Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas noites.

No meu aqua (50/55L) tenho plantadas algumas valisnérias. Nesse mesmo aqua, tenho uma bomba difusora e um filtro de cascata da Eheim, que debita 500L/h.

Tenho notado que as extremidades das plantas t~em adquirido um tom acastanhado. (tenho um substrato por debaixo do areao da sera)

A minha lampada é de 15W, mas penso adquirir uma de 55W.

As minhas dúvidas são as seguintes: durante as horas de luz, devo desligar a bomba difusora?

Acham que o meu filtro estará a causa demasiado turbilhão, tendo em conta que o aqua é de cerca de 50L? Devo baixar para 250L/h?

É necessário colocar um injector de CO2? É que pelo que vi torna-se bastante dispendioso (e as soluções caseiras para mim n servem, visto ter um cão que me anda pela casa toda e a ultima coisa que me apetece é te-lo cheio de ácido nos olhos).. existe algum tipo de pastilhas ou materias que se possam colocar no filtro?

Agradeço respostas:)

Editado por Psyfactor
Publicado: (editado)

Boas,

a ponta da valisnéria está castanha, mas a planta tem crescimento ou o castanho está a alastrar-se? podes sempre cortar a parte castanha, a folha cresce na mesma...

reduz o caudal do filtro e vê o resultado, pode ser q resulte, cada caso é um caso, nada melhor q experimentar...

quanto ao co2 caseiro... de ácido ñ tem nada... o mais certo é ele beber a receita e ficar um bocado grog e com uma grande ressaca... lol... ou podes comprar o conjunto de co2 da Nutrafin, q nem q se o teu cão fosse um pit conseguia abrir aquilo... lol...

co2 é necessário para o bom desenvolvimento das plantas, para aquário bem plantados é necessário... se tiveres peixes q o produzam ñ é necessário seres tu a introduzir no aqua, isto para aquários pouco plantados.

a iluminação deve de ser de 8 a 10h dia, 55w parece um pouco exagerado a ñ ser q queiras um aqua fortemente plantado.

a bomba de ar desliga, se vires os peixes ofegantes durante o dia, ligas a bomba de ar no periudo q as luzes do aqua estiverem desligadas.

Cumps

Editado por BrunoFerreira
Publicado:

Muito obrigado pelas respostas.:) Mas há aqui maiis dúvidas...

O meu aqua n está muito plantado: 3 pés de valisnérias, 2 anúbias e uns caules finos com plantas muito pequenas..

O meu aqua está mesmo no hall de entrada e n me apetece minimamente meter pra lá botijas ou garrafas de plástico (n tenho nada para os esconder sequer). N existe mesmo outra solução, tipo pastilhas? E 15W n é pouco?

Ah e só mais uma coisa, como reduzir o meu GH? É que hoje fiz os testes e estava nos 10! (o resto tá td ok, ph=6,8/7; amonias e afins estão a zero e o KH está nos 6).

Publicado:

Boas,

as plantas q tens dão-se bem em pouca luz, pelo menos as valisnérias e as anubias, quanto ás outras q falas ñ posso ajudar, sem conhecer a planta... como disse se quiseres plantas mais exigentes tens de aumentar a potência das lâmpadas.

para co2 tens o sistema de pastilhas da sera, ñ sei os resultados disso, nunca experimentei...

para baixares o GH do aquário, podes injectar o2 ( oxigénio ) puro dentro do áqua consegues baixar, mas tens q estar atento aos peixes e fazer testes de 1 em 1h, pois o oxigénio em excesso é prejudicial aos peixes; para teres o2 puro, existe nas lojas pastilhas q reagem com a água e produzem o2, mas essas pastilhas devem de ser usadas num sistema parecido com o q se usa para o co2 caseiro, com uma pedra difusora, a vantagem é q só está lá até teres os valores q desejas...

Cumps

Publicado:

Boas de novo.

Muito obrigado pelas respostas Bruno..

O meu GH ta mais ou menos nos 10, n é TÃO mau assim... seja como for ja tenho as pastilhas de CO2 da Sera. Penso que p ja n vou injectar o O2 puro, vou esperar pelos proximos dias.

Obrigado por tudo:)

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!