Recommended Posts

Publicado

Boas , sou novo neste forum , e ja tenho uma duvida , tenho um pequeno tamque de 60L , a lampada original foi-se e agora comprei uma Sera Daylight , numa loja do ramo , antes dessa tinha comprado uma lampada numa casa de eletronica mas as minhas plantas estavam a morrer , com esta lampada , não sei bem o que esta a acomteser , mas gostava se posivel que me escrareção , se esta lampada e aconselhada para o meu aquario , pois so tenho uma lampada , e axei que a Daylight seria a melhor pois emita a luz do dia , mas não sei , e uma lampada muito forte em verdes , penso que isso e bom para as plantas , mas estou naquela ainda não sei bem .... :) :D :wink::cry:

Publicado:

Olá!

As tuas plantas podem ter morrido pela luz ser fraquinha, por falta de nutrientes.... varias coisas

Quantos W tem essa lampada (a nova)?

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Publicado:

Viva,

As Daylight são boas para plantas, mas não por serem fortes nos verdes. É precisamente essa cor que as plantas necessitam menos, já que não a absorvem (daí a sua cor verde). Provavelmente será um problema de quantidade e não de qualidade, ou pode nem ter nada a ver com iluminação. Se colocares aqui o teu setup poderemos ajudar-te melhor.

Publicado:

Bom e uma lampada de 15W pois o meu aquario so tem um candieiro.

E todas as semanas ponho fertelizante para as plantas

Publicado:

viva,

Só essa lampada é pouco, 4 dessas era o ideal.

Quais são as plantas que estão a morrer?

Publicado:

Olá!

15 W, é muito pouco... Entre as day-light existem vários tipos de cor de luz... As day-light da Philips ou Osram é que imitem uma luz branca igual á do Sol.

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Publicado:

Olá mini

Porque é que dizes que são as daylight da philips e da osram que emitem uma luz semelhante à do Sol? As da sera não? Ou não sabes? Pelo apelido delas parece-me que sim. Mas não sei.

Brotas

Publicado:

Olá Brotas!

Eu não tenho a certeza!

A luz do Sol é branca, a luz da Sera como Darkon[PT] referiu é verde forte.

As unicas day-light que deitam luz branca são as da Philips ou Osram.

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Publicado:

Não , a luz a branca , e forte no espectro verde , pelo menos e o que li no grafico , mas tenho aqui outras lampadas , que axo que são inferiores mas agora queria a vossa opiniam.

1º Sera Daylight : Lumen=920 ,15W,1450 Lux

2º Aqua-Glo: 18000K ,15W, 35 Lux

3ºOsram Fluora : 15W , 400 Lumen

Estas são a lampadas que tenho , neste momento como ja disse uso a Sera Daylight , mas qual delas a melhor , so posso utilizar uma de cada vez.

PS: vou tirar umas fotos depois post aqui , das lampadas do aquario para verem as flores

Publicado:

Viva,

Dessas apenas conheço a Aqua-Glo, mas parece-me que todas elas são boas para plantas. O teu problema não é a qualidade mas sim a quantidade, o ideal era utilizares as 3. Tenta modificar a tampa do aquario ou fazer uma nova de maneira a que caibam 3 ou 4 lampadas dessas.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!