O Meu Novo Nano


Hugo_Cruz12

Recommended Posts

Boas,

 

Hoje surgiu-mem a ideia de montar um NANO e já estou a ficar com a pulguinha e com vontade de o montar o mais rápido possível mas primeiro preciso da vossa preciosa ajuda...

 

Vou começar a explicar o que pretendo fazer e depois queria que postassem as vossas opiniões pois vou precisar de muita ajuda.

 

O Nano vai nascer numa caixa da Vodafone, já andei a ver o preço de Aquas pequenos e até achei muito baratos mas a minha ideia é mesmo usar a tal caixa porque quero colocá-la no meu quarto ao lado do meu pc pra poder curtir a vida que lá irá haver.

 

Quero que, dentro do possível, o meu nano tenha as mesmas condições do meu aqua de 60lts, ou seja, quero que tenha filtro, aquecedor e se necessário a bomba de O2, o filtro queria aqueles de mochila mas não sei marcas, o aquecedor pode ser das tartarugueiras mas também não sei a marca. Para a iluminação vou utilizar um candeeiro de secretária, preciso é de saber que lampada usar.

 

Para já não irá ter plantas naturais, não tenho experiência neste ramo e vou deixar para mais tarde a aposta nas plantas naturais, os peixes estava a pensar em guppies, peixes que não consigo ter no meu aqua porque morrem sempre, então vou tentar tê-los aqui, aliás foram a razão principal para a ideia do nano, caso também não se aguentem vou pensar em ter camarões, talvez reds que vou tentar adquirir ao people aqui do fórum...

 

Não vou começar a fazer nada sem a vossa ajuda por isso comecem a postar para eu começar a reunir ideias.

 

cmpts

Hugo

opel.gif

ubb_opel1.pngfcportouserbarzq7.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Hoje surgiu-mem a ideia de montar um NANO e já estou a ficar com a pulguinha e com vontade de o montar o mais rápido possível mas primeiro preciso da vossa preciosa ajuda...

 

Vou começar a explicar o que pretendo fazer e depois queria que postassem as vossas opiniões pois vou precisar de muita ajuda.

 

O Nano vai nascer numa caixa da Vodafone, já andei a ver o preço de Aquas pequenos e até achei muito baratos mas a minha ideia é mesmo usar a tal caixa porque quero colocá-la no meu quarto ao lado do meu pc pra poder curtir a vida que lá irá haver.

 

Quero que, dentro do possível, o meu nano tenha as mesmas condições do meu aqua de 60lts, ou seja, quero que tenha filtro, aquecedor e se necessário a bomba de O2, o filtro queria aqueles de mochila mas não sei marcas, o aquecedor pode ser das tartarugueiras mas também não sei a marca. Para a iluminação vou utilizar um candeeiro de secretária, preciso é de saber que lampada usar.

 

Para já não irá ter plantas naturais, não tenho experiência neste ramo e vou deixar para mais tarde a aposta nas plantas naturais, os peixes estava a pensar em guppies, peixes que não consigo ter no meu aqua porque morrem sempre, então vou tentar tê-los aqui, aliás foram a razão principal para a ideia do nano, caso também não se aguentem vou pensar em ter camarões, talvez reds que vou tentar adquirir ao people aqui do fórum...

 

Não vou começar a fazer nada sem a vossa ajuda por isso comecem a postar para eu começar a reunir ideias.

 

cmpts

Hugo

 

 

Boas o termostato podes encontrar no continente um de 25 w da aquapor e para tartarugueiras penso que cabe ai . ::D: porque nao poes no nano umas anubias nanas e um pouco de musgo de java sao plantas muito giras ( minha opiniao) e que nao nessecitam de muitos cuidados , caso nao te des bem com os gupies os reds vao te agradecer terem por la o musgo :smilecolros:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas o termostato podes encontrar no continente um de 25 w da aquapor e para tartarugueiras penso que cabe ai . ::D: porque nao poes no nano umas anubias nanas e um pouco de musgo de java sao plantas muito giras ( minha opiniao) e que nao nessecitam de muitos cuidados , caso nao te des bem com os gupies os reds vao te agradecer terem por la o musgo :smilecolros:

 

E não irá ser necessário colocar CO2???

 

Será que nas lojas é facil arranjar este tipo de plantas???

