Luz Para O Meu Aqua De 60cm


Recommended Posts

Boas pessoal, cá ando ás voltas com o meu aqua.

 

Andei lendo e pesquisando sobre a matéria e verifiquei que a minha luz é insuficiente.

Tenho apenas uma lampada aqua glo de 15w, o que me parece ser pouco. Seguindo a logica de 0.5W por litro, tendo o aquario à volta de 60l, precisava no minino de uma lampada de 30W. O problema está na calha que apenas suporta uma lampada!

Como é que eu posso resolver isto de um modo eficas e económico, se é possivel? Que lampada me aconselham de 43.74cm, que sirva para plantas e peixes?

 

Ajudas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas... eu sofria da mesma lacuna...

 

mas abri a calha, fiz umas ligações maradas e lá meti duas lampedas onde só estava uma... tenho é as ligações todas feitas fora da calha... e dps varios cabos a entrar na calha... nao fica de todo bonito, mas resulta! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ou podes fazer como eu, que vou construir um calha diy com lampadas economizadoras... fica barata e eficiente qb..

 

 

Uma calha DIY???? Desculpa, mas não sou nada entendido na materia, podes explicar melhor o que é um DIY e quais as lampadas economizadoras que bais usar?

 

Preciso mesmo de uma solução económica e eficaz, parece-me que a tua é optima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ou podes fazer como eu, que vou construir um calha diy com lampadas economizadoras... fica barata e eficiente qb..

 

Olá

 

Eu tambem queria resolver o prob da iluminação, mas será que para um aqua plantado essas lampadas serão efecientes ?

Se for plantado já tem de ser mais de que 0.5W por Lt, não é ?( 1W por Lt)

E quando se fizer os calculos vamos pelos valores anunciados ou pelas equivalências ?

 

Obrigado

J. Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, eu comprei lampadas economizadoras da osram que tem lampadas entre os 4200K e os 8000K ,ou seja, um espectro aceitavel, ou podes optar pelas daylight...

O DIY em si, é arranjares madeira ou outro material para fazer a calha, suportes, forrar de modo a refletir a luz e instalar a parte electrica... Secalhar largas uns poucos €€ a mais mas fica como tu queres!

Posso dizer que eu tenho 15W de luz com a calha original, e com esta vou ficar com 84W e se quiser consigo chegar aos 96W, o que para 60 litros de aqua, ja é muito bom! 0.25W/L com 15 W, 1.4W/L com 84W, e na versão mais exagerada 1.6W/L...

Editado por m4n3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma vez mais, isso não se vê assim.

 

PAra além de muitos outros factores, os watts vão da necessidade de mais de 2W/litro em aquas pequenos até menos de 0 e tal em aquas grandes.

 

http://www.fitchfamily.com/lighting.html

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim sendo para o meu aqua de 60l de capacidade bruta e de 50l de capacidade de água, vou precisar de 74W. Não haverá uma lampada tubular de 18polgadas que satisfaça esta condição.

Qual é a media de K que são aconselhados para um aqua amazonico?

 

isto tens mais que se lhe diga...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim sendo para o meu aqua de 60l de capacidade bruta e de 50l de capacidade de água, vou precisar de 74W. Não haverá uma lampada tubular de 18polgadas que satisfaça esta condição.

Qual é a media de K que são aconselhados para um aqua amazonico?

 

isto tens mais que se lhe diga...

 

 

Média de K? cor?

 

Isso não é por média, mas se queres um amazónico nem precisas de tanta luz. Escolhe plantas simples e da América do Sul, com troncos e turfa para a água ser amarela!

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.