Que Areão Usar No Fundo Do Aqua?


rasputin

Recommended Posts

No novo aqua (288lts) vou colocar SERA Floradepot e alguma turfa espalhada. Por cima estou a a pensar em colocar a areia vulcânica de cor castanho escura que tenho no aqua de 54lts, e alguma que sobrou, e se calhar colocar parte do aqua com areia também vulcânica mas de cor clara.

O que acham?

Esta areia não é como o areão do rio lisinha e redondinha, mas sim algo rugosa.

De momento tenho o aqua de 54 lts apenas com esse tipo de areia e até hoje não vi nenhum peixe afectado (tenho corydoras, kuhlis, plecostumos borboleta, rã verde, neons, escalar e camarões red cherry).

Estes serão os novos inquilinos da "casa grande" pelo que mantendo o mesmo tipo de ambiente não estou a prever grande alteração de comportamento, nem de hábitos.

O que acham? Devoseguir emfrente com a minha ideia ou era melhor colocar outro tipo de areão tipo akadama (é outra das hipóteses) ou areão de rio?

Editado por rasputin

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está decidido vou usar Bioareia de origem vulcanica maioritariamente côr clara com algumas pedras mais escuras (comprei 10kg) e em principio vou aproveitar o que tenho (cerca de uns 7Kg) de areia de origem vulcanica castanha escura.

Depois coloco fotos.

 

Para além do balde de SERA Floradepot como substrato fértil (que serão aí uns 5Kg), vou colocar alguma turfa em grão espalhada, e por cima as duas cores de areão (ainda não sei bem como, em termos de layout, pois está em fase de estudo).

A minha questão prende-se com as quantidades de substrato e areão a usar. Que quantidades de cada devo usar, sabendo que tenciono ter um plantado?

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Notoriamente os 10kg de bioareia ulcânica clara não iam chegar, pelo que comprei mais 10kg.

 

E de substrato fertil chegará o balde de 5lts de SERA Floradepot? Tenho dúvidas. E se juntasse humus de minhoca, ou akadama? Que quantidade?

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma boa quantidade para um plantado que se pretende que dure, mas claro, apenas tu poderás dizer que quantidade quando estiveres a montar o aqua. O balde de 5 kg do floradepot mais uns 20 ou 25 L de akadama special fica aí um substrato à maneira. Se fosse a ti optava pelo areão mais escuro, ou então se já tiveres os dois, misturá-los de forma a que prevaleça o escuro. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... ainda não é hoje que começo a montar o aqua!... Aqui nos arredores do Porto só encontrei o akadama normal, um saco de 15 litros fica por 25€.

E se em vez do akadama colocasse humus de minhoca? Fica bem mais barato!....

 

Quanto ao areão a ideia é mesmo criar zonas distintas de claro/ escuro.

Editado por rasputin

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, o húmus é boa escolha tb e bem mais barato. Eu tinha te falado da akadama special, mas para substrato serve bem o normal que é um pouco mais grosso. Já se fosse para estar à vista de todos eu prefiro o special, mas é só o meu gosto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprei saco de 10lt de terra para pantas no Continente com a seguinte composição:

 

Matéria ôrganica Total: 62 a 74%

pH: 6 a 6.5

Nitrogénio Total: 1.33%

Fósforo Total: 0,69%

Potássio Total: 0,26%

Magnésio Total: 0,14%

Ferro Total: 0,6%

Cálcio Total: 2,69%

Humidade Máxima: 40%

 

? Esta terra pode ser usada num aquário?

? O facto de dizerem que o PH está entre 6 e 6,5 quer dizer que vai influenciar o pH da água do aquário?

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

;) Ninguém me ajuda nesta questão? :( Come on people!... Preciso mesmo de saber pois queria montar o aqua este FDS.

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O facto de a terra vir com um índice de ph terá a ver com os valores ótimos de crescimento para a maioria das plantas, neste caso valores àcidos. Não te sei dizer se a terra será adequada para uso num aqua, não me parece que assim seja, por duas razões: a àgua nunca estaria cristalina; por outro lado, não me parece que as terras que se compram para vasos de plantas domésticas estejam isentas de elementos prejudiciais aos aquas e responsáveis pelo aparecimento de algas entre outros.

 

 

Para substrato desse aqua, e como já tinhamos falado, eu optava pelo floradepot (5 kg), mais o húmus de minhoca, e se os euros ainda permitirem a akadama (não que este último seja indispensável) e ficavas aí com um substrato à maneira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas várias respostas, mas continuo com dúvidas nas quantidades de substrato e areão a usar. Estava a pensar em fazer assim (de baixo para cima):

 

Camada de substrato com húmus de minhoca (fervi aí uns 13kg, ainda falta passar por agua outra vez pelo que deve reduzir um bocado), SERA Floradepot (5lts), e alguma turfa (Vou colocar a que tenho: uma embalagem de 500g, cerca de metade usada mas não muito e outra metade nova)

Por cima vou colocar a camada de Bioareia clara de origem vulcânica (comprei 20kg, que depois de lavada e preparada deve dar aí uns 18-19kg, penso eu) e ainda arranjo uns 6-7 kg de Bioareia escura.

 

Será necessário comprar também um ou mais sacos de akadama (15lts)? Quantos?

 

Será que estas quantidades chegam? Aguardo V. respostas

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual a área do aqua?

Pois... essa informação esquci-me de referir desde o inicio... Tem 120x40x60 (288lts)

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens aí uma boa banheira ;)

 

Então é assim, parece-me que com os materiais que já tens a akadama não é necessária. A meu ver fazes um bom substrato com o húmus, o floradepot e a turfa; agora não sei se as quantidades que tens são suficientes para fazer uma camada de 5 cm nesse aqua, mas isso é algo que tu podes ver quando estiveres a espalhar o substrato e aí, caso vejas que os materiais são insuficientes, é só comprar mais um bocado de algum deles - neste caso o areão vulcânico qua vai ficar à superfície porque de turfa, floradepot e húmus já tens que chegue para fazer uma boa camada de materiais fertilizantes para as plantas.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.