Ideia Para Nano


Guest Nuno_lvc

Recommended Posts

Estou-me a estrear na construção de um nano.

Não sei se já alguém fez isto, se fez peço desculpa ter copiado :) .

Arranjei duas caixas Vodafone, cortei uma delas ao meio. Esse meio colei-o na parte de fora da outra caixa, ou seja fica com um compartimento a mais, este compartimento com 3 divisórias adivinhem o que dá? Um filtro de decantação. Já tenho fibra para a filtragem, bomba, termostato e candeeiro (que foi o mais caro disto tudo). Peço desculpa por não pôr fotos, mas este fim de semana prometo colocá-las. Este como é o primeiro, os acabamentos não foram os melhores, silicone e assim. Mas ficou a ideia para um próximo. Para o próximo também vou pôr um separador azul ou assim para não se ver o filtro por atrás. Isto só tem um efeito, que é retirar todo o material da vista do observador e poder ficar com mais espaço na caixa que por si já é minuscula.

Quanto a decoração fica à conta do aniversariante.

 

Cumps

Editado por Nuno_lvc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não faço a minima ideia, visto que o aqua não é para mim mas sim para o meu irmão, em principio vou-me reger pelas plantas que são sugeridas para nanos, mas se quiserem sugerir alguma estão à vontade.

Tou na duvida!? um betta, se arranjo red´s (coisa que ainda não encontrei a venda, nas 3 lojas onde vou) ou neons, estas são as preferências (ah não sei se arranjo um da familia dos limpadores, depende do que lá puser).

Vou ter de arranjar humus, mas sinceramente não sei ao certo onde se vende.

Há alguém que conheça uma florista que certamente venda disso, na região de Linda-a-Velha, Algés ou Paço de Arcos?

 

Quanto as fotos, arranjo-as este fim de semana sem falta (com máquina emprestada).

Cumps

Editado por Nuno_lvc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas nuno, acho que é uma excelente ideia ;), depois posta ai fotos para o pessoal tirar umas ideias :lol:

Quanto ao humus eu comprei o meu no Max Mat, pode ser que haja algum para esses lados ;)

 

ps: eu fui a uma florista e disse que o humus de minhoca ja nao se fazia porque ninguem o queria comprar e disse que nunca daria para usar num aquário porque iria matar os peixes todos....qualquer dia quando o meu tiver peixes levo lá uma foto para ela mudar de opiniao lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Melhor eu só vivo um pouco mais acima, em S.Marcos. Aconselhas ir buscar rochas a Sintra? Tou a pensar em passar por lá, para ir as rochas e aos troncos. Ah já agora eu não faço a minima ideia de quais são os valores da agua aqui da zona, visto só ter por enquanto dois guppys( em linda-a-velha tenho mais), diz-me só se são porreiros, se faz favor...

Obg.

 

Quanto as fotos meto-as logo a tarde, tive um problema com a construção e com o silicone...Enfim logo a tarde já o tenho construido.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Melhor eu só vivo um pouco mais acima, em S.Marcos. Aconselhas ir buscar rochas a Sintra? Tou a pensar em passar por lá, para ir as rochas e aos troncos. Ah já agora eu não faço a minima ideia de quais são os valores da agua aqui da zona, visto só ter por enquanto dois guppys( em linda-a-velha tenho mais), diz-me só se são porreiros, se faz favor...

Obg.

 

Quanto as fotos meto-as logo a tarde, tive um problema com a construção e com o silicone...Enfim logo a tarde já o tenho construido.

Cumps

 

Estudo no TagusPark :mrgreen:

 

Quanto aos valores da água, sei que o pessoal me vai cair em cima mas....eu nunca os medi banana rock , no entanto tenho no aquário de 60 cms 4 guppys adultos (2 machos e duas fémeas) uns 20 alevins, 3 tetra alecrins (não sei o nome mesmo mas foram me vendidos por esse nome) 3 neons, dois SAE, e dois camarões. Todos convivem em harmonia, num aquário cheio de plantas e posso te dizer que doenças nem vê-las, e mortes também não (excepto um alecrim que não resistiu á mudança), por isso ou os peixes são resistentes ou então é porque os parametros são bons :mrgreen:

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como prometido as fotos:

 

Pic_13796_3.jpg

A bela caixa vodafone, com os furos para as saidas e entrada de água, e a metade de caixa que vai ser hoje colada.

 

Pic_13796_4.jpg

Promenor das entradas e saídas de agua.

 

Pic_13796_5.jpg

Componentes que arranjei:

-bomba

-fibra

-rocha vulvanica

-candeeiro

 

Eu sei que disse que isso teria divisórias para fazer a filtragem de decantação, contudo não as consegui colar por ser um grande nabo, mas acho que arranjei solução melhor... Ou seja arranjo daqueles plásticos que servem para encadernar, e colo-os por dentro, servindo de calhas para as placas que vão entrar por eles (é um pouco confuso mas depois com as fotos percebe-se). A batalha com o silicone está a ser dificil de vencer, porque não estou habituado. Mas pronto é o primeiro e compreende-se.

 

Pulse a não ser que tenhas comprado mesmo alecrim, o que estavas a dizer são rásboras ou tetra arlequim, eheh andavas la perto nyah (no outro dia também disse que tinha um limpa-vidros e pronto fui axincalhado)... Quanto aos valores da água penso o mesmo, se acontecer alguma coisa com os peixes vejo os valores, senão deixo tar afinal de contas até agora portaram-se bem... Obg pela resposta

Cumps

Editado por Nuno_lvc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora ficam aqui as fotos que aproveitei e tirei ao meu nano que já tenho:

 

Pic_13796_1.jpg

Não precisam de comentar, pois eu sei o que tenho de fazer... Arranjar umas rochas e fazer uma melhor distribuição das plantas, para além de arranjar um substrato fértil pois elas estão muito em baixo...

 

Quanto ao setup:

-36*23*25 (cerca de 20 litros teóricos)

-marca aquapor

-filtro de cascata da mesma marca

-iluminação de 8w (pra mim chega e sobra)

-Co2 caseiro introduzido ontem, à pressa

-50w de termostato da scubba

-sem substrato fértil, só areão

 

-Fauna-betta fêmea(que eu acho que é um exagero de bicho 5cm), 4 neons, e um botia striatta, (na altura da foto tinha também um casal de guppys, mas tive de os retirar pois não se deram bem com a betta).

-Flora-não me lembro dos nomes

 

Mais uma foto:

Pic_13796_2.jpg

Não liguem a desarrumação da minha secretária, pff nyah

E também não liguem as estrelinhas abixanadas é que este aquário era o antigo da minha namorada, por isso veio com estrelas e tudo...

 

 

Cumps a todos

Editado por Nuno_lvc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim do nada morreram-me 3 neons dos quatro... Os dois primeiros pensava que tinha sido a betta fêmea, mas pelos vistos não foi. Eu sabia que ela não era assim muito de fiar, mas o 3º neon não foi ela de certeza, porque já a tinha separado, acham que pode ser o CO2 que puz na água? Se assim fosse o botia também já não tinha ido com os porcos?

Estranho pois nunca me tinha acontecido, vou ver se o ultimo morre... TPA´s aconselham neste caso de incerteza?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.