Algas De Barbas E Diatomacias


hobbitayla

Recommended Posts

Olá a todos:

 

Encontro-me de momento com uma Parga de Algas de Barbas/Pretas Tipo Pincel. Penso que este tema já foi aqui um pouco discutido mas gostaria de saber a opinião dos presentes.

 

Tenho um Aquario Comunitario com 80 Litros reais sendo que os parametros da água antes da troca da mesma (que faço entre 1 a 2 semanas) tem sido o seguinte:

- PH 6.9 - Estou a usar CO2 pressurizado à media de 1 bolha a cada 1.5 segundos.

- KH - 3.59

- GH - 6.7

- Amonia - 0,7 - O teste da Nutrafin dá sempre este valor

- NO2 - 0

- NO3 - No maximo nunca apanhei acima dos 7

- Ferro - entre os 0,2 a 0,4 - Coloco Pastilhas e Ferro Liquido

- Tempo de Luz - era 11 horas mas á cerca de 1 semana aumentei para 12 h

- O2 de Manhã - 5/6

- Arejamento - Em virtude de ter que usar o CO2 para controlar o PH (a água sai com PH acima dos :? tenho que ter um equilibrio no CO2 e no Arejamento da água. Assim tenho uma rede de bolhas durante 5 minutos a cada 1h15m.

- Lampadas - 2 * 18 pois o Aquario não dá para mais..é da Hagen...já pensei é tentar acrescentar uma terceira Lampada...

 

- Peixes - 2 Guppyes, 1 Platy, 1 Espada, 8 Neons, 4 Rasboras, 4 Corydora Panda, 1 Otocinclus affinis, 1 Ancistrus Xenocara, 1 Crossocheilus Siameses, 1 Betta, 1 Pit Bull, 2 Botias Palhaço, 2 Cardina Japonica (2 Camarões)

 

Plantas - Anubias nana no Tronco, Echinodorus green flamed gigante, Várias Limnophila sessiliflora que crescem imenso, Vallisneria spiralis, Lysimachia nummularia "Aurea"

 

O Aquario tem 1 ano.

 

Ora, neste momento estou com uma praga de Algas de Barba que se agarraram ao Tronco e à Anubia nana, deixando o resto das Plantas em paz e claro, agarram-se tambem aos tubos do Filtro e Aquecedor.

 

O mais critico é o Tronco e a Anubia...estamos a pensar em fazer uma quarentena com o Tronco e com a Anubia...tentanto limpar as Algas que se mantenham no resto do Aquario (poucas destas por enquanto).

 

Agora..haverá hipoteses de limpar o tronco e matar as algas sem matar a Anubia? Já ouvi dizer de colocar Água Oxigenada ou Productos? Penso que se colocar na Planta em Quarentena dará para ter algum sucesso. Só que a quarentena seria por um mês ou mais e como tal...

 

Para o resto do Aquario já ouvi versões de aumentar o CO2..penso fazer isso..mas para tal tenho que aumentar o KH para manter o PH nos 6.9 (á noite).

 

Agradeço desde já sugestões sobre como dar cabo destas algas.

 

Tambem tenho alguns problemas nas Limnophila sessiliflora mas penso ser Diatomacias...algo castanhas??? e espero que com a mais Luz desaparecam. Tenho que estar sempre a poda-las.

 

Obrigado desde já pelas vossas sugestões

 

Carlos Gustavo

Carlos Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Experimenta pôr mais luz,com adição de C02 por certo um aumento de luz melhoraria as coisas. Uns comedores de algas também ajudavam.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

no meio desses testes todos acho que te falta um bastante importante... que é o de PO4.

Se conseguisses arranjar o teste e meter aqui o resultado acho que era o ideal...

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Pra começo de conversa digo-te já que esse tipo de algas dá-se muito bem em aquas com pouca luz e/ou com lâmpadas de espectro inadequado.

Posto isso,tanbem apreciam muito o excesso de Ferro que as plantas não estão a conseguir consumir,a adicionares em liquido e ainda com pastilhas...e provavelmente sem grande Magnesio na agua pra permitir a sua bsorção pelas plantas,adivinha quem é que está a fazer a festa... :arrow:

O arejamento da agua provocou-me um ataque de riso :arrow: ,então estás a injectar CO2 que é caro,pra depois a cada hora dares cabo da concentração injectando O2 que é de graça? :arrow: é que ainda por cima o melhor elemento no combate a estas algas é uma boa concentração de CO2 e tu alem de (na minha opinião)estares a injectar muito pouco,ainda o "mandas para o espaço"...tem juizo. :arrow:

Eu tanbem tenho a injecção de CO2 controlada pelo medidor/controlador de PH e valvula solenoide,e estou a manter o PH a 6.2 sem qq problema,quem é que te disse que os 6.9 é o valor ideal,pra mais com esse KH?cruzando os dois valores e juntando á equação a ideia peregrina de arejar a agua no periodo diurno,quase que apostava que a tua agua tem uma concentração de CO2 baixissima.

