Tempo De Vida De Turfa Em Fibra.


Recommended Posts

Vou iniciar uma montagem destinada a sul americanos. Como tal, pretendo águas acidas e "amarelas". Para tal efeito vou contar com a ajuda de um tronco, muitas folhas mortas (de sobreiro) e alguma turfa em fibra.

 

070100_z1.jpg

 

Em relação ao tronco e ás folhas não tenho muitas duvidas no papel que irão ter no ecossistema, quando este es estabelecer, mas o mesmo não acontece com a turfa.

 

A turfa irá ser colocada no fundo do substracto. O substracto irá ser akadama, mas apenas 2 a 3 cm de altura pois não vou plantar nada. Todas as plantas irão para o tronco. E irão ser anubias, barteri var. nana e a variante maior, Christmas moss agarrado pelo tronco e como tenho alguma riccia, pode ser que faça alguma brincadeira.

 

Tenho é uma duvida. Que tem a ver com o tempo de duração da turfa. É certo que ela não vai acidificar a agua por muito tempo. Gostaria era de saber se alguem ja teve essa experiencia e o que aconteceu. Se houve algum pico de ph, ou outra coisa parecida, ou simplesmente nada.

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou iniciar uma montagem destinada a sul americanos. Como tal, pretendo águas acidas e "amarelas". Para tal efeito vou contar com a ajuda de um tronco, muitas folhas mortas (de sobreiro) e alguma turfa em fibra.

 

070100_z1.jpg

 

Em relação ao tronco e ás folhas não tenho muitas duvidas no papel que irão ter no ecossistema, quando este es estabelecer, mas o mesmo não acontece com a turfa.

 

A turfa irá ser colocada no fundo do substracto. O substracto irá ser akadama, mas apenas 2 a 3 cm de altura pois não vou plantar nada. Todas as plantas irão para o tronco. E irão ser anubias, barteri var. nana e a variante maior, Christmas moss agarrado pelo tronco e como tenho alguma riccia, pode ser que faça alguma brincadeira.

 

Tenho é uma duvida. Que tem a ver com o tempo de duração da turfa. É certo que ela não vai acidificar a agua por muito tempo. Gostaria era de saber se alguem ja teve essa experiencia e o que aconteceu. Se houve algum pico de ph, ou outra coisa parecida, ou simplesmente nada.

 

Paulo

 

 

Boas, paulo, se não vais plantar nada pq não poês a turfa no filtro?!?!?! é de mais facil acesso para quando tiveres que a substituir.

 

quanto ao resto não te posso ajudar pq tb não sei, mas força com isso.

 

Abraços

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também concordo com o Marco, se estás preocupado com a duração do efeito da turfa, e se não vais avançar para um plantado, não vejo grande utilidade em usares turfa no fundo, assim, se a usares no filtro podes sempre substituir-la quando achares que já não te fornece os parametros pretendidos.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não posso fala por experiencia propria pois a 2/3 vezes que estive para a avançar com a aplicaçao da turfe no solo, não avancei porque me dissiam que ela podia aprodecer.

 

Se a tua intenção é só para acidificar a agua porque não colocas na mangueira de entra no aqua logo a seguir ao filtro uma enginoca tipo um tubo em pvc com duas ligaçoes à mangueira. Vai ter mais rendimento em acidificar a agua do que no solo,pois existe mais passagem de pela turfa.

João Gonçalves

 

nada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No aqua vou usar um filtro de cascata, eheim 2040. Se usasse um filtro canister seria uma boa opção. Mas neste caso acho que a turfa iria libertar todos os acídos humicos muito mais rapidamente. Se estiver por baixo do substracto a libertação será mais lenta. A minha duvida é qual o efeito da turfa após ter libertado todo o acido que tinha para libertar... se tiver no substracto e apodrecer, acaba por quase simular o ambiente das aguas negras onde há muita matéria em decomposição resultando em ph's muito baixos. Mas no aqua não sei acontecerá duma forma tão rapida, acabando por acontecer um pico de ph...

Outra opção será ir pondo porções pequenas dentro do 2040, mas poderá não baixar o ph tanto como eu gostaria.

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.