mas nunca o presenciei. Espectáculo!

 

Agora, o que aconteceu foi que os ovos foram abandonados porque não se encontravam fertilizados. Quando os ovos não são fertilizados, a fêmea abandona-os para voltar a produzir mais que serão futuramente ( ou não, como foi o caso) fertilizados por um macho.

 

Eles não irão eclodir por duas razões:

 

- a primeira e principal, não estão fertilizados, o que quer dizer que senão foram fertilizados quando ainda se encontravam na fêmea, também não o irão ser agora;

 

- mesmo que estivessem fecundados, os ovos necessitam de ser arejados para não fungarem, e é o que acontece nos pleópodes ( várias membranas que a fêmea possui no abdómen ao qual os ovos estão agarrados) que a fêmea movimenta constantemente.

 

 

Foi pena os ovos não estarem fertilizados mas as imagens do acontecimento em si estão muito boas. :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Andreia.

 

Ora aí estão umas fotos dignas de se ver. Nunca tinha testemunhado a libertação dos ovos por parte da fêmea. Sabia que elas o faziam mas nunca o presenciei. Espectáculo!

 

Agora, o que aconteceu foi que os ovos foram abandonados porque não se encontravam fertilizados. Quando os ovos não são fertilizados, a fêmea abandona-os para voltar a produzir mais que serão futuramente ( ou não, como foi o caso) fertilizados por um macho.

 

Eles não irão eclodir por duas razões:

 

- a primeira e principal, não estão fertilizados, o que quer dizer que senão foram fertilizados quando ainda se encontravam na fêmea, também não o irão ser agora;

 

- mesmo que estivessem fecundados, os ovos necessitam de ser arejados para não fungarem, e é o que acontece nos pleópodes ( várias membranas que a fêmea possui no abdómen ao qual os ovos estão agarrados) que a fêmea movimenta constantemente.

Foi pena os ovos não estarem fertilizados mas as imagens do acontecimento em si estão muito boas. :D

 

Que pena, pensei que ainda podia fazer alguma coisa, mas a tua explicação foi excelente, por isso acho que vou retirá-los da maternidade, não ficam lá a fazer nada não é... E até tinha pensado em libertá-los no aqua mas acho melhor não, as corys ainda lhes tomam o gosto e depois não querem outra :)

 

Quanto às fotos, até não ficaram grande coisa, mas estas foram recortadas para que vissem mais ao pormenor, as originais não estão assim. Mas obrigada pelo elogio, sabe sempre bem;) Se quiseres posso enviar-tas por mail, é só pedir. Se for para contribuir de algum modo que seja com fotos, pelo menos essas são razoáveis (já que não tenho muitos conhecimentos sobre red's, estou a aprender);)

 

Fica bem e obrigada pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais