Ajuda


Recommended Posts

Boas,

 

Este é o meu primeiro post e logo na secção de doenças, :puppydogeyes: isto não começa bem, mas espero que acabe melhor...

 

Tenho o aquario à cerca de 1mes, e tenho tido alguns cuidados para manter o sistema estável, intruduzindo peixes faseadamente etc... Tudo o que tenho lido aqui no forum e em inumeros livros da sera que trouxe da loja onde comprei o aquario...

 

No entanto o primeiro problema surgiu hoje depois de introduzir uma guppy femea. Quando a trouxe não reparei em nada de especial mas umas horas depois de estar no aquario reparei nuns pontos brancos nas barbatanas e corpo. Já tinha lido qq coisa sobre isso por isso fui à procura e tudo indica que é mesmo ictio, por isso apressei-me em ir à loja comprar algo que pudesse resolver o problema, na loja a que fui aconselharam omnipur da Sera por ser de largo espectro e assim poder tratar alguma outra doença caso o diagnostico estivesse mal feito.

 

O "problema" é que fiquei com a agua nojenta, toda verde, e nem meti toda a dose recomendada... Dose essa que tambem me tráz algumas duvidas, pois a bula apenas diz "22gotas por cada 20l de agua. Se não detectar melhorias significativas após 7dias, filtre com carvão activado e repita o tratamento", Ora a minha duvida é se devo repetir esta dose diariamente durante 7 dias ou se é so no primeiro dia e depois esperar. É que todos os tratamento que tenho visto descritos aqui no forum é para repetir diariamente...

 

Outra coisa que me atormenta é que com a agua assim até me custa olhar para o aquario, alguem sabe quanto tempo dura a agua assim verde?? Depois de finalizar o tratamento a limpeza com carvão activado tb retira a cor, ou apenas o medicamento?

 

 

E acima de tudo, acham que o tratamento está a ser o correcto, ou devo fazer algo mais?

 

Entretanto tambem aumentei a temperatura do aquario e retirei a guppy que deu origem ao problema.

___________________

 

O meu nano de camarões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas brooklyn_bounce

na minha opiniao nao deves por medicamento nenhum, apenas um pouco de sal e aumento de temperatura tudo se resolve

o ictio esta sempre presente num aqua, mas so ospeoxes mais frageis é que ficam adoentados

espero que tenhas bom resultado com qualquer tipo de tratamento

eu sou pro natural

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas brooklyn_bounce

na minha opiniao nao deves por medicamento nenhum, apenas um pouco de sal e aumento de temperatura tudo se resolve

o ictio esta sempre presente num aqua, mas so os peixes mais frageis é que ficam adoentados

espero que tenhas bom resultado com qualquer tipo de tratamento

eu sou pro natural

cumps

Editado por Tomkat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Este é o meu primeiro post e logo na secção de doenças, :-D isto não começa bem, mas espero que acabe melhor...

 

Tenho o aquario à cerca de 1mes, e tenho tido alguns cuidados para manter o sistema estável, intruduzindo peixes faseadamente etc... Tudo o que tenho lido aqui no forum e em inumeros livros da sera que trouxe da loja onde comprei o aquario...

 

No entanto o primeiro problema surgiu hoje depois de introduzir uma guppy femea. Quando a trouxe não reparei em nada de especial mas umas horas depois de estar no aquario reparei nuns pontos brancos nas barbatanas e corpo. Já tinha lido qq coisa sobre isso por isso fui à procura e tudo indica que é mesmo ictio, por isso apressei-me em ir à loja comprar algo que pudesse resolver o problema, na loja a que fui aconselharam omnipur da Sera por ser de largo espectro e assim poder tratar alguma outra doença caso o diagnostico estivesse mal feito.

 

O "problema" é que fiquei com a agua nojenta, toda verde, e nem meti toda a dose recomendada... Dose essa que tambem me tráz algumas duvidas, pois a bula apenas diz "22gotas por cada 20l de agua. Se não detectar melhorias significativas após 7dias, filtre com carvão activado e repita o tratamento", Ora a minha duvida é se devo repetir esta dose diariamente durante 7 dias ou se é so no primeiro dia e depois esperar. É que todos os tratamento que tenho visto descritos aqui no forum é para repetir diariamente...

 

Outra coisa que me atormenta é que com a agua assim até me custa olhar para o aquario, alguem sabe quanto tempo dura a agua assim verde?? Depois de finalizar o tratamento a limpeza com carvão activado tb retira a cor, ou apenas o medicamento?

 

 

E acima de tudo, acham que o tratamento está a ser o correcto, ou devo fazer algo mais?

 

Entretanto tambem aumentei a temperatura do aquario e retirei a guppy que deu origem ao problema.

 

 

não te preocupes porque é normal a água ficar "colorida" depois de se alicarem os medicamentos. nem todos são para aplicar diariamente, eu gosto dos medicamentos da sera esse ainda nunca exerimentei mas se diz que a dose é essa é porque é essa ::D: agora a cor verde da água só vai sair no final do tratamento com o carvão activado e com umas tpa.

nomalmente quando tenho ictio no aqua não uso nada, ´so mesmo em casos extremos, mas normalmente basta-me aumentar a temperatura. quanto à adição de sal tem cuidado, certos peixes como as corydoras não iam gostar nada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Este é o meu primeiro post e logo na secção de doenças, :( isto não começa bem, mas espero que acabe melhor...

 

Tenho o aquario à cerca de 1mes, e tenho tido alguns cuidados para manter o sistema estável, intruduzindo peixes faseadamente etc... Tudo o que tenho lido aqui no forum e em inumeros livros da sera que trouxe da loja onde comprei o aquario...

 

No entanto o primeiro problema surgiu hoje depois de introduzir uma guppy femea. Quando a trouxe não reparei em nada de especial mas umas horas depois de estar no aquario reparei nuns pontos brancos nas barbatanas e corpo. Já tinha lido qq coisa sobre isso por isso fui à procura e tudo indica que é mesmo ictio, por isso apressei-me em ir à loja comprar algo que pudesse resolver o problema, na loja a que fui aconselharam omnipur da Sera por ser de largo espectro e assim poder tratar alguma outra doença caso o diagnostico estivesse mal feito.

 

O "problema" é que fiquei com a agua nojenta, toda verde, e nem meti toda a dose recomendada... Dose essa que tambem me tráz algumas duvidas, pois a bula apenas diz "22gotas por cada 20l de agua. Se não detectar melhorias significativas após 7dias, filtre com carvão activado e repita o tratamento", Ora a minha duvida é se devo repetir esta dose diariamente durante 7 dias ou se é so no primeiro dia e depois esperar. É que todos os tratamento que tenho visto descritos aqui no forum é para repetir diariamente...

 

Outra coisa que me atormenta é que com a agua assim até me custa olhar para o aquario, alguem sabe quanto tempo dura a agua assim verde?? Depois de finalizar o tratamento a limpeza com carvão activado tb retira a cor, ou apenas o medicamento?

E acima de tudo, acham que o tratamento está a ser o correcto, ou devo fazer algo mais?

 

Entretanto tambem aumentei a temperatura do aquario e retirei a guppy que deu origem ao problema.

 

Boas,

 

Eu para o Íctio uso o Costapur da Sera, e deixa a água azul escura. Faço 3 tratamentos em 7dias. 1º Dia, 3º Dia e 5ºDia e ao 7º Dia uma valente TPA e se possível algum carvão. É tiro e queda.

 

Abraços e boa sorte.

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem pessoal obrigadão pelas respostas prontas... banana rock

 

Hoje de manhã quando sai, tudo parecia estar bem com o aquario, apesar da agua verde :( que me atrofia mesmo bue, mas ok...

 

A guppy que foi retirada para um aquário improvisado para o qual nem tenho aquecedor, tb me pareceu estar bem, os pontos brancos não consegui ver bem se ainda estavam iguais mas ela pareceu-me bem, vou agora trocando a agua por agua mais quente varias vezes por dia para ver se ela recupera e pode voltar para junto dos outros... Ou acham que a devo juntar já aos outros que não haverá crise?

