Recommended Posts

Publicado

Boas,

Este é o meu primeiro post e logo na secção de doenças, :puppydogeyes: isto não começa bem, mas espero que acabe melhor...

Tenho o aquario à cerca de 1mes, e tenho tido alguns cuidados para manter o sistema estável, intruduzindo peixes faseadamente etc... Tudo o que tenho lido aqui no forum e em inumeros livros da sera que trouxe da loja onde comprei o aquario...

No entanto o primeiro problema surgiu hoje depois de introduzir uma guppy femea. Quando a trouxe não reparei em nada de especial mas umas horas depois de estar no aquario reparei nuns pontos brancos nas barbatanas e corpo. Já tinha lido qq coisa sobre isso por isso fui à procura e tudo indica que é mesmo ictio, por isso apressei-me em ir à loja comprar algo que pudesse resolver o problema, na loja a que fui aconselharam omnipur da Sera por ser de largo espectro e assim poder tratar alguma outra doença caso o diagnostico estivesse mal feito.

O "problema" é que fiquei com a agua nojenta, toda verde, e nem meti toda a dose recomendada... Dose essa que tambem me tráz algumas duvidas, pois a bula apenas diz "22gotas por cada 20l de agua. Se não detectar melhorias significativas após 7dias, filtre com carvão activado e repita o tratamento", Ora a minha duvida é se devo repetir esta dose diariamente durante 7 dias ou se é so no primeiro dia e depois esperar. É que todos os tratamento que tenho visto descritos aqui no forum é para repetir diariamente...

Outra coisa que me atormenta é que com a agua assim até me custa olhar para o aquario, alguem sabe quanto tempo dura a agua assim verde?? Depois de finalizar o tratamento a limpeza com carvão activado tb retira a cor, ou apenas o medicamento?

E acima de tudo, acham que o tratamento está a ser o correcto, ou devo fazer algo mais?

Entretanto tambem aumentei a temperatura do aquario e retirei a guppy que deu origem ao problema.

O meu nano de camarões

Publicado:

boas brooklyn_bounce

na minha opiniao nao deves por medicamento nenhum, apenas um pouco de sal e aumento de temperatura tudo se resolve

o ictio esta sempre presente num aqua, mas so ospeoxes mais frageis é que ficam adoentados

espero que tenhas bom resultado com qualquer tipo de tratamento

eu sou pro natural

cumps

Publicado: (editado)

boas brooklyn_bounce

na minha opiniao nao deves por medicamento nenhum, apenas um pouco de sal e aumento de temperatura tudo se resolve

o ictio esta sempre presente num aqua, mas so os peixes mais frageis é que ficam adoentados

espero que tenhas bom resultado com qualquer tipo de tratamento

eu sou pro natural

cumps

Editado por Tomkat
Publicado:
Boas,

Este é o meu primeiro post e logo na secção de doenças, :-D isto não começa bem, mas espero que acabe melhor...

Tenho o aquario à cerca de 1mes, e tenho tido alguns cuidados para manter o sistema estável, intruduzindo peixes faseadamente etc... Tudo o que tenho lido aqui no forum e em inumeros livros da sera que trouxe da loja onde comprei o aquario...

No entanto o primeiro problema surgiu hoje depois de introduzir uma guppy femea. Quando a trouxe não reparei em nada de especial mas umas horas depois de estar no aquario reparei nuns pontos brancos nas barbatanas e corpo. Já tinha lido qq coisa sobre isso por isso fui à procura e tudo indica que é mesmo ictio, por isso apressei-me em ir à loja comprar algo que pudesse resolver o problema, na loja a que fui aconselharam omnipur da Sera por ser de largo espectro e assim poder tratar alguma outra doença caso o diagnostico estivesse mal feito.

O "problema" é que fiquei com a agua nojenta, toda verde, e nem meti toda a dose recomendada... Dose essa que tambem me tráz algumas duvidas, pois a bula apenas diz "22gotas por cada 20l de agua. Se não detectar melhorias significativas após 7dias, filtre com carvão activado e repita o tratamento", Ora a minha duvida é se devo repetir esta dose diariamente durante 7 dias ou se é so no primeiro dia e depois esperar. É que todos os tratamento que tenho visto descritos aqui no forum é para repetir diariamente...

Outra coisa que me atormenta é que com a agua assim até me custa olhar para o aquario, alguem sabe quanto tempo dura a agua assim verde?? Depois de finalizar o tratamento a limpeza com carvão activado tb retira a cor, ou apenas o medicamento?

E acima de tudo, acham que o tratamento está a ser o correcto, ou devo fazer algo mais?

Entretanto tambem aumentei a temperatura do aquario e retirei a guppy que deu origem ao problema.

não te preocupes porque é normal a água ficar "colorida" depois de se alicarem os medicamentos. nem todos são para aplicar diariamente, eu gosto dos medicamentos da sera esse ainda nunca exerimentei mas se diz que a dose é essa é porque é essa ::D: agora a cor verde da água só vai sair no final do tratamento com o carvão activado e com umas tpa.

nomalmente quando tenho ictio no aqua não uso nada, ´so mesmo em casos extremos, mas normalmente basta-me aumentar a temperatura. quanto à adição de sal tem cuidado, certos peixes como as corydoras não iam gostar nada

Publicado:
Boas,

Este é o meu primeiro post e logo na secção de doenças, :( isto não começa bem, mas espero que acabe melhor...