 

Obrigado pela ajuda, vou passar lá para ver as medidas e saber se cabe na caixa.

 

cmpts

Hugo

opel.gif

ubb_opel1.pngfcportouserbarzq7.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E não irá ser necessário colocar CO2???

 

Será que nas lojas é facil arranjar este tipo de plantas???

 

Obrigado pela ajuda, vou passar lá para ver as medidas e saber se cabe na caixa.

 

cmpts

Hugo

 

Boas normalmente as anubias nanas sao faceis de arranjar o musgo por aqui por lisboa as vezes escasseia um pouco mas tens sempre a possibilidade de veres no topico de oferta se alguem tem para venda . em relacao ao co2 estas plantas nao necessitam muito penso que o fertelizante liquido e o sufeciente ::D:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"...os peixes estava a pensar em guppies, peixes que não consigo ter no meu aqua porque morrem sempre, então vou tentar tê-los aqui, aliás foram a razão principal para a ideia do nano, caso também não se aguentem vou pensar em ter camarões, talvez reds que vou tentar adquirir ao people aqui do fórum..."

 

 

Não sei se percebi...mas tu tens um aqua de 60L e o guppys morrem sempre nesse aqua? se morre sempre é porque alguma coisa está mal no teu aqua de 60L porque quento maior for o aqua mais facil é manter os peixes, por isso se meteres guppys num cubo vai ser mais dificil de os manter porque 5L é muito pouco e muito apertado para guppys se tiveres dois guppys adultos dentro do cubo já é de mais acredita...

 

Talvez para o teu cubo era melhor só meter uns carcois e uns red's, ou entao um betta macho mas nao é o ideial para 5L é pouco mas sempre é melhor do que estarem dentro de um copo nas lojas.

 

Em relaçao a plantas usa plantas de guerra...tipo amubias, feto de java, musgo de java só precisam da luz que nao morrem

 

Faz uma pesquiza no forum "procura" e escreve cubo vodafone ou caixa vadafone que aparece algum nanos feitos pelos nossos amigos aquariofilistas

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...&hl=tafa.pt

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;hl=Sharpness

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=62938

Editado por JoaoM88
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já tinha visto todos os tópicos sobre o cubo da vodafone, vou colocar no cubo talvez um casal de guppies ou outro casal de peixes pequenos, a ideia também é utilizar este nano como suporte ao aqua de 60l e caso repae que os peixes que escolher pra lá não se estão a dar bem passam imedatamente para o grande, outra ideia que tenho é caso tenho alevins no aqua ao invés de os colocar na maternidade posso colocá-los no nano com agua do aqua de 60l...

 

Agora as minha dúvidas continuam a ser: que material usar (tipo marca de filtro e aquecedor) e quais os seus preços, não convinha que fossem caros...

 

obrigado pela ajuda, é sempre preciosa...

 

cmpts

Hugo

opel.gif

ubb_opel1.pngfcportouserbarzq7.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Para um aqua desse tamanho penso ser dispensavel o filtro. Basta fazeres mudas de água de 2 em 2 dias que não vais ter qualquer tipo de problema.

Quanto ao aquecedor, um para tartarugueiras é suficiente e penso que num hipermercado consegues arranjar. Quanto a marcas não te sei dizer nenhuma.

Quanto às plantas, e tal como já te disseram, podes utilizar anubias, feto de java ou musgo de java. São plantas pouco exigentes e que facilmente conseguiras manter.

Quanto à fauna e atendendo ao tamanho do aqua penso que uns camarões ficam a matar.

 

Cumprimentos e boa aquariofilia!!

Rui Pedro Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Para um aqua desse tamanho penso ser dispensavel o filtro. Basta fazeres mudas de água de 2 em 2 dias que não vais ter qualquer tipo de problema.

Quanto ao aquecedor, um para tartarugueiras é suficiente e penso que num hipermercado consegues arranjar. Quanto a marcas não te sei dizer nenhuma.

Quanto às plantas, e tal como já te disseram, podes utilizar anubias, feto de java ou musgo de java. São plantas pouco exigentes e que facilmente conseguiras manter.

Quanto à fauna e atendendo ao tamanho do aqua penso que uns camarões ficam a matar.

 

Cumprimentos e boa aquariofilia!!

Rui Pedro Costa

 

Obrigado Rui pela ajuda, já agora só mais umas dúvidas, bomba de O2 é necessário???

 

Para a luz, que lampada devo usar, tipo quantos watts deve ter visto que vou utilizar um candeeiro de secretária...

 

Mesmo concordando que não é necessário filtro, caso arranje um de mochila barato vou comprar porque é sempre melhor.

 

Cmpts

Hugo

opel.gif

ubb_opel1.pngfcportouserbarzq7.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à iluminação podes utilizar uma lâmpada economizadora. Se colocares algumas das plantas que te disse não há grandes necessidades em termos de iluminação e a economizadora é mais que suficiente.

Bomba de O2 podes utilizar para provocar alguma agitação na água, mas caso utilizes um filtro é dispensável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à iluminação podes utilizar uma lâmpada economizadora. Se colocares algumas das plantas que te disse não há grandes necessidades em termos de iluminação e a economizadora é mais que suficiente.

Bomba de O2 podes utilizar para provocar alguma agitação na água, mas caso utilizes um filtro é dispensável.

 

Obrigado pela ajuda...

 

Quando estiver montado vou postar as fotos mas isso só deve acontecer para a próxima semana...

 

cmpts

Hugo

opel.gif

ubb_opel1.pngfcportouserbarzq7.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

O meu NANO já está montado, neste momento está em ciclagem :-D .

 

arranjei um filtro pequeno e um aquecedor de 50w e já tá a bombar...a iluminação vai ser feita por um candeeiro de secretária (dos chineses) com uma lampada de 20w, suficiente não é???

 

Quanto à decoração não penso que tenha ficado muito bonito, fiz umas invenções, coloquei a rede com a riccia (acho que é assim que se chama - parece relva) mas não penso que tenha ficado lá muito bem, coloquei também umas plantas para dar uma beleza natural, enfim pode não ter ficado uma beleza mas como é o meu 1º aqua com plantas naturais tenho desculpas. bang

 

Agora umas dúvidas:

 

:P quanto tempo deixo em ciclagem???

;) Li aqui no forum que devo colocar um pouco de comida, é verdade???

:onfire: Estava a pensar em colocar uma cory albina pequenita já na próxima segunda feira(o Aqua ficou pronto na quarta-feira, faço bem???

 

Queria também aproveitar para agradecer o membro RACER por me disponibilizar as plantas e a areia que muito jeito me fez e também pelas dicas... bigsmile

 

Tou só à espera da minha máquina fotográfica para postar as fotos, para poder ouvir as vossas criticas e caso achem que devo mexer aqui ou ali mais vale fazer sem peixes lá dentro...

 

Cmpts

Hugo

Editado por Hugo_Cruz12

opel.gif

ubb_opel1.pngfcportouserbarzq7.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora umas dúvidas:

 

:-D quanto tempo deixo em ciclagem???

:P Li aqui no forum que devo colocar um pouco de comida, é verdade???

;) Estava a pensar em colocar uma cory albina pequenita já na próxima segunda feira(o Aqua ficou pronto na quarta-feira, faço bem???

 

Queria também aproveitar para agradecer o membro RACER por me disponibilizar as plantas e a areia que muito jeito me fez e também pelas dicas... :onfire:

 

Tou só à espera da minha máquina fotográfica para postar as fotos, para poder ouvir as vossas criticas e caso achem que devo mexer aqui ou ali mais vale fazer sem peixes lá dentro...

 

Cmpts

Hugo

Acho que essas perguntas posso responder:

1º: 1 mês

2º: Sim, na segunda semana da ciclagem, logo em seguida coloque a equipe de limpeza bigsmile

3º: Responda da 2º

Editado por Swellow
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tal como prometido vou postar as fotos do meu Nano...

 

Atenção que é a primeira vez que tenho um aqua com plantas naturais e ainda tenho muito que aprender, agradeço que façam as vossas criticas para que possa melhorar, sei que o meu nano não se pode comparar aqueles que costumo ver aqui no fórum mas foi o que consegui fazer com o que consegui arranjar...