 

Acham que deva juntar também sal alem do medicamento?

 

Quanto à filtragem com carvão, isso será só no fim do tratamento certo? E depois esse carvão vai fora, ou pode ser reaproveitado em outros tratamentos? (O meu filtro não tem carvão habitualmente)

___________________

 

O meu nano de camarões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acham que deva juntar também sal alem do medicamento?

 

Quanto à filtragem com carvão, isso será só no fim do tratamento certo? E depois esse carvão vai fora, ou pode ser reaproveitado em outros tratamentos? (O meu filtro não tem carvão habitualmente)

 

juntar sal? depende... que peixes é que tens nesse aquário?

sim a filtragem com carvão activado é no fim do tratamento e o carvão pode ser reaproveitado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

como fui eu que falei do sal posso dizer que o tenho em todos os meus aquas e não tenho ictio ja a algum tempo

claro que tem de ser com calma, como a marta falou e bem, peixes como as cory`s não gostam muito de sal

sal e aumento de temperatura resulta bem no caso do ictio e tambem em outras doenças(bacterias)

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois então parece k não será muito conveniente o sal, tenho duas corydoras, que pelos vistos não iam gostar nada do sal...

 

Os outros peixes são dois escalares pequenos(pelo que ja li algures devem dar-se bem com o sal) um Betta, 2 Danios zebra, 1 limpa vidros e 3 guppies(2machos e 1femea, a outra saiu do aquario para "reabilitação") (Não me atirem pedras por juntar escalares com guppies, eu sei k n devo mas gosto muito dos dois e assim tenho uma "desculpa para quando os escalares crescerem comprar outro aquario... :-D )

 

Fico-me pelo tratamento e confio que vá resultar...

 

Agr a agua verde é k n dá com nada... ;)

___________________

 

O meu nano de camarões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda bem que correu tudo pelo melhor, eu também recorro algumas vezes ao sal para alguns tratamentos e a verdade é que as coridoras não apreciam muito, coitadas até se passam, mas com o ictio a melhor medicação e única que faço é subir a tempreatura durante 7 dias para os 30º. Quanto à cor da água, como já aqui foi dito, com o carvão e umas tpas vai ao sítio, para ser mais rápido faz mais TPAs.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda bem que correu tudo pelo melhor, eu também recorro algumas vezes ao sal para alguns tratamentos e a verdade é que as coridoras não apreciam muito, coitadas até se passam, mas com o ictio a melhor medicação e única que faço é subir a tempreatura durante 7 dias para os 30º. Quanto à cor da água, como já aqui foi dito, com o carvão e umas tpas vai ao sítio, para ser mais rápido faz mais TPAs.

 

Agora cuidado com a temperatura. Pois se tens a água a 30º, não vais fazer TPAs à maluca com água mais fria, ou vais, quase de certeza, ter de volta o íctio.

Tem de ser mudanças onde inseres a água nova muuuuuuuuuuuuuuuuuito calmamente sem pressas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não correu tudo pelo melhor, deixa ver agora quando chegar a casa como está tudo e como está a guppy causadora de toda esta situação(está separada)

 

Quanto à temperatura da agua nas TPA's eu costumo meter a agua aquecida pelo esquentador, mais ou menos, à mesma temperatura que a do aquario. Agora para 5ª tá marcada a proxima TPA, vou deixar que o medicamento actue até lá, dps começo a tentar remover aquele verde horrível da agua ;) (e eu até sou do sporting!! ::D: )

___________________

 

O meu nano de camarões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas brooklyn_bounce

eu nao gosto nada de utilizar medicamento principalmente porque dá cabo de todo o filtro biologico que se tem

isso provoca grandes alterações no aqua, o que nao é nada bom para o resto dos habitantes

mas cada um é que sabe, e espero bem que tudo corra pelo melhor

vai dando noticias

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais