Daniel Teixeira Publicado Maio 11, 2004 Publicado Maio 11, 2004 Vi recentemente à venda numa loja de elctrónica um termostato que se podia ligar a qq coisa....neste caso uma ventoinha. O termostato era em kit e funcioanava entre 20º e os 70ºC. Podia acrescentar-se um potenciometro de modo a escolher a temperatura a que ligava. O termostato e o potenciometro ficava em cerca de 16€. Se alguém quiser ir dar uma olhada, a loja fica na av. da liberdade, nome da loja perguntem por mp. Actualmente tenho um sistema semelhante (de um A/C ligado a uma ventoinha) que funciona bastante bem, este no entanto é mais pequeno e parece ter bastantes potencialidades, principalmente para quem percebe de electrónica.
A l e x a n d r e Publicado: Maio 11, 2004 Publicado: Maio 11, 2004 Oi Daniel. Então sempre arranjaste o tal termostáto de A/C né? :D Podes explicar melhor como é que funciona, principalmente o modo como é feita a leitura do valor da temperatura. Usa que tipo de sonda? Em relação ao outro que viste mais barato, a minha dúvida é a mesma, a sonda! A l e x a n d r e Aluga-se este espaço.
Daniel Teixeira Publicado: Maio 11, 2004 Autor Publicado: Maio 11, 2004 Viva Alexandre. O termostato de A/C que tenho foi oferecido aqui pelo senhor que repara coisas. Ele adaptou aquilo para o que eu queria. A sonda está no fim de um fio rigido e como está protegida por plástico ponho-a directamente dentro do aquário. Falei-lhe sobre arranjar mais, mas parece dificil, novos são caros e os novos A/C já têm controlo digital, a sonda é semelhante mas o resto e diferente. Quanto a este que vi barato, era semelhante a isto: (no entanto este liga o circuito quando a temperatura seleccionada baixa, o outro segundo percebi funciona ao contrário) CEI8 Termostato 10-60 C Saída Relé-5a Alimentação 12v Cc Quando a temperatura diminuí em 0.5º da seleccionada, activa a saída, desconectando-a quando a temperatura aumenta, em relação à temperatura seleccionada, em 0.5 ºC. A selecção da temperatura realiza-se mediante o potenciómetro do circuito. Incorpora sensor, led indicador, e P.I.P. Caracteristicas: - raio de trabalho: -10 a 60 ºC - Alimentação: 12 V.D.C./60mA - potencia máx: 5A - medidas: 65x45x30 mm[/img]
Daniel Teixeira Publicado: Maio 11, 2004 Autor Publicado: Maio 11, 2004 outro kit interessante: HKB210 Placa ReleS 8 Canais para Ligar Pc, Porta Paralela Este kit têm a finalidade de se poderem ligar várias aplicações, lâmpadas ou motores, através de um programa de computador. As pontas do relé podem ser carregadas até um máximo de 3A cada. Através do software que vem junto com o kit é possivel ligar e desligar 8 aparelhos diferentes a horas diferentes, também é possivel programar certas sequências, ( também para vários dias ), ou efeitos de luzes atractivos para palcos e discotecas. Caracteristicas: - Tensão de funcionamento da placa do relé: 12V - Dimensões da placa (mm): 112x70
Daniel Teixeira Publicado: Maio 11, 2004 Autor Publicado: Maio 11, 2004 outro kit interessante: HKB210 Placa ReleS 8 Canais para Ligar Pc, Porta Paralela Este kit têm a finalidade de se poderem ligar várias aplicações, lâmpadas ou motores, através de um programa de computador. As pontas do relé podem ser carregadas até um máximo de 3A cada. Através do software que vem junto com o kit é possivel ligar e desligar 8 aparelhos diferentes a horas diferentes, também é possivel programar certas sequências, ( também para vários dias ), ou efeitos de luzes atractivos para palcos e discotecas. Caracteristicas: - Tensão de funcionamento da placa do relé: 12V - Dimensões da placa (mm): 112x70 Preço - 31€
Zé Publicado: Maio 11, 2004 Publicado: Maio 11, 2004 Olá Também tenho um termostato de A/C mas tem uma margem muito grande entre o liga desliga, é +ou- 1,5 graus o que é muito e por isso não utilizo. Escuta os outros, ainda que sejam torpes e ignorantes; cada um deles tem também uma vida que contar. Zé
A l e x a n d r e Publicado: Maio 11, 2004 Publicado: Maio 11, 2004 O "probrema" nesses kits todos é o sensor estar incorporado não é verdade? Tem que haver uma maneira de incorporá-lo dentro do aquário de maneira a que leia a temperatura "real" do aqua e que controle a partir dessa leitura. Eu conheço um modelo, como te disse em casa do Marco, que em princípio reúne capacidades para fazer isso. O pior é o preço, 60€. Outra alternativa que estive a debater com o António Vitor, é adaptar um termostáto de um aquecedor de áquário e inverter o sinal com um relé inversor (não sei se é assim que se chama). Temos que testar isso ou comprar um ar condicionado no aki A l e x a n d r e Aluga-se este espaço.
Daniel Teixeira Publicado: Maio 11, 2004 Autor Publicado: Maio 11, 2004 O sensor não está imbutido na placa, de tal modo que o kit ainda vem por montar.....o sensor liga-se à placa por meio de 3 fios (ou serão 2??) e é um peça de metal. Logo dá para prolongar os contactos. Eu vou comprar aquilo e logo vejo. Tb existe por la um sensor de nivel de agua, que permite ligar uma bomba qd o nivel baixa. Se for barato vem tb!
ruitaborda Publicado: Maio 12, 2004 Publicado: Maio 12, 2004 Ola Eu utilizo para ligar diversos aquecedores a uma certa temperatura uns medidores da EHEIM que consiste em, mediante uma certa temperatura ligar os aquecedores. Por exemplo: Para 2 aquários de 400 l cada, uso um desses aparelhos que controla 3 aquecedores através de um ficha tripla. Talves seja possivel ligar uma ventoinha que a certa temperatura inicia a ventilação. Como tenho os meus aquarios num anexo e no verão a temperatura ambiente chega aos 32º, utilizo uma ventoinha colocada no chão a um canto e um extrator no canto oposto mas junto ao tecto. Quem comanda estas ligações é um termostato que está regulado para os 30º. Espero que me tenha explicado bem senão explico melhor. E já agora peço ao Alexandre a ajuda para o meu pedido no tema calibragem de mdidores do PH e Cond. no outro sub-forum "Equipamento e ManutençãoPORui
Daniel Teixeira Publicado: Maio 13, 2004 Autor Publicado: Maio 13, 2004 Tb tenho cá uns termostatos semelhantes, mas já antigos, o problema e que nestes termostatos seleciona-se a temperatura abaixo da qual deve ser ligado o aquecedor. No caso das ventoinhas e preciso um termostato que selecione uma temperatura acima da qual a ventoinha se deve ligar. Se esses termostatos da eheim dão para as duas coisas então é uma boa possibilidade!
Recommended Posts