 

Setup do Nano:

 

Aquário:

Caixa da Vodafone

Filtro: Elite Mini 220l/h (está a trabalhar no minimo)

Aquecedor Elite 50w

Iluminação: 2 Lâmpadas fluorescentes de 8w cada

 

Fauna:

Nada para já, hoje entra o primeiro habitante para começar a limpeza e ajudar a ciclagem

 

Flora:

Limnophila sessiliflora (acho eu)

Riccia presa ao fundo (não devo ter feito tudo bem e acho que vou ter de retirar a riccia porque parece que está a secar)

 

Agora as fotos:

 

nano1uz8.jpg

nano2tj1.jpg

 

Quando chegarem os habitantes posto novas fotos...

 

Se alguém souber como se coloca a foto que leva directamente ao tópico na assinatura agradecia que me dissesse como se faz.

Espero que tenham gostado.

 

cmpts

Hugo

opel.gif

ubb_opel1.pngfcportouserbarzq7.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
E novidades deste nano...., não há????

Vamos lá Hugo, isto não é pra desistir á primeira. banana rock

 

Fiquem bem 8)

 

Já tive 2 ninhadas de guppies, tão a crescer de caraças...neste momento no nano tenho um casal de guppies, uma cory, dois guppies com um mês e 13 alevins...podem falar mal porque eu também não sei como vai ser com tanto guppy!!!!

no nano tá tudo solto e a crescer bastante, já tenho fotos agora é só postar

 

cmpts

Hugo

opel.gif

ubb_opel1.pngfcportouserbarzq7.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas hugo

acho que esta tudo solto devido ao teu areao, devias ter colucado um mais fino

e tb pode ser porque nao tens co2

no meu ver as plantas tendem a soltar-se porque nao estao a desenvolver muito bem, a criar boas raizes

da-me ideia que a planta que tens é tipo cabomba e ambulia, e sao plantas que requerem mais cuidado

so mais uma coisa, tens muito peixe para ter num aqua de 5l, devias começar a pensar em por o aqua de 60l com o mesmo tipo de agua e por lá os guppys com os alevins

melhora lá isso e poe umas fotos todas catitas :(

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas hugo

acho que esta tudo solto devido ao teu areao, devias ter colucado um mais fino

e tb pode ser porque nao tens co2

no meu ver as plantas tendem a soltar-se porque nao estao a desenvolver muito bem, a criar boas raizes

da-me ideia que a planta que tens é tipo cabomba e ambulia, e sao plantas que requerem mais cuidado

so mais uma coisa, tens muito peixe para ter num aqua de 5l, devias começar a pensar em por o aqua de 60l com o mesmo tipo de agua e por lá os guppys com os alevins

melhora lá isso e poe umas fotos todas catitas banana rock

cumps

 

Boas

 

Por acaso já topei que o areão é muito grosso e estava a pensar colocar um mais fino mas surgiram-me algumas dúvidas:

- Posso colocar os peixes por exemplo numa bacia com agua do aqua, fazer a mudança do areão e em seguida colocar novamente os peixes com talvez 50% da água que já lá estava???

 

já reparei que isto tá com peixe a mais mas não há espaço para peixes no aqua de 60L, tenho lá uma espada e uma platy cheias e não é muito bom colocar mais peixes...além disso, o alevins que nasceram desapareceram todos, não eram muito inteligentes porque reparei que não se escondiam nas plantas, enfim eram cromos e foram à vida, mas sei que ainda há resistentes, já vi dois ontem mas hoje já não os encontro...

se continuarem a nascer vou ter a vida complicada, mesmo que só resistam 2 ou 3 de cada vez...

 

a colocação dos guppies no Nano era só para ver se conseguia manter guppies, isto porque, no aqua de 60L eles morriam sempre e eu nunca percebi porquê, eleminei todas as hipóteses e pensei que pudesse ser da água mas já vi que não...

 

só mais uma coisa, tenho tido imensas dificuldades para limpar o areão do nano porque quando lá coloco a mangueira sai quase toda a água e não dá tempo para passar em todas as zonas do nano, há alguma soloção melhor???

 

o que estou a pensar fazer é mesmo aquilo que disse acima, retirar o areão e colocar um mais fino e melhorar o aspecto do nano que está simples demais.

 

antes desta mudança vou postar novas fotos mas só deve passar aqui no forum lá para 4ª feira, o trabalho assim obriga...obrigado pela ajuda povo...

 

cmpts

Hugo

Editado por Hugo_Cruz12

opel.gif

ubb_opel1.pngfcportouserbarzq7.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.