Boas,

Eu para o Íctio uso o Costapur da Sera, e deixa a água azul escura. Faço 3 tratamentos em 7dias. 1º Dia, 3º Dia e 5ºDia e ao 7º Dia uma valente TPA e se possível algum carvão. É tiro e queda.

Abraços e boa sorte.

Cumprimentos:

Hugo Félix

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Publicado:

Bem pessoal obrigadão pelas respostas prontas... banana rock

Hoje de manhã quando sai, tudo parecia estar bem com o aquario, apesar da agua verde :( que me atrofia mesmo bue, mas ok...

A guppy que foi retirada para um aquário improvisado para o qual nem tenho aquecedor, tb me pareceu estar bem, os pontos brancos não consegui ver bem se ainda estavam iguais mas ela pareceu-me bem, vou agora trocando a agua por agua mais quente varias vezes por dia para ver se ela recupera e pode voltar para junto dos outros... Ou acham que a devo juntar já aos outros que não haverá crise?

Acham que deva juntar também sal alem do medicamento?

Quanto à filtragem com carvão, isso será só no fim do tratamento certo? E depois esse carvão vai fora, ou pode ser reaproveitado em outros tratamentos? (O meu filtro não tem carvão habitualmente)

O meu nano de camarões

Publicado:
Acham que deva juntar também sal alem do medicamento?

Quanto à filtragem com carvão, isso será só no fim do tratamento certo? E depois esse carvão vai fora, ou pode ser reaproveitado em outros tratamentos? (O meu filtro não tem carvão habitualmente)

juntar sal? depende... que peixes é que tens nesse aquário?

sim a filtragem com carvão activado é no fim do tratamento e o carvão pode ser reaproveitado

Publicado:

boas

como fui eu que falei do sal posso dizer que o tenho em todos os meus aquas e não tenho ictio ja a algum tempo

claro que tem de ser com calma, como a marta falou e bem, peixes como as cory`s não gostam muito de sal

sal e aumento de temperatura resulta bem no caso do ictio e tambem em outras doenças(bacterias)

cumps

Publicado:

Pois então parece k não será muito conveniente o sal, tenho duas corydoras, que pelos vistos não iam gostar nada do sal...

Os outros peixes são dois escalares pequenos(pelo que ja li algures devem dar-se bem com o sal) um Betta, 2 Danios zebra, 1 limpa vidros e 3 guppies(2machos e 1femea, a outra saiu do aquario para "reabilitação") (Não me atirem pedras por juntar escalares com guppies, eu sei k n devo mas gosto muito dos dois e assim tenho uma "desculpa para quando os escalares crescerem comprar outro aquario... :-D )

Fico-me pelo tratamento e confio que vá resultar...

Agr a agua verde é k n dá com nada... ;)

O meu nano de camarões

Publicado:

Ainda bem que correu tudo pelo melhor, eu também recorro algumas vezes ao sal para alguns tratamentos e a verdade é que as coridoras não apreciam muito, coitadas até se passam, mas com o ictio a melhor medicação e única que faço é subir a tempreatura durante 7 dias para os 30º. Quanto à cor da água, como já aqui foi dito, com o carvão e umas tpas vai ao sítio, para ser mais rápido faz mais TPAs.

Publicado:
Ainda bem que correu tudo pelo melhor, eu também recorro algumas vezes ao sal para alguns tratamentos e a verdade é que as coridoras não apreciam muito, coitadas até se passam, mas com o ictio a melhor medicação e única que faço é subir a tempreatura durante 7 dias para os 30º. Quanto à cor da água, como já aqui foi dito, com o carvão e umas tpas vai ao sítio, para ser mais rápido faz mais TPAs.

Agora cuidado com a temperatura. Pois se tens a água a 30º, não vais fazer TPAs à maluca com água mais fria, ou vais, quase de certeza, ter de volta o íctio.

Tem de ser mudanças onde inseres a água nova muuuuuuuuuuuuuuuuuito calmamente sem pressas.

Publicado:

Ainda não correu tudo pelo melhor, deixa ver agora quando chegar a casa como está tudo e como está a guppy causadora de toda esta situação(está separada)

Quanto à temperatura da agua nas TPA's eu costumo meter a agua aquecida pelo esquentador, mais ou menos, à mesma temperatura que a do aquario. Agora para 5ª tá marcada a proxima TPA, vou deixar que o medicamento actue até lá, dps começo a tentar remover aquele verde horrível da agua ;) (e eu até sou do sporting!! ::D: )

O meu nano de camarões

Publicado:

se nao resultar compras os medicamentos adequados, ou tratas com azul de metilo ou com verde de malaquite mais formol (ha mais, mas so sei estes)

Publicado:
se nao resultar compras os medicamentos adequados, ou tratas com azul de metilo ou com verde de malaquite mais formol (ha mais, mas so sei estes)

Isso foi o que ele começou por fazer.

Publicado:

boas brooklyn_bounce

eu nao gosto nada de utilizar medicamento principalmente porque dá cabo de todo o filtro biologico que se tem

isso provoca grandes alterações no aqua, o que nao é nada bom para o resto dos habitantes

mas cada um é que sabe, e espero bem que tudo corra pelo melhor

vai dando noticias

cumps