Repensa lá essa maneira de fazer as coisas,usa o Flourish Excel da Seachem pra dár cabo das que já deixaste nascer e mantem uma boa concentração de CO2 pra evitar que voltem e esquece os peixes comedores de algas,as BBAs(black brush algae) são de tál modo ruins que não há bicho que toque naquilo,pelo menos que eu conheça.

Um abraço.

Editado por Luis carrilho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello:

 

Obrigado a todos pelas respostas.

 

Pois..o teste de Fosfatos está na calha...mas como nunca tive muitas algas até estas pegarem nunca o comprei. Será algo no futuro proximo.

 

Sobre o PH ser a 6.9 é, IMHO o valor para um aquario Comunitario, pois o 6.2 parece-me muito acido para alguns peixes.

 

Sobre o CO2 e O2...tive vários Peixes de fundo da familia dos Ancistrus que morreram todos e verifiquei que os niveis de O2 estavam sempre muito baixos, abaixo do 4 que é, segundo entendo o valor minimo. Por isso preciso de subir O2 mas tenho que manter o PH num valor decente, pois da torneira sai acima dos 8, o que é feito com o CO2.

 

De acordo com a formula, penso que terei un 15ppm de CO2.

 

Sobre as lampadas tenho uma Aqua Glo e uma Flora Glo (ou parecida para plantas).

 

Já agora, o Flourish Excel da Seachem ataca tambem os Camarões, pois costumam ser sensiveis a estes productos?

 

Mais comentarios agradecem-se

 

Carlos Gustavo

Carlos Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello:

 

Obrigado a todos pelas respostas.

 

Pois..o teste de Fosfatos está na calha...mas como nunca tive muitas algas até estas pegarem nunca o comprei. Será algo no futuro proximo.

 

Sobre o PH ser a 6.9 é, IMHO o valor para um aquario Comunitario, pois o 6.2 parece-me muito acido para alguns peixes.

 

Sobre o CO2 e O2...tive vários Peixes de fundo da familia dos Ancistrus que morreram todos e verifiquei que os niveis de O2 estavam sempre muito baixos, abaixo do 4 que é, segundo entendo o valor minimo. Por isso preciso de subir O2 mas tenho que manter o PH num valor decente, pois da torneira sai acima dos 8, o que é feito com o CO2.

 

De acordo com a formula, penso que terei un 15ppm de CO2.

 

Sobre as lampadas tenho uma Aqua Glo e uma Flora Glo (ou parecida para plantas).

 

Já agora, o Flourish Excel da Seachem ataca tambem os Camarões, pois costumam ser sensiveis a estes productos?

 

Mais comentarios agradecem-se

 

Carlos Gustavo

Não discuto que nem todos os peixes se sentirão confortaveis com o PH a 6.2,foi apenas a titulo de exemplo,no meu caso como optei por ter apenas peixes amazonicos(com exepção de um SAE)eles sentem-se mesmo"como peixe na agua",já no teu caso com a salganhada de peixes amazonicos,com viviparos e Asiaticos á mistura...é capaz de ser um bom valor os 6.9.

Eu por e simplesmente não meço O2,basta-me ver o comportamento dos peixes e vejo logo se as coisas vão bem,com tanta coisa pra controlar,éra o que faltava andar a stressar com o O2,agora não duvido que tenhas tido problemas com a falta dele,afinal tens 27 peixes + camarões em 80lt de agua...ainda bem que lhe chamas comunitario,pq para ser um plantado com essa população toda...nisto não há milagres,para se ter plantas em condições temos que optar por um nr. de peixes que possa ficar em equilibrio e geralmente não podem ser muitos.

Apesar dessa "formula" ter muito que se lhe diga,vamos aceitar que terás na casa de 15ppm de CO2,devias ter o dobro(30ppm) que éra o ideal para as plantas,mas não pra tanto peixe...cá está.

Tenho Japonicas e Reds e não tive qq problema em usar o Flourish Excel,mas respeitei escrupulosamente as doses recomendadas.

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá Carlos,

 

desculpa a intromissão no teu tópico mas estou com o mesmo problema no meu plantado, tive que podar as eleocharis pois essas algas tinham-nas coberto!

 

Luis,

 

dizes que lâmpadas com espectro inadequado podem levar à proliferação destas algas. Uma lâmpada 80W de vapor de mercúrio 3200K é inadequado(isto para um aquário de 60 de frente)?

 

Cumprimentos,

Moisés Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais