Recommended Posts

Publicado

Viva,

Tenho um aqua de 570lts, e coloquei 2 Powerheads 2000l/h + 2 bombas de retorno de 2800l/h + 1 Tunze stream 6060 6000l/h! Em breve irei receber outra Stream 6060, a minha pergunta é: ponho as bombas a trabalhar alternadamente através de um sistema de controlo, ou simplesmente coloco as duas a funcionar em simultaneo?

Obrigado

Rui Bessa

Publicado:

Para pores essas bombas a trabalhar alternadamente terás que usar um temporizador normal uma vez que não são passíveis de ser utilizadas com os controladores da Tunze.

Podes usar um relógio normal que se vende em qualquer grande superfície mas atenção pois as Tunze (esse modelo) têm um numero máximo de vezes que podem ser desligadas e ligadas em 24h. Salvo erro são 12 ou 24 vezes mas não tenho bem a certeza. Lê o manual de instruções.

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Publicado:

Viva Alexandre,

Devido à potência delas parece-me que os corais ficam "desconfortáveis" com a força exercida :roll: , será assim? Não sei se devo colocar em direcção à RV... mas também se não coloco, a areia é praticamente "varrida"... O que faço?

De facto estas bombas não podem exceder as 24 vezes em 24horas, mas também não necessito de alternar tantas vezes...

Já agora falaste em temporizador, mas se é desses com relógio posso correr o risco de de um se atrasar em relação a outro... e pode ser um caos :( , ou então só se houver um com dupla funcionalidade - quando desliga uma liga outra - :evil:

Cumps.

Rui Bessa

Publicado:

Essas bombas são de facto potentes mas tudo depende das orientação já que têm uma característica diferente das outras que é alargarem o fluxo.

Eu tenho uma 6000 (7000L/h) num aquario de 200L. No entanto não tenho areão...

Desde que não aponte directamente para os corais, pelo menos aqueles que estão mais perto, não há problema.

A minha aponta de um canto ao outro oposto com um pequeno desvio para o vidro da frente. O fluxo faz um circulo no aquário o que cria um efeito "terrível", no bom sentido, ajudado pela aceleração e desaceleração do controlador.

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Publicado:

Pois a minha está num canto e está ligeiramente apontada para o outro... lá está para a RV e corais. Em princípio não existe nenhuma especie de coral avesso à corrente, pois não?

Cumps.

Rui Bessa

Publicado:

Olá Rui

Para controlares as 2 powerhead e as de retorno se for esse o caso, compras uma wavemaker e resolves o problema, existe até uns wavemakers nacionais, falas com o Ricardo Lacerda e ele faz-te isso.

Já lhe comprei algumas coisas e tudo muito bom.

Gostava de ver o teu aquário. :roll:

Abraço

Pedro Pacheco

www.coralfrags.org

Publicado:

Viva Pedro,

Terei muito gosto em mostrar, só que neste momento o aqua está numa fase inicial e está muito "despido"... Ainda não está à altura de ser mostrado :( . Mas se quizeres ve-lo terei muito gosto!

Obrigado pela informação do Ricardo Lacerda :wink:

Cumps.

Rui Bessa