Psyfactor Publicado Outubro 15, 2007 Publicado Outubro 15, 2007 (editado) Boas noites. No meu aqua (50/55L) tenho plantadas algumas valisnérias. Nesse mesmo aqua, tenho uma bomba difusora e um filtro de cascata da Eheim, que debita 500L/h. Tenho notado que as extremidades das plantas t~em adquirido um tom acastanhado. (tenho um substrato por debaixo do areao da sera) A minha lampada é de 15W, mas penso adquirir uma de 55W. As minhas dúvidas são as seguintes: durante as horas de luz, devo desligar a bomba difusora? Acham que o meu filtro estará a causa demasiado turbilhão, tendo em conta que o aqua é de cerca de 50L? Devo baixar para 250L/h? É necessário colocar um injector de CO2? É que pelo que vi torna-se bastante dispendioso (e as soluções caseiras para mim n servem, visto ter um cão que me anda pela casa toda e a ultima coisa que me apetece é te-lo cheio de ácido nos olhos).. existe algum tipo de pastilhas ou materias que se possam colocar no filtro? Agradeço respostas:) Editado Outubro 15, 2007 por Psyfactor Citar
BrunoFerreira Publicado: Outubro 15, 2007 Publicado: Outubro 15, 2007 (editado) Boas, a ponta da valisnéria está castanha, mas a planta tem crescimento ou o castanho está a alastrar-se? podes sempre cortar a parte castanha, a folha cresce na mesma... reduz o caudal do filtro e vê o resultado, pode ser q resulte, cada caso é um caso, nada melhor q experimentar... quanto ao co2 caseiro... de ácido ñ tem nada... o mais certo é ele beber a receita e ficar um bocado grog e com uma grande ressaca... lol... ou podes comprar o conjunto de co2 da Nutrafin, q nem q se o teu cão fosse um pit conseguia abrir aquilo... lol... co2 é necessário para o bom desenvolvimento das plantas, para aquário bem plantados é necessário... se tiveres peixes q o produzam ñ é necessário seres tu a introduzir no aqua, isto para aquários pouco plantados. a iluminação deve de ser de 8 a 10h dia, 55w parece um pouco exagerado a ñ ser q queiras um aqua fortemente plantado. a bomba de ar desliga, se vires os peixes ofegantes durante o dia, ligas a bomba de ar no periudo q as luzes do aqua estiverem desligadas. Cumps Editado Outubro 15, 2007 por BrunoFerreira Citar http://ramirezi.xpto.net/index.html
Psyfactor Publicado: Outubro 15, 2007 Autor Publicado: Outubro 15, 2007 Muito obrigado pelas respostas. Mas há aqui maiis dúvidas... O meu aqua n está muito plantado: 3 pés de valisnérias, 2 anúbias e uns caules finos com plantas muito pequenas.. O meu aqua está mesmo no hall de entrada e n me apetece minimamente meter pra lá botijas ou garrafas de plástico (n tenho nada para os esconder sequer). N existe mesmo outra solução, tipo pastilhas? E 15W n é pouco? Ah e só mais uma coisa, como reduzir o meu GH? É que hoje fiz os testes e estava nos 10! (o resto tá td ok, ph=6,8/7; amonias e afins estão a zero e o KH está nos 6). Citar
BrunoFerreira Publicado: Outubro 16, 2007 Publicado: Outubro 16, 2007 Boas, as plantas q tens dão-se bem em pouca luz, pelo menos as valisnérias e as anubias, quanto ás outras q falas ñ posso ajudar, sem conhecer a planta... como disse se quiseres plantas mais exigentes tens de aumentar a potência das lâmpadas. para co2 tens o sistema de pastilhas da sera, ñ sei os resultados disso, nunca experimentei... para baixares o GH do aquário, podes injectar o2 ( oxigénio ) puro dentro do áqua consegues baixar, mas tens q estar atento aos peixes e fazer testes de 1 em 1h, pois o oxigénio em excesso é prejudicial aos peixes; para teres o2 puro, existe nas lojas pastilhas q reagem com a água e produzem o2, mas essas pastilhas devem de ser usadas num sistema parecido com o q se usa para o co2 caseiro, com uma pedra difusora, a vantagem é q só está lá até teres os valores q desejas... Cumps Citar http://ramirezi.xpto.net/index.html
Psyfactor Publicado: Outubro 17, 2007 Autor Publicado: Outubro 17, 2007 Boas de novo. Muito obrigado pelas respostas Bruno.. O meu GH ta mais ou menos nos 10, n é TÃO mau assim... seja como for ja tenho as pastilhas de CO2 da Sera. Penso que p ja n vou injectar o O2 puro, vou esperar pelos proximos dias. Obrigado por tudo:) Citar
BrunoFerreira Publicado: Outubro 17, 2007 Publicado: Outubro 17, 2007 Boas, ñ tens q agradecer, no q puder ajudo. o teu GH ñ está mau dependendo das espécies de peixes q pretendes colocar... se colocares o o2, ñ te esqueças de ir fazendo as medições como te aconselhei... Cumps Citar http://ramirezi.xpto.net/index.html
Recommended Posts